O Shiatsu Facial é uma técnica de massagem terapêutica da medicina chinesa - assim como a acupuntura, a reflexologia e a auriculoterapia - que estimula pontos de meridianos e canais de energia no rosto. O método ajuda a tratar distúrbios de saúde e ainda favorece a estética.

Alguns pontos na face estão diretamente relacionados ao corpo e visam equilíbrio físico e energético da pele e do organismo. Por exemplo: a região abaixo dos olhos está ligada à região dos rins. Já o espaço entre as sobrancelhas está conectado ao fígado, e a testa ao intestino. Sendo assim, podemos interpretar que as olheiras são sintomas de que algo não vai bem nos rins. As rugas entre as sobrancelhas, além de sinalizarem raiva e irritabilidade, também podem significar que o fígado está mais vulnerável.

No shiatsu facial, além de recuperar o viço da face, a massagem age também sobre toda a saúde do corpo. Os benefícios são inúmeros, dentre eles:


- Melhora a circulação sanguínea através da oxigenação das células, o que favorece o viço da pele.

- Atenua e previne rugas de expressão.

- Traz equilíbrio e bem-estar.

- Tonifica a musculatura.

- Auxilia no tratamento da Articulação Temporomandibular (ATM). Esse distúrbio é caracterizado por uma alteração da articulação que liga o maxilar à mandíbula e pode, por exemplo, não estar funcionando adequadamente. Essa articulação é uma das mais complexas do corpo humano, responsável por mover a mandíbula, relaxando a musculatura.

- Contribui no tratamento do bruxismo, que é o hábito de apertar e ranger os dentes, principalmente durante o sono, geralmente causado por tensão muscular ou emocional.

- Ameniza dores de cabeça, enxaqueca e irritabilidade.

O Shiatsu Facial também é muito indicado para períodos da TPM que tenham como principais sintomas irritabilidade, dores de cabeça e enxaquecas.

No entanto, a terapia é contraindicada em casos de febre, infecções, câncer linfático ou de pele, doenças contagiosas, alergias e resfriados.

Fonte: 180 Graus