Os procedimentos com uso de ácidos estão sendo cada vez mais usados em clínicas de estética, e um deles é o ácido poli-L-lático (PLLA), conhecido popularmente como sculptra. Trata-se de um polímero biocompatível, reabsorvível, que tem a função de estimular fibroblastos, ou seja, as células que são responsáveis pela produção de colágeno. Dessa forma, esse novo colágeno começa a se formar após um mês e continua a aumentar por um período de nove meses a um ano.

Para que você tire suas dúvidas a respeito do sculptra / ácido poli-L-lático e fique por dentro do assunto, o Minuto Saúde Estética entrevistou a farmacêutica esteta, Paula Nogueira Terra. Ela é especialista em Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica, e possui o título internacional de Advanced anatomy training, practice on fresh frozen cadavers, pela American Society of Anatomy at Havard Medical School. Confira!

Como é feita a aplicação do ácido poli-L-láctico (PLLA)?


É feita, normalmente, por meio de cânula tanto em procedimentos faciais quanto corporais. Pode também ser feito com uso de agulha, isso vai depender do profissional. Mas, de maneira geral é aplicado em regiões que precisam de volume e estímulo de colágeno, melhorando a flacidez e volume facial e corporal.


Quanto tempo dura o procedimento com o ácido PLLA?


Pode durar de um ano a um ano e meio, o tempo irá depender dos hábitos do paciente.


Como são os resultados?


Os resultados são bastante satisfatórios, foi demonstrado aumento de quatro a seis milímetros de espessura da derme. Além disso, a melhor indicação para o produto é utilizá-lo como bioestimulador aplicando em regiões da face e do corpo. Para pacientes que desejam aparência natural é uma excelente opção.

A partir de qual idade o procedimento de sculptra pode ser realizado?


Isso é conforme a avaliação do profissional, mas, o procedimento corporal pode ser feito entre os 25 anos, caso a pessoa tenha flacidez dérmica. Já a sculptra facial é mais indicada a partir dos 28 a 30 anos.


Quais são as contraindicações?


O procedimento não é recomendado para quem possui doenças crônicas, autoimune, ou pessoas que possuem preenchedor permanente no local.

O procedimento causa dor?


Não. É um procedimento bem tranquilo.

O que precisa ser feito após o procedimento?


Após a aplicação é necessário fazer massagens. Isso serve para evitar nódulos na região do corpo ou do rosto que recebeu a aplicação.


Existe diferença na sculptra de homens e mulheres?


Não. Isso depende da flacidez da pele, então, tanto para homens quanto para mulheres a aplicação é a mesma.


Quantas aplicações são necessárias para ter resultados satisfatórios?


Depende do paciente porque a molécula é para gerar o estímulo do colágeno, então, é necessário ter hábitos e alimentação saudáveis, contendo proteína, macro e micronutrientes para que os fibroblastos consigam fazer o papel de estimular o colágeno na região. Mas, em média é aplicado 1 frasco para cada 10 anos, ou seja, se a pessoa tem 30 anos são 3 frascos.


Quanto custa em média cada sessão?


Os valores variam entre R$ 1.800 a R$3.000.

Se você atua na área da saúde ou da estética e deseja aprofundar seu conhecimento e ampliar suas técnicas profissionais, esse é o momento certo para começar sua pós-graduação. Conheça e se matricule na especialização em Saúde Estética Interdisciplinar Avançada no Incursos. Seja um (a) especialista no assunto e se torne referência na área da saúde e beleza estética.



Fonte: Paula Nogueira Terra CRF: 12674

Imagem: 123RF