BLOG: Como ingressou na Biomedicina Estética?


Dra. Lorena: Eu comecei a fazer biomedicina por escolha, li muito sobre o curso na época e me identifiquei com as disciplinas, fazendo a graduação fui me apaixonando cada vez mais por ela, só não conseguia me identificar na atuação da analises clínicas, pois vi que podíamos ir mais além e a bancada estava muito saturada e nunca gostei de rotina, mas tinha a certeza que como biomédica eu podia seguir outras atuações.


Comecei a acompanhar a luta pela biomedicina estética como nova atuação, achei muito interessante e comecei a me identificar com a área, mais não tinha nenhuma especialização e não tinha sido reconhecida ainda como habilitação do biomédico.


Então iniciei minha especialização em Reprodução Humana na PUC-GO que é uma das áreas que também acho incrível e excelente. Mas senti falta de autonomia, de ter uma atuação mais efetiva com as pessoas e de reconhecimento e que saísse de dentro dos laboratórios como coadjuvantes e me tornasse protagonista. Então quando no dia 22 de fevereiro de 2011 foi publicada a Resolução da Biomedicina Estética nem acreditei e quis entrar na área e fui procurar cursos e especializações.


Fiz vários cursos de capacitação e me apaixonei completamente pela Biomedicina Estética, ficando quase dois meses me dedicando exclusivamente na área e acabei ingressando na organização e divulgação da Biomedicina Estética no Brasil, acabei dando uma entrevista em um site onde muitas pessoas se identificaram comigo e com a área e quis trazer a idéia para Goiânia-GO e percebi a necessidade de uma Especialização lato sensu para fortalecer e valorizar a Biomedicina Estética e comecei a desenvolver um projeto para isso onde tudo se consolidou com a parceria com o Instituto Nacional de Cursos – INCURSOS tendo matriz em Goiânia e com filiais no Brasil inteiro o projeto saiu do papel e se tornou a primeira especialização do Brasil em Saúde Estética especifica para Biomédicos.
[p]BLOG: Por que você escolheu Biomedicina Estética?


Dra. Lorena: Eu como biomédica esteta tenho toda a liberdade de me organizar com meus pacientes, agendando eles da maneira que for melhor para mim. Eu tenho como cuidar da coordenação e preparação de aulas da minha especialização, me organizar para participar dos principais eventos da Saúde Estética continuar fazendo cursos de capacitação e atualização além de ser muito rentável financeiramente o que está possibilitando minha independência. O retorno depende de quanto se está disposto investir, e pode ter certeza de quanto mais se investe mais se obtém retornos financeiros e isso eu tenho convicção que nenhuma outra área me possibilitaria
[p]A Biomedicina Estética esta crescendo cada vez mais para o lado dos lasers e dos procedimentos intradérmicos utilizando o diagnóstico biomédico para ajudar nos tratamentos, e focamos atuar tanto com a beleza, quanto com a promoção, manutenção e a recuperação da saúde estética, o que também valoriza e diferencia a atuação da nossa classe.


O que o biomédico oferece na estética é diferente do que o fisioterapeuta e o médico vão oferecer. Cada um com seu diferencial.


BLOG: Como é a atuação do Biomédico na Saúde Estética?


Dra. Lorena: O biomédico possui um preciso entendimento das características da Derme, seus anexos e demais tecidos e inclusive do metabolismo, Ou seja, todo o funcionamento dermato-fisiológico, possibilitando a realização de terapias que promovem uma melhor qualidade de vida ao paciente. Ele está habilitado a tratar todas as disfunções estéticas como, por exemplo, a lipodistrofia ginóide (celulite) lipodistrofia localizada (gordura localizada), flacidez tecidual e muscular, estrias, acne, rugas, envelhecimento cutâneo entre outros. Porém se faz necessário uma especialização para que o profissional possa aplicar procedimentos biomédicos para fins estéticos, dando atenção e orientação às características psicoemocionais, hábitos de vida e alimentares, estudo de equipamentos de laser e outras biotecnologias para fins estéticos.


BLOG: Quais são os procedimentos e direitos que o biomédico já pode exercer na Biomedicina Estética?


Dra. Lorena: Laserterapia, Carboxiterapia, Intradermoterapia, Radiofreqüência estética, Ultrassom focalizado – HIFU, Luz Intensa Pulsada e LED, Laser Fracionado, Consulta Estética, Anamnese corporal e facial para definição do Tratamento a ser realizado, Análise das disfunções estéticas, Treinamentos técnicos, Responsável Técnico de Empresa que Executam Atividades para fins Estéticos, Supervisão do tratamento, Acompanhamento do paciente durante o tratamento.


BLOG: Como se iniciar na Biomedicina Estética?


