A endermologia é uma técnica criada a partir de experimentações utilizando-se a pressoterapia por pressão negativa, associadas a roletes que empregam pressão positiva simultaneamente, destinadas ao incremento circulatório, tanto venoso quanto linfático, e ainda a massoterapia por "palper roller" (palpar e rolar).

A endermologia tem sido utilizada como um recurso cosmético em larga escala na Europa, Japão, América do Sul e nos Estados Unidos. É um sistema que auxilia na redução da aparência da celulite e na redistribuição do tecido adiposo subcutâneo, bem como na redução de medidas de circunferência corpora. Além, desses outros efeitos têm sido atribuídos à endermologia, tais como: modulação do estrógeno, observada em estudo com mulheres pré e pós menopausa, além de melhora na aparência do FEG (fibro edema gelóide) e contornos corporais; melhora do aspecto e diminuição de cicatrizes com conseqüente melhora na qualidade de vida em indivíduos com morféia (escleroderma localizado); diminuição de dor muscular e sensação de fadiga em mulheres com fibromialgia.

A endermologia pode utilizar equipamentos motorizados ou manuais, que diferem em alguns aspectos. Os motorizados possuem cabeçote com roletes tracionados por motor, que os impelem facilitando o seu deslizamento sobre a pele. Isso pode provocar pinçamentos na pele, sendo necessário o uso de malha protetora para o paciente. Embora, o uso da malha possa impedir a perfeita análise das condições do tecido pelo terapeuta, durante a aplicação do tratamento, este modelo de equipamento permite maior homogeneidade das forças aplicadas e maior facilidade de manejo. Em contrapartida nos equipamentos manuais os roletes do cabeçote não são motorizados, não necessitam de malha protetora e permitem melhor visualização da área tratada. Entretanto, o terapeuta precisa fazer excessivo esforço durante as manobras. Não foram encontrados na literatura trabalhos que utilizaram o equipamento manual ou que comparassem os efeitos dos dois equipamentos.

É recomendado portanto nos graus moderados e graves, o método ainda realiza uma leve esfoliação que elimina as células mortas no local em que é aplicado. Visualmente, a pele fica com menos irregularidades e com aparência renovada.

Fonte: Portal da Sociedade Brasileira de Dermatologia