O ácido tricloroacético (TCA) é uma substância ácida aquosa inicialmente utilizada no tratamento de feridas, como cauterizador de doenças da pele e tumores, e no tratamento de calos, verrugas e aftas. Como agente para peeling químico o TCA é uma substância química cauterizante capaz de provocar necrose da pele causando uma epidermólise profunda com um processo inflamatório residual que pode ter duração de até oito semanas. É quando a lesão tratada adquire cor branca (Frost) assim que aplicada na pele. Quanto mais profundo for o peeling, mais intenso e mais rápido será a formação do Frost. Para o peeling médio, o Frost ideal é o Frost nível II (Zamarian, 2011).

O ácido tricloroacético é um dos mais procurados entre os peelings de profundidade média por atingir ótimos resultados nessa profundidade. Apesar de ser possível usá-lo em alta concentração para realizar um peeling profundo, é consenso que é muito mais arriscado que quando feito com substância mais indicada para peeling profundo, como o fenol, por exemplo. Além disso, em altas concentrações (acima de 50%), o TCA tem maior risco de deixar cicatrizes e queloides, quando comparado ao fenol.

Após o peeling de ácido tricloroacético ocorre a formação de crostas que caem naturalmente entre cinco e sete dias. Pode ser aplicado em peles claras e morenas.

Indicações e contraindicações


São indicações ao uso do peeling de TCA:


- Rejuvenescimento da pele da face de três a cinco anos;

-Remoção de rugas finas, mas não remove rugas profundas;

- Remoção de manchas superficiais, mas não remove manchas profundas;

- Remoção de cicatrizes leves decorrentes da acne;

- Remoção de sardas e manchas de sol;

- Amenização de olheiras;

-Desobstrução de poros e fechamento de poros dilatados.

São contraindicações ao uso do peeling de TCA:


-Peles com tendência a queloide;

- Pacientes que usaram isotretinoína nos últimos doze meses;

-Processos inflamatórios locais;

-Peles com infecções locais como herpes;

- Peles tatuadas ou bronzeadas.

Concentrações

Para peeling médio, a concentração ideal varia entre 20-35%.

Fonte: Portal Educação