O que é o ácido retinóico

O ácido retinóico é uma substância derivada da vitamina A e um dos compostos mais estudados para tratamento tópico do envelhecimento da pele, seja o intrínseco, ou determinado geneticamente, seja o envelhecimento extrínseco, ou causado pela exposição solar.

Indicações

O ácido retinoico é indicado, principalmente, no tratamento dos sinais do fotoenvelhecimento, que incluem: rugas finas, hiperpigmentação, manchas, sardas, aspereza, e irregularidades na textura pele causados pela radiação ultravioleta do sol que estimula a produção de substâncias que danificam o colágeno da pele, causando o aparecimento de todos esses sinais.
Além disso estimula a produção de colágeno novo e também pode ser usado em alguns outros tratamentos. Em altas concentrações o produto melhora muito o aspecto das estrias, principalmente as recentes (vermelhas). É também muito usado no tratamento da acne, complementando os demais tratamentos pois normaliza a queratinização dentro dos poros e impede o entupimento destes , evitando o aparecimento de novas lesões. Melhora a textura da pele, o que ajuda também no tratamento das cicatrizes de acne.

O ácido retinóico é usado principalmente em cremes, e sua dosagem depende da indicação e da extensão do problema.
Em algumas situações a pele pode ficar irritada, com descamação, vermelhidão, coceira ou ardência, até porque algumas pessoas são incapazes de tolerar aplicações mais frequentes do que duas ou três vezes por semana. Caso isso ocorra, o ideal é interromper o tratamento por dois dias, aplicar hidratante e reiniciar o tratamento com pequenas quantidades de creme em dias alternados. Se, pelo contrário, você não apresenta ou irritação, o ideal é ir aumentando aos poucos a quantidade, conforme a tolerância da sua pele.

Cuidados depois de usar o ácido retinóico

O ácido retinóico torna a pele mais sensível, portanto após seu uso, o ideal é não expor a pele ao sol sem a proteção adequada, ou isso pode causar forte irritação na pele com descamação, vermelhidão e até mesmo o surgimento de manchas.

Contraindicações

Qualquer produto com ácido retinóico não deve ser aplicado sobre a pele inflamada, eczematosa ou com queimaduras de sol.
O uso do ácido retinóico é contraindicado para que tem infecções ativas na pele, como herpes simples ou infecções bacterianas e deve ser evitado em portadores de rosácea. Além disso, o ideal é que não seja feito por pessoas que necessariamente se expõem ao sol, seja por praticarem esportes, viajarem ou por trabalharem ao ar livre.

Antes e depois do ácido retinóico

Ao usar o ácido retinoico para fotoenvelhecimento, começa-se a perceber melhora nas rugas no primeiro mês de tratamento ou até mesmo duas semanas após o início de seu uso. O clareamento da pele se torna visível a partir de mais ou menos 45 dias. As rugas começam a realmente desaparecer dentro de quatro meses, e nesse período o clareamento de manchas também se inicia.
Em geral, se não houver nenhum sinal de melhora em quatro meses, o ideal é deixar o tratamento de lado, pois é menos provável que ele traga benefícios.


Fonte: www.minhavida.com.br
Fonte da Imagem: www.cederm.com