A microdermoabrasão não é um termo tão conhecido pelas pessoas, mas, é neste procedimento que o nome peeling entra. Trata-se de uma esfoliação que tem como objetivo promover o rejuvenescimento da pele a partir da remoção de células mortas. Dessa forma, os principais tipos de microdermoabrasão são o peeling de cristal e o peeling de diamante.

O peeling de cristal é um tipo de tratamento que utiliza um pequeno aparelho de sucção que retira a camada mais superficial da pele e estimula a produção de colágeno. Já o peeling de diamante é realizado uma esfoliação profunda da pele, sendo eficiente para remoção de manchas e combate às rugas.


O tratamento pode ser feito por um profissional da saúde habilitado, fazendo uso de um aparelho específico ou através de cremes específicos. Geralmente são necessárias de 5 a 12 sessões, dependendo do objetivo do tratamento, cada uma com duração média de 30 minutos, para que se tenha o resultado desejado.

A microdermoabrasão pode ser realizada para:


Suavizar e alisar as linhas e rugas finas;

Clarear manchas de pigmentação;

Eliminar pequenas estrias, especialmente as que ainda são vermelhas;

Eliminar cicatrizes de acne;

Diminuir outras imperfeições da pele.

Outra função do tratamento é para o caso de rinofima, doença caracterizada pela presença de massas no nariz, que em grande quantidade, pode causar obstrução nasal.

O procedimento


A microdermoabrasão pode ser realizada com um aparelho que pulveriza cristais de óxido de alumínio na pele, removendo sua camada mais superficial. Em seguida, é realizada aspiração à vácuo que retira todos os resíduos.

Já a microdermoabrasão feita com cremes, é necessário aplicar o produto na região desejada e friccioná-lo por alguns segundos, lavando a pele a seguir. Normalmente os cremes para dermoabrasão contêm cristais que estimulam a microcirculação da pele e removem as células mortas, proporcionando uma aparência mais saudável da pele.

O tratamento pode ser feito no rosto, peito, pescoço, braços ou mãos, no entanto, este procedimento pode necessitar de várias sessões para ter um resultado satisfatório.

Cuidados


Depois da microdermoabrasão é importante evitar se expor ao sol e utilizar filtro solar. Também não é recomendado passar nenhum produto ou creme no rosto que não seja recomendado pelo profissional, já que podem causar irritação na pele.

Além disso, após o procedimento é comum que haja dor leve, pequeno inchaço ou sangramento, assim como aumento da sensibilidade. Caso os cuidados com a pele não sejam seguidos de acordo com a recomendação profissional pode haver escurecimento ou clareamento da pele.

E você? É apaixonado (a) por procedimentos estéticos, atua na área da saúde e beleza e deseja aprofundar seus estudos neste segmento que vem crescendo cada vez mais? Então, esse é o momento certo para você começar sua especialização em Saúde Estética Interdisciplinar Avançada no Incursos. Se torne um (a) especialista no assunto e faça a diferença no mercado de trabalho.



Fonte: Tua Saúde

Imagem: 123RF