O ácido hialurônico é uma das substâncias mais utilizadas quando o assunto diz respeito às técnicas de preenchimento facial. Assim como a toxina botulínica, popularmente conhecida como Botox , os resultados são impressionantes e duradouros. O procedimento também é praticamente indolor, uma vez que uma anestesia local é utilizada em pequena quantidade para amenizar a característica dor de uma picada de agulha.

Sendo um dos tratamentos estéticos mais eficazes do mercado, é importante mencionar que os riscos são baixos e praticamente não existem contraindicações. Toda a técnica é menos invasiva que uma cirurgia plástica e, no geral, não há um longo período de cicatrização e nem os demais cuidados tradicionais do pós-operatório.

No post de hoje nós falaremos tudo o que você precisa saber sobre o ácido hialurônico, informando suas principais qualidades, indicações e cuidados que se deve ter ao optar por este método voltado para rejuvenescimento e beleza.

Pronta para saber mais a respeito? Continue sua leitura até o final!

Entendendo o que é o ácido hialurônico
O ácido hialurônico é uma substância química natural e que está presente no nosso corpo. Sua principal função consiste na absorção de choques e na lubrificação das articulações e de algumas camadas de pele, onde se encontra a maior porcentagem deste ácido no nosso corpo.

Este "produto" pode vir em sua forma natural, extraído da crista do galo, na maioria das vezes ou em sua forma farmacológica, sendo produto do cultivo, fermentação e processamento do substrato de algumas bactérias.

Em ambos os casos, devemos ressaltar que o ácido continua com suas propriedades e ainda sim pode ser considerado natural, uma vez que são necessários processos biológicos para sua extração.

Algumas das suas principais utilizações
A principal utilização atual é o preenchimento com ácido hialurônico preenchimento com ácido hialurônico, especialmente para a realização da rinomodelação, que nada mais é que o ato de remodelar ou modificar algumas das principais imperfeições ou características do nariz.

Além deste uso extremamente comum, esta substância também é capaz de tratar rugas, marcas de expressão e flacidez, alguns dos principais problemas que encontramos ao longo do nosso envelhecimento.

Tratamentos para cicatrizes e acne também já são realizados com esta substância que promove bons resultados para quem tem imperfeições no rosto (e em outras regiões do corpo) e deseja ter uma aparência mais uniforme e bonita.

E, como fins de curiosidade, saiba que este ácido pode ser aplicado através de um procedimento clínico com um médico especializado com a utilização de agulhas e seringas, e também vem em forma de gel para tratamentos menos complexos e pontuais.

Nas suas duas formas é possível atingir resultados satisfatórios e que impressionam, principalmente pela não realização de uma cirurgia ou de outros procedimentos mais invasivos e que causam grande desconforto.

Um pouco mais sobre a rinomodelação e sobre seus resultados
A rinomodelação rinomodelação é atualmente um dos tratamentos estéticos mais procurados pelo público geral. Parte desta demanda vem do interesse frequente em mudar a estética, especialmente da região do nariz que pode transformar a beleza de um indivíduo.

E, por outro lado, o interesse fica justamente pela praticidade. Os custos são mais baixos que de uma cirurgia e os riscos também são consideravelmente menores, sem deixar de mencionar no curtíssimo prazo de recuperação e de cicatrização.

Apesar de tudo isso, deve ser do seu conhecimento que a rinomodelação apresenta alguns problemas quanto a sua gama de possibilidades, que envolvem: impossibilidade da redução do tamanho do nariz e da estrutura geral desta área e maior dificuldade para ter resultados totalmente previsíveis.

A imprecisão da técnica, quando comparamos com a cirurgia plástica é um dos principais fatores que determina que o profissional deve ser bem qualificado e capacitado para realizar o procedimento.

Pessoas sem treinamento e habilitação para realizar este tipo de serviço podem causar danos a sua saúde e a sua estética. Em casos mais raros, parte desses danos podem ser irreversíveis e causar prejuízo funcional.

Para quem é indicado e principais contraindicações
Para as mulheres que desejam realizar pequenas mudanças no nariz, como arrebitar (ou levantar) levemente a ponta do nariz ou eliminar algumas das imperfeições mais comuns, provavelmente não existe melhor método.

Contudo, é preciso estar atenta para saber o que é realmente possível e viável para seu rosto — antes de embarcar na aventura de realizar o procedimento. Uma avaliação do seu caso individualizado deve sempre ser levado em consideração.

Para quem tem dúvidas sobre as contraindicações, ficam restritas a utilização do ácido hialurônico às mulheres gestantes e pessoas com doença autoimune.

A maioridade também é um requisito importante que deve ser levado em consideração — menores não são aconselhados a se submeterem a este tipo de procedimento clínico, a não ser que haja extrema necessidade por fatores diversos (sejam eles psicológicos ou físicos).

Como fazer o uso do ácido hialurônico?
Antes de mais nada, é preciso que você saiba que é imprescindível realizar este procedimento estético com um médico especialista médico especialista .


Apesar dos riscos serem baixos, quando mal aplicado o ácido pode causar efeitos adversos e até mesmo necrose da região afetada. Portanto, procure por um cirurgião plástico de confiança e evite quaisquer outros supostos profissionais que não sejam da área da saúde ou que estejam ingressados no mundo da beleza ou estética.

Ao não seguir estas recomendações você está colocando seu corpo em risco e assumindo a possibilidade de um visual (ou resultado) que pode desagradar, aumentando ainda mais o desconforto e a sensação de angústia.

O ácido hialurônico leva alguns meses para ser totalmente absorvido pelo corpo, seu uso em excesso também pode causar malefícios. Com um profissional qualificado, todos esses problemas são reduzidos para quase zero.

Este foi nosso conteúdo de hoje sobre ácido hialurônico! Gostou? Comente abaixo e não deixe de falar sua experiência ou opinião sobre o assunto. Temos muito interesse em saber o que você tem a dizer!

Fonte de texto: Aescare

Fonte de imagem: www.pexels.com