Matéria disponibilizada pela professora/coordenadora Lorena Soares:

Esta é a pergunta que recebo diariamente de alunos e interessados em ingressar na Saúde Estética, então resolvi postar aqui a minha resposta.

Fazer cursos é imprescindível porque a estética está em constante atualização. A cada mês são apresentadas novidades e é claro que um bom profissional não pode ficar alheio às inovações.

Como sou coordenadora de especialização em Saúde Estética Interdisciplinar Avançada e em Estética e Cosmética Interdisciplinar Avançada pelo INCURSOS, os meus alunos sempre me questionam quando lanço cursos e workshops (se eles realmente precisam fazer). E a resposta que dou é sempre a mesma: a especialização foi projetada para que os alunos se tornem exatamente ‘especialistas em saúde estética’, de modo que tenham todo conhecimento básico e específico para atuarem na estética e que a exerçam com ética e responsabilidade.

É fato que a carga horária de uma especialização é bem superior à duração de um curso de capacitação – que a meu ver é uma preparação rápida para quem desejar iniciar na área estética, mas, friso bem, como técnicos e não como especialistas.

Como a Saúde Estética tem chamando muita atenção pelos ganhos (superior ao piso salarial do biomédico, farmacêutico, enfermeiro e fisioterapeuta), a ansiedade tomou conta dos interessados pela busca de um início rápido.

E é nesse cenário que o curso de capacitação é indicado, preparando o profissional para o start das atividades. Entretanto é necessário que a busca de conhecimento não fique limitada a um curso. É fundamental a constante atualização, preparação e a maturidade – é preciso saber lidar com o erro ou com imprevistos. E nesse ambiente desafiador ter o conhecimento de um especialista torna-se um diferencial, pois o curso, por ter maior amplitude, aborda facetas do cotidiano e se aprofunda na rotina profissional com ênfase na biossegurança, legislação e afins.

A minha pergunta é: vocês estão preparados? Os cursos de extensão capacitam, mas não habilitam. A habilitação pertence ao seu conselho de classe que define os requisitos necessários: diploma de conclusão da especialização latu sensu, prova de títulos, análises de currículos ou experiências através de atendimentos e cursos. Ah! Há ainda a possibilidade de obter a habilitação durante a graduação.

O Instituto Vida Saúde e Estética procura estar sempre em contato com os conselhos de classe de modo que essa parceria facilite o entendimento sobre o cada profissional pode ou não realizar, mas nós somos apenas um Instituto de cursos não temos influência e prerrogativas para fazer esta avaliação, que como já disse, cabe aos conselhos. O nosso compromisso é com a disseminação de um conhecimento sério, ético e responsável. Para esclarecimentos assertivos, sugiro que cada profissional busque essas informações em seus respectivos conselhos.

Bem, voltando ao item provas de títulos… você pode se perguntar: o que são? Bem, elas irão avaliar o seu conhecimento teórico e prático na estética – mas só quem possui, no mínimo, 3 anos de formação pode se submeter à ela.

As provas geralmente são realizadas em três etapas pelo conselho de Biomedicina: 1) envio de todos os certificados na área da biomedicina e na estética (cursos de capacitação, workshops, minicursos, participação de congressos, titulações específicas ou da biomedicina em geral) e a comprovação de estágio específico; 2) realização de entrevista onde será avaliada a sua experiência na área e; 3) realização de uma prova de conhecimentos gerais e específicos.

Como muitos já sabem, ofereço em grandes cidades brasileiras meu projeto de especialização em Saúde Estética e aproveito a oportunidade para deixar aqui o endereço eletrônico basta clicar em INCURSOS, automaticamente você será redirecionado a página da Instituição e lá vocês poderão ter informações completas sobre a pós-graduação.

Já pelo Instituto Vida Saúde Estética exerço a função de diretora comercial, gestão de novos negócios e docente – comercializamos nossos cursos primando pela atualização e resultados, além de destacar nossos protocolos exclusivos nos atendimentos clínicos. Focamos em módulos completos e também em cursos In Company, específico para as necessidades de cada empresa e que oferece ainda a flexibilidade de dias e horários. Ah! Em breve ampliaremos o nosso sistema de ensino para São Paulo e Belo Horizonte!

E já que estou falando abertamente sobre a área estética, aproveito esse espaço e me dirijo a cada colega biomédico que já possui uma clínica que possa oferecer vagas para estágio. Acredito que juntos poderemos fortalecer e contribuir mais para a biomedicina estética no Brasil. E se você estudante se interessou, deixe seu contato aqui em nosso site no menu Contato.

Concluindo este texto, preciso deixar claro que o meu maior objetivo é que tenhamos profissionais a serviço da saúde estética que foquem na capacitação, sempre com ética e responsabilidade. Tenho a convicção que vamos nos fortalecer no mercado de trabalho, obtendo respeito pelos colegas de outras áreas e assim promovendo a saúde estética a cada paciente que buscar pelo nosso atendimento.

Reitero também que nada substitui a especialização latu sensu, pois nada substitui uma abordagem generalista e específica juntamente com a realização de um bom acompanhamento supervisionado. Eu sempre digo que o meu projeto não é para habilitar biomédicos na estética e sim especializar profissionais a serviço da saúde estética no Brasil. :)

Fonte: Instituto Vida e Saúde Estética