Ao pensar em ultrassom, a primeira situação que se visualiza são aqueles exames de imagem, para ver como estão os órgãos dentro do nosso corpo. Porém há algum tempo o ultrassom também vem sendo usado para tratamentos estéticos.

O ultrassom não focado pode ser usado para tratar a celulite, quando combinado com outras tecnologias. Quando ele é usado de forma focada, pode quebrar gorduras ou mesmo promover microcoagulação dos tecidos e consequente estímulo do colágeno. Dessa forma, ele pode ser utilizado tanto no tratamento de gordura localizada quanto em procedimentos contra a flacidez e perda de firmeza da pele da face e do pescoço.

Para entender melhor, o ultrassom é uma onda mecânica com uma frequência alta (acima de 20 kHz), que está fora da capacidade do ouvido humano, por isso nossos ouvidos não captam seu som. Ela é capaz de ultrapassar a pele e assim mostrar a localização de algumas estruturas dentro do nosso corpo, se refletindo nelas e voltando. Quanto maior a frequência da onda de ultrassom, mais superficialmente ele penetra na pele.

No caso dos tratamentos contra a flacidez da pele, seu efeito é térmico, que faz as moléculas vibrarem e gerarem calor, com isso o colágeno é estimulado. Já quando ele é usado para quebrar as gorduras, sua ação é mecânica, pois ele forma dois tipos diferentes de pressão alternadamente, comprimindo e "puxando" as células adiposas, o que faz com que elas se quebrem. A gordura fica entre as células e é metabolizada pelo sistema linfático.

Indicações ultrassom estético

O ultrassom estético normalmente é indicado para o tratamento da celulite, quebra da gordura localizada e para reduzir a flacidez do rosto e pescoço.

Como é feito ultrassom estético

O ultrassom estético é feito usando uma máquina diferente do ultrassom para uso médico, que normalmente são pequenos e de fácil transporte. Cada tecnologia é indicada para um fim:

O ultrassom estético não focado é indicado para o tratamento de celulite, mas normalmente aliado a outras tecnologias.

Já o ultrassom estético focado é dividido em dois tipos. O ultrassom de alta potência é capaz de penetrar 15 mm na pele, e é indicado para o tratamento da gordura localizada, por atuar de forma mecânica, comprimindo e "puxando" as células adiposas alternadamente, o que faz com que elas se quebrem. Alguns aparelhos inclusive usam outras tecnologias aliadas, como a radiofrequência e infravermelho.

O ultrassom focado de baixa frequência costuma penetrar até 4 mm da pele, e atua apenas criando vibrações nas células da pele. Quando elas vibram, provocam aumento do calor, e com isso o colágeno é estimulado. Isso ajuda a reduzir a flacidez da pele do rosto e pescoço.

Sessões

As sessões variam de acordo com o tipo de ultrassom aplicado.

O ultrassom não focado, para celulite, é feito semanalmente ou quinzenalmente, e normalmente totalizam-se 12 sessões. Depois disso, sessões de manutenção podem ser feitas mensalmente ou a cada três meses.

O ultrassom focado de alta potência, que atua na gordura localizada, deve ser feito em intervalos de no mínimo um mês, e pode ser feito em uma única sessão ou no máximo três. No caso desse ultrassom, não é indicado fazer sessões de manutenção, e sim recomeçar um novo tratamento.

O ultrassom focado de baixa potência, indicado para redução da flacidez no rosto e pescoço, é feito em apenas uma sessão, e seus resultados só poderão ser avaliados três meses depois, quando o colágeno novo é formado. Depois disso, novas sessões podem ser feitas apenas um ano depois.

Profissionais que podem fazer

Os ultrassons corporais podem ser aplicados por fisioterapeutas, mas o tratamento deve ser supervisionado por médicos. Já o ultrassom focado para flacidez da face e pescoço deve ser, preferencialmente, aplicado por medico dermatologista.

Cuidados antes ultrassom estético

É muito importante que a pele em que o ultrassom estético será aplicado esteja sem ferimentos. Outro quesito que não pode ser esquecido é relatar quais medicamentos você está tomando, o médico precisa estar ciente, pois remédios que alteram a coagulação sanguínea podem facilitar o surgimento de hematomas após a sessão.

Como os aparelhos que atingem camadas mais profundas da pele, no caso os que atuam contra a flacidez do rosto e pescoço, costumam causar dor na aplicação do ultrassom, é feita uma analgesia ou anestesia antes do início da sessão. É importante que a pele esteja limpa e seca e que os cremes ou maquiagem sejam removidos.

Cuidados após ultrassom estético

Normalmente não são necessários cuidados após a aplicação. Só é indicada a realização de exercícios físicos após as sessões contra gordura localizada para potencializar a queima da gordura que é quebrada no tratamento.

Contraindicações

A técnica de ultrassom estética é contraindicada em pessoas com câncer, pois pode acelerar o crescimento dos tumores. Também não é indicada para pessoas com problemas de coagulação ou doenças circulatórias.

