Muito se ouve falar deste suplemento, mas a dúvida se comprar melatonina vale a pena, ou não, ainda paira na cabeça de muitas pessoas. A verdade é que ela proporciona diversos benefícios para o corpo e pode ser um excelente complemento na sua dieta.

Além disso, essa substância natural é conhecida por aliviar e ajudar em diversos problemas de saúde e até no humor.

Mas no que será que ela realmente pode ajudar? Veja essa e outras respostas neste post!

O que é a melatonina e quais seus benefícios?

A melatonina é uma substância hormonal produzida naturalmente pelo corpo humano e serve, principalmente, para indução e regularização do sono.

De modo geral, ela é indicada para:

  • pessoas que têm insônia ou dificuldades para dormir;
  • profissionais que trabalham no turno da noite;
  • viajantes que precisam regular as funções do organismo em decorrência das mudanças de fuso horário.

Além disso, ela também está relacionada a várias funções metabólicas do organismo e pode proporcionar diversos outros benefícios. Veja mais detalhadamente como a melatonina atua nessa questão e todos os outros pontos em que ela pode ser benéfica.

Regula o sono

Conforme já mencionado, a melatonina é usada principalmente para distúrbios do sono, especialmente quando esse transtorno é gerado por causas externas, tais como diferente fuso horário, turnos de trabalho, entre outros. Por outro lado, também pode ser usada para regular o ritmo do sono-vigília daqueles que simplesmente têm dificuldade para adormecer.

De fato, essa substância funciona muito bem na fase inicial da insônia, uma vez que reduz o tempo necessário para dormir, diminuindo as funções do corpo e, assim, conciliando o repouso.

Vários suplementos à base de melatonina são encontrados no mercado, tanto em farmácias como fitoterápicos, sob a forma de comprimidos, xaropes, chás de ervas etc. Às vezes, essa substância também é usada junto com outras, como vitaminas, minerais, ervas ou plantas com funções calmantes e conciliatórias do sono.

Ajuda no tratamento de câncer

De acordo com várias pesquisas científicas, nos últimos anos essa substância tem se tornando cada vez mais interessante para as pesquisas medicinais, especialmente devido aos efeitos benéficos que ela pode ter sobre os tumores.

A verdade é que já existem diversas publicações sobre o assunto. Por exemplo, um estudo mostrou que a melatonina é capaz de induzir a morte de células cancerígenas em diferentes tipos de tumores (mama, gastrointestinal, hematológico, próstata, rim, entre outros).

Embora os mecanismos pelos quais isso ocorre ainda não estejam claros, de acordo com os pesquisadores, essa substância poderia apoiar drogas convencionais ou outros compostos no tratamento à doença.

Previne o envelhecimento

O envelhecimento é um fenômeno natural que inevitavelmente afeta todos nós. Como todos os outros órgãos e tecidos do nosso corpo, a glândula pineal — responsável pela produção de melatonina — também está sujeita ao envelhecimento e, com o tempo, começa a produzir cada vez menos esse hormônio.

De acordo com a teoria do Dr. Walter Pierpaoli, médico e pesquisador italiano, ao fornecer essa substância através da ingestão de suplemento de melatonina, a glândula pode descansar e reservar energia para gastar. Com isso, ela melhora e regulariza todo o sistema hormonal, além de servir como um potente antioxidante, principalmente se combinado com selênio.


Dessa forma, é possível ter uma melhor qualidade de vida, proporcionada por noites bem dormidas, e ainda manter a juventude com uma pele mais bonita e firme.

Por tudo isso, é possível ver que comprar melatonina como suplemento é uma opção bastante benéfica que pode contribuir para a melhora da saúde de maneira geral.