Algumas dicas são simples para manter uma cor bonita sem comprometer.
• Prepare a pele antes: Esfoliar uns dois dias antes de esse expor ao sol ajuda e muito!! A esfoliação remove as células mortas e ajuda a manter o bronzeado uniforme sem falhas e manchas. Mas atenção: a esfoliação deve ser feita antes e nunca logo após.
• Invista na alimentação pró bronze: Os alimentos ricos em uma vitamina chamada betacaroteno auxiliam no processo do bronzeamento e também na manutenção do mesmo, o betacaroteno está ligado a produção de melanina, o pigmento responsável pelo bronzeamento da pele e que reage com a exposição solar. Há váriooos alimentos ricos em betacaroteno, encontre os que você mais gosta:
Vegetais de cor amarela, laranja e vermelha: cenoura, beterraba, pimentão, abóbora, tomate.
Frutas de cor amarela, laranja e vermelha: mamão papaia, melão, manga, melancia, carambola, pêssego.
Vegetais de cor verde escura: Espinafre, brócolis, couve, chicória, escarola e agrião.
Ômega 3: O ômega 3 presente em peixes como salmão, sardinha, arenque e cavala e também no óleo de canola, azeite e linhaça auxiliam a absorção do betacaroteno.
A vitamina C que é muito encontrada em frutas cítricas como limão, laranja, kiwi, morango, acerola e laranja e o licopeno que encontramos no tomate, melancia, mamão, goiaba e pitanga são antioxidantes e combatem os radicais livres contribuindo para a proteção da pele.
• Evite exposição prolongada ao sol: Não queira ganhar toda a cor do pecado em um único dia. A chance do resultado não ser legal fica maior, pois provavelmente você pensará em economizar filtro solar e irá se expor por tempo prolongado ao sol, o resultado disso será uma pele avermelhada, fragilizada, dolorida e que poderá descamar horrores depois, ficando manchada.
• Não troque o filtro pelo bronzeador: Nem pensar mesmo nessa possibilidade, não vale a pena. Se o bronzeado for gradual e a pele estiver sempre protegida com um filtro solar será mais bonito e também duradouro. Filtro solar é fundamental, mas não adianta passar uma vez só no dia e esquecer da vida não, viu? Reaplicar a cada 2 horas é tão importante quanto aplicar pela primeira vez.
• Hidratantes pós sol: Os hidratante e cremes pós sol acalmam e refrescam a pele além de evitar que fique descamando depois.
• Sem banhos quentes e longos: Já não dá mesmo né? Ainda mais com esse calor. Mas essa vai para quem não dispensa um banho quentinho independente da época do ano: a pele já está fragilizada pela exposição solar e vai ficar ainda mais frágil e ressecada pois o banho quente e longo acaba com toda a gordura natural do nosso corpo, então evite! Prefira os banhos curtos e mais frios.
• Proteção especial para a pele do rosto: A pele do corpo fica linda com uma corzinha a mais, mas a maioria das pessoas, especialmente nós mulheres, não queremos esse efeito no rosto, a chance de aparecer manchas difíceis de retirar são grandes, contudo não deixe de aproveitar o sol, a solução é investir em um filtro com maior fator de proteção para o rosto, reaplicar com maior frequência e utilizar bonés ou chapéus de aba mais larga para evitar a exposição da face.
• Ainda com todas essas dicas tem gente que simplesmente odeia se expor ao sol, porém gostaria de uma cor extra. Você também tem salvação rsrsrs… e ela se chama auto bronzeador! Uma forma rápida, prática e segura de ganhar a cara do sol!

Por Priscilla

Fonte: Fernandes Estética