Ao longo do dia, a pele do rosto está exposta a uma série de fatores nocivos, como sujeira, poluição, raios solares, ar-condicionado.... Para que seus impactos não sejam tão prejudiciais, a limpeza assume um papel essencial. Apesar de a dupla água + sabonete ser de extrema importância nesse processo, muitas vezes ela não é suficiente para remover todos os resíduos e preparar a pele para mais uma jornada. Por isso, aposte em mais dois aliados: o tônico e o hidratante faciais.

De acordo com Daniela Graff, especialista em dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, o tônico é uma loção que penetra mais profundamente nos poros, removendo impurezas e ajudando a equilibrar as propriedades da pele. "Ele também prepara a derme para receber o hidratante facial, responsável por conferir mais elasticidade, repor a umidade e suavizar as rugas de expressão", explica a médica.

A higienização e a tonificação devem ser feitas duas vezes por dia – de manhã e à noite. A forma certa de lavar e higienizar o rosto é fazer espuma com sabonete, deixá-la agir por alguns segundos e retirar o produto com água fria. Para tonificar, aplique o tônico facial com discos de algodão. "Além disso, a esfoliação também é importante para remover as células mortas do rosto", recomenda.
Acompanhe agora o passo a passo de como hidratar e tonificar o rosto, de acordo com o seu tipo de pele.

Pele seca

Mais fina, descama muito, tem poros pequenos, apresenta irritações com facilidade e possui grande tendência a rugas. Depois de lavá-la, aplique o tônico e, em seguida, passe um hidratante com propriedades umectantes. "Escolha um filtro solar em creme, pois o em gel a resseca ainda mais", diz a dermatologista. Faça esfoliação a cada 15 dias.

Pele normal

É aquela que não é seca ou oleosa. A textura é suave e delicada, e tende a ficar seca com os anos. Lave, aplique o tônico e opte por um hidratante mais leve, líquido. O protetor solar pode ter textura em creme. Faça esfoliação duas vezes por mês.

Pele oleosa

Mais grossa, tem os poros dilatados e é caracterizada pelo brilho excessivo no rosto, devido à oleosidade. "São pessoas com tendência a desenvolver acne", afirma Daniela. Lave o rosto, aplique o tônico, o hidratante oil free ou com produtos matificantes (que absorvem o excesso da oleosidade e retiram o brilho) e o filtro solar – também oil free ou com matificantes. Faça esfoliação uma vez por semana.

Pele mista

"A mais comum no Brasil. A zona T (testa, nariz e queixo) é oleosa, e o resto do rosto é normal ou seco. Cuide como se fosse uma pele oleosa", ressalta Daniela.

Fonte: Portal Vital