A menopausa pode ser um dos fatores que acelera o envelhecimento da pele?
A resposta é sim! A queda do hormônio DHEA durante a menopausa é um fator que causa o ressecamento da pele.

Mas afinal, o que é o DHEA?

O DHEA é conhecido como o "hormônio da juventude", que é responsável pela melhora da disposição durante o dia e pelo estímulo da libido. Seu pico de produção é em torno dos 25 anos e começa a diminuir por volta dos 45 anos, e com isso, algumas consequências são percebidas, entre elas, o aumento do ressecamento da pele e a redução da firmeza do viço.

O DHEA e sua importância para a pele:

A partir dos 45 anos, fica mais visível a perda da elasticidade, que causa a aparição de rugas, marcas de expressão e flacidez. Isso ocorre porque os níveis de DHEA estão em baixa devido à chegada da menopausa.

Durante a época da menopausa, a produção de colágeno decresce e há uma redução progressiva da concentração de ácido hialurônico e outro componentes que preenchem a pele. E a queda de lipídios na camada superficial, a pele fica mais seca, o que só piora as rugas.

Segundo a dermatologista Vanessa Metz, do Rio de Janeiro, a grande questão é como conseguir alcançar mais colágeno - substância que mantém a sustentação do tecido cutâneo - após uma determinada idade. "Nesse período, não produzimos mais a substância com a mesma qualidade, nem quantidade de antes. Assim, a produção não acaba, mas se torna insuficiente. Por isso, é preciso se preocupar em estimular a produção dessa proteína para tentar ajudar a pele", esclareceu.

Os cuidados que devem ser feitos para contornar os efeitos da menopausa na pele:

De acordo com a Dra. Vanessa Metz, apesar de serem incômodas, essas questões podem ser amenizadas com os cuidados certos. "Pode-se apostar em ativos que ativarão a produção de lipídios não comedogênicos da superfície da pele, colágeno e componentes preenchedores. Os melhores veículos para estas substâncias são os que promovem hidratação, sem deixar a pele pegajosa. Para as que sofrem com as ondas de calor, o recomendado é usar água gelada ou até mesmo gelo para amenizar a sensação", indicou.

Quem deseja manter a pele saudável e mais bonita por mais tempo, deve cuidar da mesma e usar sempre produtos adequados e de qualidade.


Fonte de conteúdo: Dermaclub
Fonte de imagem: Google