Um estudo publicado na revista "Cell Metabolism" descobriu que uma droga aprovada nos Estados Unidos para tratar a síndrome da bexiga hiperativa pode estimular o metabolismo da gordura marrom (que queima caloria em vez de armazená-la), tornando-se uma forte candidata para combater a obesidade.

Estudos anteriores descobriram que a gordura marrom pode ativar o receptor β3-adrenérgico, que se manifesta nas superfícies das células de gordura marrom e branca, assim como em células da bexiga e de outros tecidos. Pensando nisso, pesquisadores se perguntaram se a mirabegron, uma droga cujo alvo é esse receptor e recentemente foi aprovada, poderia ajudar no controle do peso.

Doze homens participaram do estudo e receberam 200 miligramas da droga. Com isso, a taxa metabólica deles em descanso subiu em 203 calorias por dias. Todos eram jovens e saudáveis que nunca tinham tomado o medicamento.

— O tecido adiposo marrom produz o receptor β3-adrenérgico a níveis mais altos do que praticamente qualquer outro órgão no corpo. Nós mostramos que a dose um dose estimula o tecido, que pode consumir glicose e queimar calorias — afirmou o autor do estudo, Aaron Cypess, do Beth Israel Deaconess Medical Center, afiliada da Escola Médica de Harvard.

Mais estudos ainda precisam ser feitos para confirmar sua eficácia.

Fonte: O globo