É sabido que o exercício físico é eficiente no emagrecimento. O perfil da população mudou nos últimos anos e o índice de obesidade e sobrepeso cresceu muito. É consenso na literatura que a prática de exercícios físicos regulares levam a melhora da circulação sanguínea, stress, concentração e qualidade do sono, a frequência leva a diminuição de peso ponderal, já que o aumento do metabolismo, aumenta também o gasto energético.

O tratamento estético vem percorrendo lado a lado com a atividade física quando o assunto é o controle do estresse. Uma massagem pode ajudar a restaurar o equilíbrio emocional, a auto estima, geralmente rebaixada, promove o relaxamento e ainda melhora a textura da pele.

Santoro, 2013, analizou os resultados do tratamento estético aliado ao exercício, para isso, avaliou 03 grupos de 03 indivíduos, sexo feminino, com sobrepeso, sendo:

1º grupo: somente tratamento estético durante 30 dias, 2 x por semana por 01 hora;

2º grupo: somente atividade física durante 30 dias, 2 x por semana por 1 hora;

3º grupo: tratamento estético e atividade física durante 30 dias, 4 x por semana por 1 hora.

Todas as voluntárias foram analisadas por avaliação clínica e nutricional, além da avaliação antropométrica. Os exercícios físicos eram compostos de 10 minutos de aquecimento + 30 minutos de caminhada + 10 minutos de alongamento. O tratamento estético realizado foi de argiloterapia, massagem modeladora, massagem relaxante. É importante entender que a argila desintoxica e a massagem modeladora ativa a circulação e a oxigenação das células de gordura.

O grupo 01 e 03 eliminaram 2 quilos após o primeiro mês; o grupo 2 e 3 aumentaram a quantidade de massa óssea, extremamente importante para mulheres nessa idade (45 – 65 anos), Porém, em relação as medidas abdominais, o grupo que recebeu atividade física + tratamento estético teve maior redução, comparado aos outros grupos.

Apesar da pesquisa não considerar uma alimentação equilibrada, é possível observar que o exercício físico é capaz de aumentar o gasto energético e, aliado ao tratamento estético, que ativa a circulação, eliminando as toxinas, auxiliando no metabolismo das células de gordura, os resultados são potencializados.

Podemos, então, imaginar como os resultados serão potencializado se adicionarmos uma alimentação equilibrada, variada e colorida.

Fonte: Meu Nutricionista