A vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico, é uma vitamina indispensável para o corpo humano. É uma vitamina anti-escorbútica, combatendo inflamações na língua, nas gengivas e dores nas articulações e tem propriedade hidrossolúvel que, desta forma, não se acumula no organismo, sendo expelido o seu excesso através da urina.

A vitamina C apresenta uma importante função na formação do colágeno, uma das mais importantes proteínas do nosso organismo, constituindo cerca de 30% da proteína dos nossos tecidos, por isso possui uma importância vital no crescimento dos tecidos do corpo e da sua reestruturação.

A vitamina C apresenta-se como um poderoso antioxidante, ajuda a baixar o mau colesterol (LDL), fortalece o sistema imunológico, conseguindo ainda desoxidar a vitamina E, importante ao nível da fertilidade. Apresenta ainda a importante função de melhorar a absorção das proteínas e ferro no nosso organismo.

Desta forma, a vitamina C é muito usada na estética, pois sendo antioxidante combate os radicais livres, evitando assim a oxidação das células, e devido a isso, com o tempo, tende a clarear algumas manchas existentes na pele. Também estimula a formação do colágeno, protegendo a nossa pele de diversas agressões, tais como radiações ultravioletas, evitando rugas e o envelhecimento da mesma, diminuindo também a flacidez.

A vitamina C, tem assim uma forte aplicação quer ao nível do interior do organismo, quer do exterior, pode-se mesmo dizer que a vitamina C dá saúde e beleza.

Uso da Vitamina C em Cosméticos

Os benefícios cutâneos das terapias com cosmecêuticos contendo VITAMINA C incluem a promoção da síntese de colágeno, melhora da fotoproteção, clareamento de melasmas e melhora de uma variedade de dermatoses inflamatórias. Devido aos seus diversos efeitos positivos, a VITAMINA C tópica tem sido uma importante aliada dos profissionais e um dos ingredientes mais usados em produtos cosméticos.

Pesquisadores alemães relataram em estudo a capacidade da VITAMINA C, aplicada topicamente, em reduzir significativamente as rugas faciais. Pode, portanto, apresentar efeitos terapêuticos na regressão estrutural e nas mudanças associadas ao processo de envelhecimento.

Propriedades fotoprotetoras da VITAMINA C têm sido demonstradas, sendo considerada uma forte candidata para o uso preventivo e terapêutico no tratamento da pele envelhecida.

A VITAMINA C deve ser considerada uma opção importante no tratamento do melasma, devido à sua ação despigmentante. Além disso, a terapia com VITAMINA C apresenta boa tolerabilidade, podendo ser utilizada como monoterapia ou em associação com outras terapias.

Em relação à gordura localizada, a VITAMINA C, também tem sua atuação, uma vez que participa da produção da carnitina, uma molécula que combate o acúmulo de gordura localizada.

Resumindo, a VITAMINA C:

- Fortalece as defesas do corpo, aumentando a produção de leucócitos (células de defesa do organismo);

- Adia o aparecimento de rugas, por ser uma substância altamente antioxidante, combate os radicais livres, um dos principais causadores do envelhecimento;

- Previne o câncer, também devido ao poder antioxidante que inibe o desenvolvimento de tumores.

- Contribui para uma pele firme, pois participa da produção de colágeno (proteína que dá firmeza à pele);

- Deixa os cabelos mais bonitos, pois revitaliza e dá elasticidade aos fios.

Conheça alguns sinais de deficiência:

- Anemia (por falta de vitamina C);

- Escorbuto: hemorragias, inflamação nas gengivas e queda dos dentes;

- Dores musculares e nas articulações;

- Taquicardia.

E os sinais de excesso:

- Indigestão;

- Diarréia;

- Inibição da produção de progesterona (alterando o ciclo menstrual);

Preste atenção à necessidade diária:

- Lactantes: 45 mg/dia;

- Crianças: 20mg/dia;

- Adultos: 90mg/dia (para homens) e 75mg/dia (para mulheres);

- Idosos: 90mg/dia (para homens) e 75mg/dia (para mulheres);

O uso tópico da vitamina C, em um creme, por exemplo, é mais eficiente para o tratamento da pele do que o uso por via oral. A concentração indicada varia de acordo com características da pele. Pode ser aplicada uma ou mais vezes ao dia, associada ou não a tratamentos à base de ácidos.

Há formulações que incluem no mesmo creme vitamina C e filtro solar. A grande dificuldade é manter o produto estável. Por isso, conserve o potinho com o creme em lugar fresco, que não pegue vapor nem muita luz. Se o creme escurecer, é porque a vitamina se degradou e perdeu suas funções.

Fonte: Espaço Fisio&Forma