Em 21 de fevereiro de 2011, através da Resolução nº 197 dispensada pelo Conselho Federal de Biomedicina (CFBM) no Diário Oficial da União, ficou estabelecida uma nova habilitação à Biomedicina, nesta data, "nasceu" a Biomedicina Estética (abaixo, link 01). Através desde documento ficou estabelecido que a Biomedicina Estética possui a atribuição de atuar em procedimentos INVASIVOS NÃO-CIRÚRGICOS, desde que o profissional Biomédico esteja devidamente especializado para tais, podendo assim assinar como responsável técnico por clínicas e consultórios.

E quais procedimentos são esses?

Procedimentos invasivos não-cirúrgicos, são aqueles em que não há ruptura da pele. Na Biomedicina Estética são eles: aplicação de toxina botulínica tipo A, mesoterapia/Intradermoterapia, preenchimentos semi permanentes, peelings químicos, carboxiterapia, laser fracionado, luz intensa pulsada, Radiofrequência Estética, Ultrassom Focalizado – HIFU, dentre outros utilizadas no tratamento da pele para rejuvenescimento cutâneo e alterações da forma corporal, como no tratamento de celulite, estrias, flacidez, gordura localizada, etc.

Hoje em dia, há duas maneiras de se tornar um Biomédico Esteta: para aqueles que são acadêmicos, vale a pena dedicar 500 horas para estágio, desde que este seja realizado ao final da graduação, pois, de acordo com nosso Conselho, os estágios só são validos para obtenção de habilitação após o estudante ter concluído as disciplinas obrigatórias do curso; ou então, para os já graduados a opção é a pós-graduação latu senso que esteja de acordo com as normas e diretrizes do Ministério da Educação (MEC) e do Conselho Federal de Biomedicina (CFBM), onde poderá ser obtido o título de Especialista em Biomedicina Estética ao longo de 1 ano e meio ou 2 anos, dependendo da carga horaria do curso escolhido (links sugeridos abaixo!).

Além disso, anualmente são realizadas provas de título de especialista sob responsabilidade da Associação Brasileira de Biomedicina – ABBM, afim de certificar o conhecimento dos profissionais que atuam na estética (e em outras áreas também!). O profissional que aprovado recebe o titulo de Especialista, porém, aqueles que não possuem curso de Especialização latu senso devem solicitar renovação do título a cada 4 anos através de nova prova ou através de análise de currículo.

É interessante ressaltar que não é de competência do Biomédico Esteta tratar de patologias de pele e sim, somente de pele saudável, colocando em ênfase a beleza natural de cada individuo, e consequentemente, proporcionando bem-estar a ele. Uma dica valiosa para os acadêmicos que desejam atuar nessa área é dar bastante atenção as disciplinas de Fisiologia, Imunologia, Farmacologia, Histologia e Bioquímica, pois, com certeza, são conteúdos básicos para o sucesso na Biomedicina Estética!

Para aqueles que ainda estão em dúvida sobre a habilitação, a dica é procurar um profissional que já atue na área para uma conversa e, se possível, realizar algum curso voltado para área, pois a prática é de extrema importância nessa escolha. Tente se imaginar no futuro exercendo essa habilitação!!

Fonte: CaféBiomedico