A flacidez, caracterizada pelo afinamento cutâneo, está relacionada principalmente a fatores como o envelhecimento (intrínseco e extrínseco) e mudanças abruptas de massa corporal, como nos casos de gravidez e aumento de peso.


É ocasionada pela perda da densidade e espessura dérmica, devido a diminuição na síntese do colágeno, elastina e ácido hialurônico na derme. Podem ainda ser agravadas pela exposição ao sol, pois causa fragmentação do tecido.


Outro fator acelerador da flacidez é a menopausa. Neste período o corpo das mulheres sobre alterações metabólicas e hormonais, que contribuem para a redução do colágeno e da espessura da pele, com perda progressiva de colágeno. Para minimizar a flacidez tissular, devido a menopausa, o tratamento mais realizado é a reposição de hormônios sintéticos, porém nem todas as mulheres podem utilizar este recurso.


Sendo assim, o colágeno hidrolisado, que possui maior concentração de glicina, prolina e hidroxiprolina, interfere positivamente no metabolismo dérmico. Os peptídeos, isolados por meio de tecnologias específicas, potencializam o efeito do colágeno oral, pois são digeridos e absorvido pelo trato digestivo, caindo na corrente sanguínea e chegando a pele em 4 dias.


Na derme, os peptídeos específicos (Gly-Glu e Pro-Hydro), servem de matéria prima para o fibroblasto (células que têm como função a síntese de colágeno e elastina) fazer a síntese do colágeno e da elastina. Há ainda o aumento da síntese do ácido hialurônico e de glicosaminoglicanos (componentes do tecido conjuntivo) que deixam a pele mais viscosa e com menos rugosidade, devido a ativação da enzima Hyaluronan sentetase 2.


Porém, para que o colágeno oral cumpra bem sua função de estimular a produção de colágeno endógeno, que se origina no interior do organismo, pelo fibroblasto, é importante que o paciente tenha uma dieta rica em compostos bioativos. Para o nosso corpo produzir colágeno precisamos de cofatores como a vitamina C, zinco, cobre, selênio, manganês, entre outros.


A soja, o óleo do gergelim e o resveratrol (encontrado na uva), são compostos que podem ser utilizados em associação com o colágeno hidrolisado, pois ajudam a potencializar os efeitos dos peptídeos. Outros fitoextratos, como o chá de hibisco, que possui altas concentrações do ácido fenólico e proantocianidinas, o chá verde, que minimiza o fotodano, e o chá de cavalinha, por ser fonte de silício, contribuem para a redução e prevenção da flacidez.


Receita de shake para flacidez na menopausa


Colágeno hidrolisado 12 gramas


Exsynutriment ® 200 mg


Ácido hialurônico 100 mg


DMAE 100 mg


Resveratrol 10 mg


Extrato de soja (Glicine Max – 40% isoflavona) 200 mg


Zinco quelado 15 mg


Manganês quelado 2 mg


Cobre quelado 1 mg


Vitamina C 50 mg


Vitamina E 10 mg


Vitamina A 500 mcg


Modo de uso: Formular 30 sachês. Diluir 1 sachê em 100 ml de água fria ou gelada. Tomar uma vez ao dia antes de dormir.


Fonte: Revista Negócio Estética
Fonte da imagem: Vix