Mesoterapia é um tratamento indicado para estrias brancas e gordura localizada que consiste na aplicação de substâncias medicamentosas na pele, abaixo dela ou nos músculos, conforme o objetivo do tratamento. Também conhecido como intradermoterapia, o procedimento reduz ainda aspectos da celulite e pode atuar na diminuição da queda de cabelo.

A aplicação é feita com agulhas de 1 ou 2 milímetros de diâmetro que atingem uma profundidade de até 8 mm. Quanto mais profunda a aplicação, mais o produto se espalhará e menor será a eficácia. Como há um limite de volume a ser aplicado, a mesoterapia produz melhor resposta em áreas menores, onde mantém-se concentrada.

Conforme os medicamentos utilizados é possível tratar diferentes problemas, tanto faciais quanto corporais. Estrias brancas, principalmente as mais finas, tendem a regredirem com aplicação de misturas com ácido hialurônico, buflomedil e asiaticosídeo.
O acúmulo de gordura localizada no abdômen, nas laterais do corpo e nas coxas pode ser tratado com misturas de desoxicolato, cafeína e tiratricol aplicadas no local. A aplicação feita diretamente nas células adiposas fluidifica a gordura e facilita sua assimilação pelo organismo, sendo metabolizada pelo fígado ou utilizada com fonte de energia.

A mesoterapia também pode ser empregada no tratamento da celulite, utilizando L-carnitina e silício orgânico na redução de toxinas. Para tratamento capilar a combinação de medicamentos pode incluir fórmulas homeopáticas, vitaminas, aminoácidos, coenzimas, antiandrógenos ou outros princípios ativos que estimulam o crescimento e a saúde dos fios. Quando aplicadas nos músculos são utilizadas normalmente substâncias anti-inflamatórias, relaxantes ou anestésicas.

O tratamento completo leva em média de 5 a 10 sessões e os resultados começam a aparecer a partir da 3ª aplicação. Cada procedimento dura em média 30 minutos e deve ser realizado com intervalo de no mínimo uma semana. A mesoterapia muscular geralmente demanda aplicação de substâncias anti-inflamatórias, relaxantes ou anestésicas. Após cada sessão, são esperados hematomas, vermelhidão, inchaço, coceira e dor.

Compressas geladas e analgésicos aliviam o desconforto, sendo recomendada a aplicação de bloqueador solar sobre os hematomas para evitar manchas na pele. No tratamento de estrias roupas de compressão facilitam a retomada das atividades.
Apesar das cicatrizes brancas serem um grande transtorno para gestantes e mães de recém-nascidos, o tratamento de mesoterapia só pode ser feito após o fim do aleitamento materno.


Fonte:www.clinicaleger.com.br
Fonte da imagem:www.clinicaleger.com.br