O que é a Hidrolipo?

A Hidrolipo, mais conhecida como Hidrolipoclasia não Aspirativa ou Hidrolipoclasia Ultrassônica é um procedimento minimamente invasivo que visa reduzir medidas e acabar com a gordura localizada através da quebra de tecido adiposo a partir da aplicação de uma solução hipotônica diretamente na gordura localizada seguida da ação de ultrassom focalizado e drenagem para a eliminação da gordura.

Não se trata de um procedimento invasivo como a Lipoaspiração, Hidrolipo Aspirativa ou Lipoaspiração Tumecente, mais conhecidas como Lipo Light.

Como funciona a Hidrolipo?

A Hidrolipo é realizada primeiramente através da aplicação de uma solução hipotônica (soro e outras combinações) nas células de gordura diretamente na região em que se deseja tratar. Posteriormente são realizadas sessões de ultrassom focalizado de alta potência para quebrar as células adiposas e drenar a gordura. O procedimento é considerado orgânico, pois a gordura e a solução injetada são eliminadas naturalmente pelo corpo, dispensando a invasão das cânulas aspirativas, minimizando assim qualquer tipo de risco.

As ondas de ultrassom utilizadas, após a aplicação, penetram de 3 a 4 cm de profundidade, provocando o extravase das células de gordura de forma muito mais eficiente, pois com o espaço entre as células preenchido por líquido e até mesmo o inchaço das células adiposas com a presença do líquido hipotônico, a estimulação do ultrassom é super potencializada e os resultados são muito superiores comparados aos resultados obtidos apenas com o aparelho de ultrassom.

Pós-Aplicação: A Hidrolipoclasia não-aspirativa é um procedimento relativamente indolor (já que são aplicados anestésicos tópicos no local e também em sua composição), porém de acordo com a sensibilidade da pele e a região onde for aplicada, pode ocorrer dor e edemas na região após as aplicações.

Após a aplicação é possível o inchaço natural devido a quantidade de líquido injetado, sendo eliminado através do Ultrassom e também de Drenagem Linfática e outros procedimentos como o Dome Invel® Corporal (máquina de tecnologia japonesa com infravermelho longo) que podem ser acrescentados para a eliminação mais rápida dos líquidos no organismo.

Por se tratar de um tratamento minimamente invasivo não é necessário período de recuperação nem o uso de bandagens como em outros procedimentos invasivos.

Já a cinta modeladora é muito bem-vinda após as aplicações do ultrassom. Ela ajudará na remodelagem corporal, como acontece após a lipoaspiração cirúrgica.

Comparação Entre Lipoaspiração (Cirúrgica) e Hidrolipoclasia Não-Aspirativa

Na lipoaspiração (procedimento cirúrgico) a gordura é retirada toda de uma só vez, muitas vezes causando traumas no organismo, sendo que a recuperação total do paciente( inchaços, hematomas, traumas) é conseguida após aproximadamente 60 a 90 dias.

Com a hidrolipoclasia não aspirativa o processo de retirada é feito semanalmente, aos poucos, para o organismo ter uma reação natural, sem traumas. Após cada procedimento o paciente tem sua vida normal, apenas com a região tratada um pouco inchada e ligeiramente dolorida. No final de aproximadamente 60 a 90 dias (conforme a quantidade de gordura retirada) o tratamento é finalizado.

Temos, portanto, a médio prazo, resultados similares ao da hidrolipoaspiração, com muito menos dor, melhor custo-benefício, sem recuperação pós-cirúrgica e praticamente zero de risco associado. E com a recuperação total após o mesmo período ( 60 a 90 dias).

Indicações da Hidrolipo

A Hidrolipo é indicada para ajudar na perda de gordura localizada de pequeno porte em locais como cintura, braço, abdome, flancos (pneuzinhos), culote e joelhos. Não é indicada para perda de peso corporal.

Contraindicações da Hidrolipo

Há poucas contraindicações deste tratamento. Apenas mulheres grávidas, lactantes ou com lesão de pele na região do tratamento estão contraindicados ao procedimento.

Resultados e Número de Sessões

O procedimento de Hidrolipoclasia não Aspirativa ou Hidrolipoclasia Ultrassônica (HLC-U) tem os melhores resultados contra a gordura localizada, visto não se tratar de uma técnica invasiva aspirativa. Os resultados em médio prazo são semelhantes aos de uma hidrolipoaspiração , mas sem internação ou cicatrizes, de forma natural e rápida recuperação, permitindo o retorno às atividades diárias logo após as aplicações.

É necessário que se realize uma avaliação para saber o número indicado de sessões para cada caso, porém em média são de 5 a 10 sessões (sempre com uma sessão de Ultrassom – Manthus – associada à aplicação da solução hipotônica), além de outros tratamentos complementares que podem ser acrescentados para a eliminação mais rápida da gordura do organismo.

Como em qualquer tratamento na área de estética, atividades físicas regulares e dieta balanceada devem ser mantidas, simultaneamente, para obtenção de resultados mais rápidos e mais duradouros.

Fonte: Vitaclin