Normalmente o tratamento não é feito sobre fraturas não consolidadas, endopróteses, implantes metálicos (inclusive o DIU), coração (pois pode alterar a contração do músculo cardíaco), cérebro, olhos e ouvido. Além disso, não é feita em regiões com infecção, pois pode disseminar esse problema.

Grávidas também são contraindicadas, pois pode ocorrer alteração no líquido amniótico e até gerar malformações no feto.

Acne grave é uma contraindicação para o uso do aparelho para flacidez do rosto e pescoço. Já o aparelho para gordura localizada é contraindicado em pessoas com colesterol ou triglicérides muito altos e com mau funcionamento do fígado, já que mais gordura será liberada na circulação para ser metabolizada nesse órgão.

Diabéticos precisam tomar cuidados ao realizar esse tratamento, pois o ultrassom gera uma agressão nos tecidos, e portadores de diabetes podem apresentar recuperação lenta dos tecidos por conta do retardo na cicatrização e dos danos neurais que podem decorrer de uma doença longa e sem controle. Mas isso só é ressaltado apenas para quem tem histórico de não tratamento por muito tempo. Diabéticos tratados podem ficar mais tranquilos.

Possíveis complicações ultrassom estético

Normalmente pode ocorrer uma vermelhidão ou inchaço no local em que o ultrassom foi aplicado, que duram por algumas horas ou poucos dias. Podem também aparecer pontinho arroxeados que indicam microsangramentos na pele e podem durar entre uma e duas semanas.

Já foi reportado o aparecimento de nódulos, hematomas, estriações lineares ou geométricas esbranquiçadas na pele, temporários. Muito raramente a pele pode ficar escurecida no local por 1-2 meses.

É essencial sempre fazer o procedimento com um profissional capacitada para tal. Quando o ultrassom para quebra de gordura localizada é mal aplicado, pode causar queimadura graves na pele. Já o procedimento para flacidez mal feito pode ocasionar paralisia ou perda de sensibilidade dos nervos da face, que normalmente duram de duas a seis semanas.

Resultados

Muitos estudos já verificaram os resultados dessa técnica, e mostram que eles variam muito de pessoa para a pessoa, enquanto algumas apresentam grande melhora, outras podem não sentir diferença. Em torno de 20-30% deles podem não responder ao tratamento.

Não dá para comparar, por exemplo, com técnicas cirúrgicas como o lifting facial ou a lipoaspiração, principalmente quando falamos de aparelho de baixa potência. Porém, dada a relação entre risco e benefício, como não ocorrer os perigos de uma cirurgia, os especialistas acreditam que vale a pena.

O procedimento voltado a tratar a gordura localizada chega a reduzir em média entre um e quatro centímetros de gordura por sessão. Já os tratamentos para flacidez chegar a promover uma melhoria de 25 a 30% por sessão, mas isso só será percebido após três meses.

Alie o ultrassom estético com...

Alimentação balanceada

Não importa se você usa o tratamento contra gordura localizada, flacidez da pele ou celulite: ter uma alimentação balanceada vai ajudar em todos esses quesitos, afinal os nutrientes são construtores do nosso corpo. Principalmente no caso de quem está usando a técnica contra a gordura localizada e a celulite, o ideal é reduzir frituras e o consumo de carboidratos simples.

Atividade física

Ter uma vida menos sedentária é o melhor remédio contra a gordura localizada e a celulite. Os exercícios ajudam a ativar a circulação, melhorando o aspecto deste último problema. Quanto a gordura localizada, normalmente o processo do ultrassom já ajuda na quebra da gordura, que é metabolizada no fígado e vira energia. Se ela não for gasta em alguma atividade, voltará a ser convertida em gordura e se depositará onde estava antes.

Drenagem linfática

Quando você faz o ultrassom estético visando melhorar a celulite, a drenagem pode ser uma grande aliada, pois melhora a circulação e o metabolismo da região massageada. No caso de quem faz o tratamento para quebra do tecido adiposo, a gordura é reabsorvida pelo sistema linfático, e a drenagem ajuda a acelerar esse processo.

Compare o ultrassom estético com outros tratamentos

Quando pensamos no ultrassom, outros tratamentos podem ter uma ação semelhante. Veja quais são eles e compare os efeitos.

Radiofrequência

A técnica funciona de forma semelhante ao ultrassom quando gera calor na pele, e com isso renovando o colágeno. Os resultados são inclusive bem semelhantes.

Mesoterapia

O método também dá conta da gordura localizada, ao aplicar substâncias que reduzem a gordura diretamente no local em que ela está acumulada, por meio de injeções. O resultado acaba sendo semelhante ao ultrassom.

Infravermelho

O procedimento consiste em ondas que fazem as células vibrarem e assim estimula a produção de colágeno e também melhora o metabolismo local, evitando a celulite. Os resultados também se assemelham ao do ultrassom.

Laserlipólise

Esse é um método microinvasivo, mais eficaz que o ultrassom, em que uma cânula inserida na pele libera o laser e destrói diretamente a gordura, por mecanismo térmico e termo-mecânico, liquefazendo-a e aspirando-a.

Fonte: Minha VIda