A Sociedade de Dermatologia sempre traz novidades para o tratamento estético. Recentemente chegou ao Brasil uma novidade alternativa ao botox injetável.

A toxina botulínica (botox) em creme parece ser a solução para quem quer manter a pele jovem, mas tem pavor de agulhas.

A toxina em creme têm um efeito diferenciado, se comparado ao botox injetável. Estes novos cosmecêuticos acabam atingindo a musculatura lisa superficial da pele e diminuem sim as ruguinhas superficiais, mas as rugas de expressão não.

A toxina em si é a mesma, sendo que, se você apenas colocá-la na pele, ela não será absorvida, pois tem uma molécula pesada que não atravessa as camadas da epiderme. Para que ela seja realmente absorvida, precisa de um transportador, o carreador. A empresa que lançou a toxina botulínica em gel conseguiu desenvolver um carreador e isso faz com que ela seja absorvida pela pele. Todo este procedimento é feito em consultório.

O botox em creme é recomendado para pequenos reparos. Deve ser usado somente para estética, em casos de rugas superficiais e onde não há flacidez excessiva. Ela é usada para eliminar as rugas ao redor dos olhos. Assim funciona bem, mas ainda não tem indicação para aquela região da testa, entre os olhos, a glabela. Além disso, a toxina botulínica também é usada para o controle de excesso de suor.

Já o tradicional botox injetável é usado para diversos outros fins, por exemplo: Pés de galinhas, elevar a sobrancelhas, rugas ao redor dos lábios, do pescoço - que chamamos de técnica de Nefetit -, do colo e de expressão e sudorese excessiva de axilas mãos e pés. Além disso, hoje alguns pacientes com acne se beneficiam com a aplicação da toxina.

Sobre a diferença de tratamento: A toxina injetada tem uma durabilidade aproximada de quatro a oito meses, variando de paciente para paciente e da dose usada. Pode ser reaplicada a cada seis meses ou até uma vez por ano. Já a toxina em creme sempre vai ter que ser usada e o seu efeito vai sendo otimizado a cada passada.

As principais propostas da toxina em creme são: Paralisar a musculatura superficial da pele, e em apenas seis horas é possível notar algum efeito, nivelar e reparar rugas superficiais, atenuar e elevar as linhas finas, revigorar sua pele instantaneamente, melhorar a textura e as linhas finas, fortalecer a elasticidade da pele.

Embora não haja registros de efeitos colaterais graves é preciso tomar cuidado. Como qualquer produto, tanto o injetável como tópico pode ter reações alérgicas sim, e os sintomas podem variar de paciente para paciente, normalmente vão desde vermelhidão local, prurido e placas eritematosas.

Fonte: Mais equilíbrio