A área da beleza e saúde conta com diversos setores que fornecem aos seus clientes produtos para pele facial e corporal. Também há os estabelecimentos que em certos tratamentos estéticos fazem uso de cosméticos ou dermocosméticos? Qual a diferença entre eles? Ou são todos iguais? Para esclarecer essa dúvida a dermatologista especialista em cosmiatria, Luciana Garbelini, explica qual é a função e atribuição de cada categoria.


Segundo a dermatologista, por mais que os termos cosméticos e dermocosméticos sejam confundidos ou tratados como ‘mesma coisa’, eles são bem diferentes no momento de cuidar da pele. "Cada um deles age em um determinado nível da pele e proporcionam resultados diferentes", esclarece Luciana Garbelini.

Cosméticos


São produtos que possuem ação imediata, mas temporária. Dessa forma, eles são capazes de mudar a aparência da pele somente no tempo que são aplicados. Um exemplo de produtos que se encaixam como cosméticos são as maquiagens, que embelezam e escondem instantaneamente olheiras e linhas de expressão, mas não proporcionam tratamento para a cútis.

Outro detalhe que distingue uma categoria da outra é que os componentes presentes na formulação dos cosméticos não precisam de comprovação cientifica. Sendo assim, não há obrigatoriedade em fazer testes que comprovem a eficácia do produto.
No entanto, boa parte das empresas realizam análises para segurança do consumidor.


Benefícios


Os cosméticos podem:

Limpar;


Perfurmar;


Proteger a pele.


Só que este efeito permanece enquanto o produto estiver sobre a pele. A vantagem é que se uma pessoa apresenta manchas no rosto e utiliza um corretivo para disfarçar o problema, a pele ficará uniforme até a remoção do produto. Após isso, as manchas continuarão presentes.


Dermocosméticos


São produtos que têm em sua formulação ativos farmacológicos, tendo como principal objetivo tratar a saúde da pele e não apenas neutralizar as imperfeições. Nesse sentido, faz parte desta categoria os cremes, máscaras faciais e séruns.


Além disso, o que difere dos cosméticos é que esses produtos precisam passar por uma série de testes dermatológicos e pesquisas rigorosas que comprovam cientificamente os efeitos e segurança de suas formulações antes de chegarem ao mercado.

Benefícios


Por possuírem ativos que penetram na pele e atuam nas camadas mais profundas, os dermocosméticos trazem benefícios em diferentes tratamentos dermatológicos, como redução de olheiras e oleosidade excessiva, clareamento de manchas, redução de poros, firmeza da pele, melhorando sua elasticidade. Eles também são eficazes na hidratação da cútis, tratando ou eliminando problemas pontuais a longo prazo.

Se você atua na área da saúde/beleza e deseja aprofundar seus estudos sobre os dermocosméticos e tratamentos estéticos, saiba que o Instituto Monte Pascoal possui uma pós-graduação que conta com o módulo de Bases Farmacologicas, Cosmetologia, Cosmecêuticos, Nutricosméticos, Dermocosméticos e Nanotecnologia. E isso é só um módulo dentre vários outros que tem muito a contribuir com suas técnicas profissionais.

Matricule-se na especialização em Estética Funcional "Tendências e Harmonização Facial e Corporal" no Instituto Monte Pascoal. Amplie seu conhecimento e faça a diferença no mercado de trabalho.



Fonte: Guia da Farmácia

Imagem: 123RF