Dra. Lorena: O primeiro passo é adquirir a habilitação para que sua atuação esteja totalmente regulamentada pelo conselho de biomedicina. O próximo passo vai depender de quando se pode investir, Pode se começar realizando Home care (Atendimento a domicilio), como prestador de serviço em clínicas de estética convencional, oferecendo seu diferencial, montando seu consultório dentro de clinica com diversos profissionais da saúde ou dentro de galerias, academias, montar sua clínica com todo diferencial que o biomédico pode oferecer, assinar como responsável técnico de cosméticos, aparelhos e empreendimentos estéticos e ainda pode realizar pesquisas e estudos para comprovar a eficácia de procedimentos, biotecnologias, técnicas e cosméticos.


BLOG: Pode se atuar com o multiprofissionalismo?


Dra. Lorena: Eu acredito que seja a melhor forma de atuação, pois para se obter um melhor resultado nos tratamentos estéticos se faz necessário a atuação multiprofissional. A Saúde Estética se baseia em tratamentos das disfunções estéticas que causam transtornos psicológicos, emocionais e perca na qualidade de vida e riscos sobre a saúde. Para isso é necessário ter parcerias com diversos profissionais da saúde: Psicólogos, Nutricionistas, Educadores Físicos, Fisioterapeutas, Endocrinologistas, Dermatologista, Cardiologistas e Cirurgiões Plásticos.


BLOG: Como está aceitação da biomedicina estética para os demais profissionais da saúde?


Dra. Lorena: Sempre existe uma resistência, pois estamos inserindo no mercado com toda força, regulamentados pelo nosso conselho, com cursos pelo Brasil inteiro e com uma especialização lato sensu especifica.
O Biomédico está entrando no mercado não para concorrer com os demais profissionais e sim otimizar o atendimento, trazendo melhorias para o paciente. E por isso que estamos lutando e tentando deixar claro para as outras profissões da saúde. Mas com essa união maravilhosa que está ocorrendo estamos nos fortalecendo e preparados para vencer os obstáculos e valorizarmos mais ainda a Biomedicina Estética pelo Brasil. O primeiro passo já está dado à habilitação já foi reconhecido pelo Conselho Federal de Biomedicina.


BLOG: Como adquirir a habilitação em Biomedicina Estética?


Dra. Lorena: De acordo com o Conselho Federal de Biomedicina existe hoje duas formas de habilitação a provisória e a definitiva. A provisória tem validade até dia 31/12/2012 e para se obtê-la é necessário ter cursos de capacitação em Laser, Carboxiterapia, Luz Intensa Pulsada, Ultrassom focalizado, Radiofreqüência, Peelings, Intradermoterapia e demais procedimentos estéticos somando horas juntamente com participação em eventos da Saúde Estética e matrícula em Pós Graduação lato sensu em estética reconhecida pelo MEC ou no mínimo um ano de atuação na saúde estética comprovada. Para torná-la definitiva tem que se concluir a Pós Graduação. Para se obter de imediato a habilitação definitiva tem que ter certificado de conclusão em Pós Graduação em Estética ou o profissional Biomédico que durante a graduação realizou o estágio supervisionado mínimo de quinhentas (500) horas na área da saúde estética.


BLOG: Como escolher cursos de capacitação?


Dra. Lorena: Meu conselho é sempre o mesmo: verifique se quem vai ministrar o curso é um profissional capacitado se tem profundo conhecimento sobre o que vai ministrar e sua experiência na prática. Existem biomédicos pelo Brasil que possuem clinicas e vasta experiência e estão preparados para ensinar. Mas também existem outros profissionais que já atuam há mais tempo e que tem muito acrescentar aos biomédicos estetas.


Se atente sempre pelo seguinte detalhe quem é bom em tudo não é excelente em nada. A minha busca é pela excelência e gostaria que todos os biomédicos que estiverem ingressando nessa área se foquem a isso também, para que possamos sobressair no mercado e nos firmamos sendo respeitados como profissionais éticos e competentes que somos. Não se voltem apenas para se conseguir a habilitação e sim para se especializarem e estarem preparados para essa atuação que possui um futuro muito promissor.


É ISSO AÍ! ESPERO QUE A ENTREVISTA TENHA SANADO AS DÚVIDAS DE VOCÊS. AGORA É POR A MÃO NA MASSA E FAZER ESSA ÁREA CRESCER.


Agradeço à Dra. Lorena pela entrevista concedida e dou os parabéns pelo seu empenho em formar Biomédicos Estetas altamente capacitados! Quem quiser entrar em contato com a Dra. Lorena, abaixo o link do seu perfil no facebook: www.facebook.com/lorenaaraujosoares


Fonte: Biomedicina Padrão