Esse ácido reduz a espessura da pele, esfoliando-a e estimulando a produção do colágeno

O que é o Ácido Glicólico

Ácido Glicólico é um ácido orgânico da mesma família dos ácidos láticos, conhecido por facilitar a penetração de substâncias na pele, além de possuir ação de radicais livres e auxiliar na formação de colágeno. É considerado um esfoliante mais agressivo, sendo preferencialmente indicado em peles mais resistentes e mais claras.

Indicações

O ácido glicólico diminui a espessura da pele, tem efeito esfoliativo, propiciando clareamento e estimulando síntese de colágeno na derme, com isso age na reversão e prevenção do envelhecimento cutâneo, na melhora de manchas, de cicatrizes de acne, estrias, além de fechar os poros e melhorar a acne. Pode ser aplicado tanto no rosto quanto no corpo, de acordo com a indicação. É uma alternativa menos irritante do que o ácido retinóico, conhecido por agredir um pouco mais a pele.
Outra vantagem dessa substância é aumentar a absorção de outros ativos associados na composição, no caso dos cosméticos. Na rosácea, devido a ação estimuladora do colágeno e espessamento dérmico secundário, promove vasocompressão, melhorando a vermelhidão.

Ele pode ser usado em qualquer parte do corpo, apenas é preciso atenção para com as concentrações a serem usadas, ou seja, em áreas mais sensíveis, como colo e pescoço, deve-se optar por uma concentração de ácido glicólico menor.


Como usar

Pode ser encontrado em dermocosméticos em concentrações de 2 a 10%, preparado em formulações manipuladas nas mais diversas concentrações. Quando usado em peelings, o produto pode ter um pH mais alto, já que será usado por um profissional.


Grávida pode usar?

O uso do ácido glicólico é contraindicado para gestantes.

Possíveis riscos

Pessoas com alergia ao ácido glicólico podem apresentar reações. Se ele for usado em concentrações muito altas, pode queimar e manchar a pele, além de formar bolhas, por isso é preciso ser feito com um profissional de confiança.

Antes e depois do ácido glicólico

Os resultados são variáveis e dependem da concentração do ácido glicólico, do tempo de permanência (no caso dos peelings) e das características da pele do paciente.



Fonte: www.minhavida.com.br
Fonte da Imagem: beleza.culturamix.com