Qualquer ameaça de perda ou dano aos cabelos gera na maioria das pessoas preocupação e abalo na autoestima, justamente por se tratar de um componente fundamental de identidade pessoal. Por isso cada vez mais a saúde e a estética se voltam para uma ciência ainda pouco conhecida pela maioria das pessoas, a tricologia.

O que é tricologia

Tricologia, palavra que vem da junção do grego thricos (cabelos) + logos (estudo), é o ramo da ciência que teve início em 1902 com o propósito de estudar cabelos, pelos e os problemas relacionados a eles. O assunto recebe cada vez mais atenção de profissionais ligados à saúde e estética e reúne atualmente várias especialidades, como biomédicos, cosmetólogos, esteticistas, farmacêuticos, nutricionistas e médicos, que se unem para tratamentos eficazes e resultados cada vez melhores.

Tricologia – especialize-se

Na biomedicina estética, a tricologia luta para entrar como subespecialidade biomédica ligada à estética, que é responsável pelo diagnóstico e tratamento das disfunções estéticas e metabólicas relacionados aos cabelos, couro cabeludo e pelos. Existem cerca de 2500 causas que podem levar a determinadas afecções e desencadear a perda de fios. Para cada uma delas existe um tratamento específico.

Tricologista e sua atuação

O tricologista deve estar em contato permanente com as inovações da área para que o trabalho obtenha resultados cada vez mais eficazes. O profissional especializado orienta tratamentos e as devidas mudanças de hábitos aos seus pacientes, pois muitas vezes parte do problema se deve à má alimentação, estresse, ansiedade e muitos outros fatores que causam distúrbios capilares, ou seja, os problemas na maioria dos casos ocorrem de dentro para fora. Normalmente não há a necessidade de procedimentos invasivos, e a tricologia estética atua tendo a cooperação disciplinada do paciente, obtendo dessa forma excelentes resultados.

Tricologia nas clínicas de estética

O objetivo do tratamento capilar em clínicas de estética é recuperar os fios e a saúde do couro cabeludo e os recursos e técnicas geralmente utilizados são: laser, fotobiomodulação, dermaroller, infusão transdérmica, desobstrução folicular, que trazem excelentes resultados para os mais variados problemas capilares.

Laser na tricologia

O tratamento a laser é umas das técnicas uutilizadas na tricologia e que de acordo com estudos inibe a absorção de D.H.T. (Dihidrotestosterona) e o desvia para a circulação linfática. A Dihidrotestosterona é a responsável pela perda da capacidade dos folículos de produzirem novos fios. A aplicação de laser provoca a BIO-ESTIMULAÇÃO das células, o que acarreta alterações bioquímicas dentro delas, aumentando a sua capacidade de produzir novos fios. Aumenta também a produção de ATP (Adenosina trifosfato) e síntese de proteínas.

Fonte: Biomedicina estética