VOCÊ SABE O QUE SÃO CITOCINAS?

Citocinas (mediadores químicos) são proteínas de baixo peso molecular lançadas na circulação para enviar sinais capazes de estimular, modular ou até inibir células envolvidas no sistema imunológico.

Essas moléculas são produzidas principalmente por linfócitos e macrófagos ativados, apesar de que monócitos também podem sintetizá-las.

As citocinas não são armazenadas como moléculas pré-formadas e atuam especialmente por mecanismos parácrinos (em células vizinhas) e autócrino (nas próprias células produtoras).

Diferentes tipos de células secretam a mesma citocina, e uma única citocina pode agir em diversos tipos de células, fenômeno denominado pleiotropia.

As citocinas são liberadas por essas células apenas durante uma resposta imune, como em um processo inflamatório provocado por uma injúria tecidual, ou seja, seu tempo de vida é curto e seus diferentes tipos vão atuar juntos para diversas funções. Assim, a produção de determinada citocina vai influenciar na resposta de outras.

As citocinas ativam processos celulares (interleucinas, Interferons, ativadores de plaquetas e fatores de crescimento), por meio de receptores das células epiteliais, modulando suas atividades.

Dessa forma, as citocinas influenciam a atividade, a diferenciação, a proliferação e a sobrevida da célula imunológica, assim como regulam a produção e a atividade de outras citocinas, que podem aumentar (pró-inflamatórias) ou atenuar (anti-inflamatórias) a resposta inflamatória.

Existem citocinas que podem ser consideradas como:

I"flamatórias", pois aumentam as diferentes etapas da resposta imunológica: IL-1 IL-2, IL-6, IL-9, IL-12, IL-14, IL-15, IL-16, IL-17, IL-18, IL-20 TNF e IFNa.

Atuam preferencialmente na maturação de células, sendo exemplos principais a IL-3, IL-7, IL-9, IL-11, e os fatores estimuladores de crescimento de colônias. IL-4, IL-5, IL-6 atuam na defesa contra parasitas tendo também importância nos processos alérgi-cos. A IL-8 agrupa os fatores quimiotáticos.

Imunomoduladoras, como IL-2, TNF-g, IL-10, IL-13, IL-19 sendo as IL-10, IL-13 e IL-19 imunossupressoras.

As citocinas são mediadores necessários para conduzir a resposta inflamatória aos locais de infecção e lesão, favorecendo a cicatrização apropriada da ferida. No entanto, a produção exagerada de citocinas pró-inflamatórias a partir da lesão pode manifestar-se sistemicamente com instabilidade hemodinâmica ou distúrbios metabólicos.

Logo, para a utilização da técnica de microagulhamento, o profissional deve questionar como está o sistema imunológico do cliente, e estudar as possibilidades de aplicação da técnica.

Fonte: Mundo Estética
Imagem: Mundo Estética