Um dos problemas resultantes da acne são as cicatrizes, e estas são resultado da perda de fibras colágenas e elásticas. As produções dessas fibras ocorrem de forma desorganizada devido à atividade inflamatória intensa. As sequelas são cicatrizes distensíveis e não distensíveis, que são de difícil tratamento. Há algumas opções terapêuticas com o objetivo de reverter esse quadro: peelings químicos, excisão cirúrgica, dermoabrasão, elevação e/ou enxerto com punchs, preenchimento e resurfacing a laser.

O tratamento com laser para a remoção de cicatrizes causadas por acne, mostram resultado eficaz. Os lasers ablativos tradicionais removem toda a epiderme e parte da derme com resultados excelentes, porém o período de recuperação é longo.

O laser fracionado forma colunas de ablação total e ilhas de pele íntegra, e o tratamento é mais eficaz, e recuperação rápida ocorrendo a partir das ilhas de pele sã. O laser fracionado promove a renovação da pele e estimula a formação de colágeno, ele possui uma grande afinidade com a água existente nas células da pele e é absorvido por elas. Ao absorver a energia do laser, ocorre um rápido aquecimento dessas células na pele, que se vaporizam. Este processo provoca a regeneração da pele, que se retrai rapidamente, provocando uma reorganização dos tecidos vaporizados e da pele ao redor.

O artigo de estudo, demonstrou eficácia e segurança do resurfacing fracionado (lasers de CO2 e Erbium-Glass) para correção de cicatrizes atróficas de acnes nos pacientes. Dessa forma foram demonstradas a eficácia e segurança do método de resurfacing fracionado nas cicatrizes atróficas de acne.

No artigo 2, há a referência do Erbium-YAG laser: 2940nm, com coeficiente de absorção muito maior que o de CO2. Grande parte da energia do laser de Erbium é absorvida pela epiderme, mais superficialmente. A ablação do laser de Erbium é mais fina e o dano térmico é menor que o laser de CO2.

Neste artigo a autora relata que este laser mostrou ser eficaz e seguro e principalmente para tratamento de cicatrizes de acne. Foi observado que pelo exame anatomopatológico, neocolágeno e aumento das fibras elásticas na 3Hz, duração de pulsoderme, com 3 aplicações, intervalo mensal, 400mj/cm 300msec.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. SANTOS BOENO, E.; ALMEIDA, A. R. T., dos SANTOS, D. V.; et al. Resurfacing com laser fracionado para cicatrizes atróficas de acne: avaliação na população brasileira. Surg Cosmet Dermatol. 7(1):33-6. 2015.

2. PATRIOTA, R.C.R. Laser um aliado na dermatologia. Laser an ally in dermatology.Rev Med (São Paulo), v. 86, n. 2, p. 64-70, 2007.


Fonte: Revista Negócio Estética
Imagem: Google