A crioterapia é o tratamento que usa baixas temperaturas para tratamentos estéticos e terapêuticos na pele. Para isso, podem ser usados jatos em spray ou com sondas previamente resfriadas. A palavra derivada da palavra grega kryos, que significa frio. Nesse tratamento pode ser usado gelo seco ou nitrogênio liquido em contato com a pele, chegando a temperaturas de 196 graus Celsius negativos. Também contam como crioterapias mais leves cremes, géis e sprays que levem cânfora ou mentol em sua composição, causando um resfriamento onde são aplicados.

Indicação da Crioterapia

A crioterapia pode ser usada em tratamentos estéticos, tanto melhorando a tonicidade da pele e reduzindo gordura localizada e a celulite, quanto em tratamentos de manchas escuras e claras da pele. Seja com os produtos a base de mentol e cânfora, seja com a criolipólise, tratamento estético desenvolvido pela Universidade de Harvard, que congela a gordura.

Existe também o criopeeling, feito com o nitrogênio líquido ou o gelo seco, em uma aplicação rápida e extensa de spray de nitrogênio líquido em uma área extensa, favorecendo a renovação da camada superficial da pele.

A crioterapia também tem indicações terapêuticas. Em alguns casos de vitiligo, ela pode repigmentar algumas regiões do corpo, assim como ajudar no nascimento de pelos na alopecia areata. Ele também pode ser usado para tratar verrugas, tumores benignos da pele, alguns tipos de cânceres de pele, lesões pré-cancerosas, lesões infecciosas localizadas (como leishmaniose, cromomicose) lesões de acne inflamatória, molusco contagioso, granuloma anular, condiloma acuminado, e muitas outras doenças.

Já os cremes com cânfora e mentol podem ser usados na fisioterapia para controlar a inflamação ou edema, reduzir a dor e diminuir o espasmo muscular.

Como é feita a Crioterapia

Na estética, ela pode ser aplicada com cremes e géis feitos com cânfora e mentol, ou bandagens frias na pele. Podem usar a crioterapia envolvendo nitrogênio líquido e gelo seco. Nesses casos pode ser feito o criopeeling, com aplicação de nitrogênio líquido ou o gelo seco no rosto para promover a renovação da camada superficial da pele.

Já nos tratamentos terapêuticos, o tratamento é feito em áreas específicas e depende da lesão encontrada. Lesões malignas precisam de um congelamento mais profundo, durando de um a dois minutos, enquanto lesões benignas podem ser submetidas ao tratamento por alguns segundos apenas. Mas, por ser um procedimento não cirúrgico, não é possível enviar material para análise laboratorial e definir com exatidão se houve cura da lesão. Por isso, a crioterapia terapêutica está mais indicada para tumores menos agressivos.

Sessões

A crioterapia estética mais simples, que envolve cremes e bandagens, pode ser feita de duas a três vezes por semana, em um total de 10 sessões. Cada sessão dura cerca de 30 minutos e é importante depois do tratamento continuar em avaliação, caso seja necessária a manutenção dos resultados obtidos.

Já a crioterapia com nitrogênio líquido ou gelo seco depende muito da finalidade, e a quantidade de sessões e seus intervalos precisam ser analisados por um dermatologista experiente.

Contraindicação

Não é indicada para pessoas com doenças desencadeadas pelo frio, como o fenômeno de Raynaud's, urticária ao frio, criofibrinogenemia, paniculite ao frio, crioglobulinemia e doenças das plaquetas. Distúrbios da coagulação podem ser impeditivos também. Infecção bacteriana próxima ao local da aplicação pode levar á piora do quadro infeccioso. Mas isso normalmente é avaliado pelo profissional que aplica esse tipo de tratamento.

Possíveis complicações

Pode ocorrer infecção bacteriana, viral ou fúngica do local tratado, pigmentação pós-inflamatória, coloração esbranquiçada da pele. O congelamento destrói o pigmento (melanina) da pele, podendo deixar manchas brancas caso o tempo de congelamento tenha sido excessivo.

Fonte: Minha vida