Os sabonetes são substâncias detergentes que removem a camada de gordura, que são parte da barreira de proteção natural da pele. "Uma vez quebrada ou removida esta camada, a pele fica mais propensa a irritações e até infecções". Por isso, segundo a especialista, o uso de sabonetes ditos de limpeza profunda e antissépticos deve ser realizado com muita parcimônia.

O fato de fazerem mais ou menos espuma não é sinal de qualidade. Você precisa sempre avaliar o resultado. Após o banho, sua pele está macia e hidratada? Ou está áspera e ressecada? O uso de produtos antibacterianos só é recomendado em áreas muito úmidas ou abafadas, como axilas e pés. De acordo com especialistas, os sabonetes antibactericidas são vetados para a região vaginal. "Eles são capazes de combater as bactérias de superfície (pele e mucosa) e podem destruir os lactobacilos de proteção e aumentar o risco de infecções e irritações na vagina", alerta.

Sabonetes antiacne também devem ser usados moderadamente. Especialistas recomendam que uma pele com espinhas seja lavada entre duas ou três vezes ao dia, no máximo. "Produtos que contém ácido salicílico ou glicólico retiram a gordura natural da pele. Se usados repetidas vezes podem causar o efeito inverso: na falta de oleosidade as glândulas sebáceas reagem produzindo mais sebo".

Quanto às loções próprias para o rosto ou a higiene íntima, não há problemas. "Existem bons produtos disponíveis em supermercados", afirma Raquel. De qualquer forma, se há duvidas ou algum sintoma de rejeição, é sempre bom procurar avaliação do especialista. Os sabonetes líquidos íntimos são produtos a base de ácido láctico, que é um componente natural da pele. Como o pH da região externa vaginal é entre 5 e 5,5, esses sabonetes específicos têm a função de mantê-lo o mais próximo do ideal para o desenvolvimento e manutenção das células e flora natural da pele.

O uso destes sabonetes específicos é importante para que o pH seja devidamente controlado e a região permaneça higienizada e protegida por mais tempo. Entretanto, na prática, a fórmula destes produtos se equivale a de um sabonete neutro.

Veja a seguir algumas dicas para escolha de produtos de acordo com seu tipo de pele:

- Seca:Para evitar ainda mais o ressecamento, o ideal é usar sabonetes ricos em componentes hidratantes, como lactato de amônia, lanolina, óleo de amêndoas, extrato de semente de uva e manteiga de carité.

- Oleosa:Diminua o excesso de gordura usando sabonetes adstringentes, à base de hamamélis e própolis. Normal: Experimente ingredientes como cânfora e alantoína.

- Sensível:Abuse de substâncias calmantes, como camomila e erva-doce. Prefira sabonetes líquidos ou em gel, ou os infantis, que são menos agressivos.

Sabonetes líquidos possuem mais ingredientes benéficos, são mais suaves e agridem menos a pele. E atenção, pois o rosto é geralmente mais oleoso e precisa de um produto líquido ou em gel, que irrita menos e promove uma limpeza profunda. Já o corpo requer mais hidratação, exigindo produtos ricos em hidratantes e óleos, que amaciam a textura e deixam a pele com brilho.

Bebês e crianças possuem menos produção de oleosidade natural, que forma uma camada protetora nos adultos, capaz de inibir a invasão de microrganismos que causam doenças. Por isso, os sabonetes específicos para a primeira infância têm composições mais neutras, sem agentes químicos que diminuem a proteção natural da pele.

Fonte: Minha Vida