A queda capilar é algo que incomoda muitos as pessoas, principalmente as mulheres, e com isso diversos tratamentos capilares são desenvolvidos com o objetivo de evitar esse problema. Entre os procedimentos existentes no mercado da saúde e beleza temos a terapia capilar que vem sendo uma ótima opção para manter a saúde dos cabelos e do couro cabeludo.


Para saber como o procedimento funciona a farmacêutica esteta, Paula Nogueira Terra, explica que "são tratamentos voltados para os cabelos afim de melhorar o volume, a densidade capilar, para que o fio fique mais grosso e volumoso". Ela ainda argumenta que as pessoas devem buscar esse tipo de técnica a partir do momento em que há incômodo em relação ao próprio cabelo.


Já a tricologista Arivalda Oliveira, ressalta que a terapia capilar "é indicada nos casos de estresse acentuado, pois este pode desencadear patologias tanto do couro cabeludo como da haste capilar. Entre as mais comuns, estão queda excessiva dos fios, rompimento da haste, oleosidade seguida de inflamações, descamação do couro cabeludo, desgaste da haste por ação ou sobreposições químicas e alopecias. "

Benefícios


É um tratamento associado ao resgate da autoestima;

Melhora a oxigenação e circulação sanguínea do couro cabeludo;

Diminui a descamação;

Reduz a oleosidade e a queda capilar;

Melhora e trata a caspa (dermatite seborreica);

Trata a coceira e a sensibilidade do couro cabeludo.


Tipos de tratamentos


Detox capilar: o detox é feito com produtos de limpeza profunda que higienizam, esfoliam e podem regenerar o couro cabeludo. Normalmente, o procedimento é o primeiro passo para os demais tratamentos e pode ser feito em todos os tipos de cabelos, especialmente em casos descamação e excesso de oleosidade.

Aromaterapia: é um método que utiliza óleos essenciais e vegetais para auxiliar na cura de algumas patologias no couro cabeludo e nos cabelos. Alguns tipos de óleos estimulam a circulação sanguínea, combatem a queda capilar, têm ação fungicida, anti-inflamatória, cicatrizante, bactericida, entre outros benefícios.

Argiloterapia: o tratamento é feito à base de argila, um componente que desintoxica e equilibra o pH do couro cabeludo, além de repor minerais que estão faltando na região. Esse tratamento é indicado quando o couro cabeludo está intoxicado, com excesso de produtos químicos ou muito gorduroso.

Alta frequência: essa técnica é realizada com um aparelho que produz um campo eletromagnético no local de tratamento. Ele ativa a circulação sanguínea, fortalece o folículo piloso, reconstrói a cutícula capilar e combate danos provocados por excesso de químicas nos cabelos. O resultado é bem satisfatório em pacientes com caspa intensa e alopecia por excesso de oleosidade.

Massagem capilar: esse método complementar, além de aliviar o estresse e tensões do dia a dia, ativa a circulação sanguínea do couro cabeludo, o que facilita o transporte de nutrientes até os fios. A técnica contribui para o crescimento natural dos cabelos e pode reduzir a queda capilar. São quatro tipos: massagem muscular, circulatória, linfática e do sistema nervoso, realizadas na nuca, couro cabeludo e têmporas.

Microagulhamento: é um procedimento feito no couro cabeludo com roller (rolinhos de agulhas) ou com dispositivos em forma de caneta, usando pomada anestésica (dependendo da sensibilidade do paciente). Esse tratamento é indicado para tratar a calvície e o afinamento do folículo capilar.


A farmacêutica esteta, Paula, esclarece que o processo de tratamento é iniciado com uma gama de tratamentos tanto de nutracêuticos quanto de home care, tônicos para serem usados em casa, além dos procedimentos para que haja uma melhora como um todo. "Com isso podemos aprimorar a espessura do fio, podendo ficar mais espesso com um volume capilar melhor. Além disso, é importante saber o que está causando esta queda de cabelo, e porque o cabelo está fino e sem vida" afirma.

Tempo de tratamento


Em relação a quantidade de sessões necessárias para que o cabelo apresente bons resultados, Paula ressalta que o folículo capilar demora crescer e por isso é um tratamento demorado, gastando em média de quatro a seis meses dependendo do procedimento usado. Os intervalos entre um tratamento e outro variam entre sete e quinze dias, indo de acordo com a queda de cabelo que o paciente está tendo.


Contraindicações


Dentre as contraindicações, a farmacêutica esteta explica que existem certos procedimentos que não é interessante fazer dependendo do tipo de queda capilar que o paciente apresenta, pois, ao invés de melhorar pode acabar piorando. Mas, de maneira geral o procedimento não é recomendado para quem possui doenças crônicas, problemas de coagulação sanguínea, entre outros fatores.


"Não é interessante pintar o cabelo durante o tempo de tratamento, mas, tudo isso precisa ser visto antes porque algumas substâncias na tinta talvez não agrida o cabelo por ser mais natural e não ter química que possa atrapalhar a realização dos procedimentos. Assim, pode ser feita a coloração dos cabelos", argumenta a profissional esteta.

A terapia capilar assim como outros procedimentos na área da estética vem crescendo e se atualizando cada vez mais, e você que já trabalha nesse segmento não pode deixar as novas tendências passarem e ficar de fora das inovações do mercado de trabalho não é mesmo? Então, comece sua especialização em Estética Funcional "Tendências e Harmonização Facial e Corporal" no Instituto Monte Pascoal. Seja um especialista no assunto e se destaque no meio profissional.


Fonte: Paula Nogueira Terra CRF: 12674 e Dicas de Mulher

Imagem: 123RF