A Reflexologia dos Pés é uma técnica de massagem que utiliza a pressão em determinados pontos dos pés, aos quais correspondem regiões e órgãos do corpo humano. De acordo com o grau de desconforto experimentado nos pontos trabalhados, é possível perceber quais partes do corpo registram desequilíbrio.

A Reflexologia pode ser utilizada integrando os princípios da Medicina tradicional Chinesa.

Objetivo

A Reflexologia dos Pés tem como principal objetivo atuar na prevenção e no auxílio ao tratamento de disfunções do corpo, através da pressão nas zonas reflexas dos pés.

É utilizada também para reequilibrar o corpo, reduzir tensões, atingir o relaxamento, melhorar a circulação sanguínea e dissolver os cristais de cálcio e ácido úrico depositados nos pés.

Histórico

Não há um consenso sobre a origem da Reflexologia. Acredita - se que teve origem na China há 5.000 anos, porém, os mais antigos registros provêem do Egito, em pictogramas dos túmulos e murais.

E ainda, há relatos do uso da Reflexologia na Índia e na Pérsia; e em meados do século XV, uma forma de Reflexologia também era praticada na Europa e pelos índios Cherokees na América do Norte.

Segundo a cultura Oriental, os pés são utilizados para receber a massagem, devido à passagem neles dos principais meridianos responsáveis por conter a energia vital e fazer circular o Qi. Além disso, os reflexos nos pés são estimulados naturalmente quando permanecemos em pé ou caminhamos, promovendo equilíbrio energético e fisiológico.

No Ocidente, as primeiras teorias envolvendo zonas reflexas foram desenvolvidas por William Fitzgerald, que dividiu o corpo em áreas que eram utilizadas para analgesia e, com o passar do tempo, percebeu que, através da pressão era possível identificar as possíveis disfunções futuras.

Porém, foi sua assistente Eunice Ingham em 1930, que aprimorou os estudos das zonas longitudinais e mapeou os pés em relação aos pontos que se refletem nas diferentes partes do corpo humano, até produzir um mapa do próprio corpo nos pés. Seu trabalho foi tão bem sucedido e reconhecido que seu nome passou a ser vinculado diretamente à técnica da Reflexologia.

Indicações

A reflexologia pode ser utilizada como terapia complementar e auxiliar no tratamento das mais diversas doenças e ainda, é uma técnica eficaz para aliviar as dores e tensões do dia a dia. É comumente utilizada nos seguintes casos:

Dores:


Torcicolo
Dores na coluna
Ciatalgia (dor no nervo ciático)
Dor de garganta
Dor de cabeça e enxaqueca
Dor muscular
Dor no estômago

Doenças Inflamatórias:


Cistite
Amidgalite
Sinusite
Rinite
Disfunções ginecológicas e urogenitais:
Síndrome do ovário policístico
Cólicas menstruais
Tensão pré-menstrual
Impotência Sexual
Menopausa

Doenças Gastrointestinais:


Gastrite
Azia
Má digestão
Hemorróida
Constipação Intestinal (intestino preso e preguiçoso)

Outros:


Depressão
Ansiedade
Vertigem ou tontura
Zumbido no ouvido
Insônia
Asma

Contraindicações e Cuidados:


Febre
Inflamações agudas
Infecções e feridas nos pés
Gravidez (até o 3º mês de gestação)
Trombose
Tromboflebite
Diabetes descompensada

Fonte: ITIO