O Hertix é um gerador de radiofrequência que através do efeito da corrente elétrica alternada de alta frequência induz calor nos tecidos dérmicos (calor endógeno) com densidades proporcionais ao tipo do aplicador utilizado.

O Equipamento

Há três tipos de frequências disponíveis no aparelho (640KHz, 1200KHz e 2400KHz) que operam de acordo com a profundidade do tecido a ser tratado. Oferece quatro tipos de aplicadores (bipolar de campo concêntrico, bipolar de campo dispersivo, bipolar de campo longitudinal e tripolar), que se adequam às diferentes áreas do corpo e da face com agilidade e segurança em aquecimento, diminuindo assim o tempo da sessão.

Aplicação

O objetivo do tratamento é aumentar a temperatura do tecido no sentido de alcançar uma temperatura local de 40 ºC a 43 ºC, o que desencadeia uma sequência de reações fisiológicas: aquecimento do tecido induz o aparecimento de vasodilatação local e estímulo à formação de novo colágeno (neocolagênese).

Durante a aplicação, o calor gerado deve ser monitorado de acordo com o relato do paciente e medido através de um termômetro que acompanha o equipamento. Desta forma, o profissional monitora o aumento de temperatura até que a temperatura ideal seja atingida. É usado de cinco a dez minutos de aplicação por região, portanto o tempo total de aplicação é de acordo com a necessidade do paciente.

O tratamento é indolor, não invasivo e não ablativo, o que faz com que a rotina diária dos pacientes não seja alterada. É um tratamento possível de ser realizado em qualquer época do ano ou fototipo do paciente. O procedimento é acompanhado por uma sensação de intenso calor e eritema moderado que é mantido por algumas horas.

Mecanismo de ação

O aquecimento tecidual endôgeno é conseguido através das características construtivas para cada tipo de eletrodo aplicador, onde o fluxo da corrente elétrica de alta frequência no tecido local provoca a elevação da temperatura por efeito joule (aquecimento seletivo tecidual). Como resultado, as fibras colágenas contraem aumentando a síntese de um novo colágeno (neocolagenese progressiva).

Além disso, há um incremento no aporte sanguíneo e vascularização na área promovendo a descompressão dos tecidos tratados, justificando os efeitos do fluxo da corrente de rádio-frequencia na celulite, fibrose, aderências teciduais e flacidez de pele.

Fonte: Hertix