Cuidar da postura no trabalho, no lazer e em casa, fazer caminhadas e alongamentos são atitudes que promovem a saúde e ajudam a combater as lesões posturais. Dores no corpo, principalmente nas costas, muitas vezes são sinônimos de uma postura errada. A educação postural é algo que requer cuidados desde a infância para evitar problemas na idade adulta, pois a má postura pode ser causa de várias lesões. Seria ótimo se existisse exercícios milagrosos para solucionar este problema. Os exercícios ajudam e fazem parte do tratamento para cuidar da dor e da postura, mas a prevenção sempre será o melhor remédio. Fique atento, pequenos ajustes na rotina diária nos proporciona evitar futuras lesões.

No carro: Se você passa muito tempo no carro, tente mudar de posição frequentemente. Mantenha suas costas retas e alinhadas contra o assento. Este deve estar reto permitindo que não seja necessário levar a cabeça à frente para conseguir enxergar.

No escritório: Organize sua mesa para ser mais amiga da sua coluna, colocando as pastas e materiais mais usados ao alcance das suas mãos. A postura na mesa é extremamente importante. Levante-se várias vezes ao dia e faça alongamentos.

Dormindo: A melhor posição para dormir é de lado, com os dois joelhos dobrados, travesseiro entre os joelhos e a cabeça repousando sobre um travesseiro único. Seu colchão deve ser plano, não duro, e o estrado reto.

Consequências de uma má postura:

A má postura leva inicialmente a dor e depois a uma deformidade que pode tornar-se irreversível (geralmente em pacientes idosos).
Existem três desvios na coluna, que são a escoliose, a cifose e a lordose, os quais podem ser congênitos ou adquiridos. São problemas físicos que podem ser tratados conservadoramente com fisioterapia e coletes e em alguns casos com tratamento cirúrgico.
Todos os trabalhos, sejam eles em pé ou sentados, necessitam de uma ergometria correta (posição e tamanho da cadeira, da mesa, do computador, do teclado, etc...) para prevenir defeitos posturais. Assim, qualquer postura que não obedeça a esses princípios pode acarretar problemas.

Com o desvio na coluna, a circulação do sangue diminui. Isso acaba provocando uma maior retenção de líquidos e, consequentemente, o aumento de gordura e o aparecimento da celulite na região. Além disso, é natural que haja um enfraquecimento da musculatura abdominal, projetando a barriga para frente. A projeção de gordura não acontece só na barriga. Nas costas, ela pode se depositar também na parte superior, abaixo da nuca, em forma de corcunda. Nas mulheres, os desconfortos na coluna são mais acentuados no período da gestação e menopausa. Na velhice, as quedas, a artrose e a osteoporose são as principais causas.

Métodos corretivos

Cinesioterapia é a terapia através dos movimentos (exercícios de uma forma geral) e amplamente utilizada na correção da postura. Além disso, ioga, alongamentos musculares, reeducação postural, hidroterapia, são recursos que podem auxiliar. As crianças devem ser alertadas ao sentar para estudar, ver TV, manusear computadores e vídeo games, carregar materiais escolares pesados de um lado só do corpo, e outras posturas incorretas do dia-a-dia. Devem ter o hábito de praticar qualquer atividade física o mais precocemente possível, dando preferência a esportes aquáticos.

Fazer exercícios, fortalecer seu abdômen, relaxar e procurar a ajuda de um profissional é sempre muito importante. Com os devidos cuidados, a dor que uma vez o impediu de fazer tarefas diárias normais terá desaparecido e se tornado uma coisa do passado.

Fonte: Saúde e Bem estaro