Existem dois fatores fundamentais para o processo de envelhecimento: Intrínseco e Extrínseco.

Fatores intrínsecos

São decorrentes do desgaste natural do corpo, como ocorre em todos os órgãos, com a idade avançada e a diminuição de hormônios perdemos ações que realizam a renovação e recuperação celular, quanto maior o nível de oxidação, maior é a deterioração celular e a formação de possíveis tumores.

Já geneticamente falando a idade é paralela a senescência celular (que se caracteriza pela perda da capacidade das células normais se dividirem), com a idade os cromossomos passa a apresentar telômeros curtos, pela diminuição da ação da enzima telomerase, como a telomerase não está tão atuante a capacidade de divisão celular por mitoses sucessivas fica comprometida e a senescência vai se estabelecendo, por falta de renovação e reparação celular.

Fatores extrínsecos:

Fotoenvelhecimento: decorrente da radiação ultra-violeta do sol sob a pele durante uma vida inteira, os raios UVA alcançam a camada interna da derme, lá eles degradam as fibras de colágeno, diminuindo a elasticidade da pele, formando as rugas; basta olhar para uma senhora que tenha uma pele bem enrugada e comparar a pele das pernas ou da barriga que será notável a diferença, da área que sempre esteve exposta ao sol com a área protegida por roupas.

Álcool: esta bebida produz enzimas e estimula a formação de radicais livres, que ocasionam envelhecimento, além de alterar o metabolismo.

Cigarro: Aquelas ruguinhas logo acima do lábio é causada nos fumantes por dois motivos, o calor da chama e o contato com a fumaça provocam a perda de elasticidade na pele, além disso o fumo reduz a oxigenação nos tecidos.

Marcas de expressões: alguns movimentos repetitivos e contínuos da pele acentuam as rugas, mas vale lembrar q a atividade muscular já faz o trabalho inverso, para o bem.

Radicais livres: Eles se formam dentro das células durante o processo de combustão de oxigênio, utilizado para converter os nutrientes de alguns alimentos em energia, por isso a grande importância de uma alimentação saudável, alimentos ricos em antioxidantes combatem esse processo.

Os fatores citados, álcool, cigarro, poluição, má alimentação, também produzem inúmeros radicais livres.

Em nosso próximo contato falaremos sobre dicas para reverter esse caso!!!!

Saudações Biomédicas a todos!