Iontoforese

É uma corrente de baixa frequência, conhecida também como corrente contínua, a corrente galvânica no modo de iontoforese é utilizada para permeação de ativos, sendo eles cosméticos ou não, ou seja, para facilitar a "entrada" desses princípios ativos através da barreira espessa que é a pele.

Corrente Continua

É uma corrente contínua, pois os elétrons só se direcionam para um sentido e constante, não há oscilações de polaridade, onde o profissional é quem seleciona a polaridade do tratamento (positivo + ou negativo -) e essa polaridade se mantém durante o tempo determinado.

Eletroforese ou iontoforese significa a capacidade em que a corrente contínua tem de repelir íons da mesma polaridade existente no eletrodo ativo, ou seja, íons diferentes se atraem e os íons iguais se repelem. E com o uso desta corrente há um leve aquecimento no local aplicado, causando hiperemia.

Eletrodo ativo é aquele que se utiliza para repelir as substâncias aplicadas na pele, geralmente aquele que está sendo movimentado no cliente.

Eletrodo passivo é aquele usado para fechar o circuito de corrente.

Existem cosméticos no mercado que possuem polaridade (produtos ionizáveis), estes produtos geralmente tem em seus rótulos/embalagens a descrição da mesma, podendo ser negativas (-) e/ou positivas (+). Quando esta informação não for especificada, há a possibilidade de entrar em contato com a empresa do produto para saber a polaridade.

Indicações

Todos os procedimentos onde o objetivo é obter os benefícios de permeação de ativos sobre a pele, sendo eles, revitalização cutânea, tratamento de peles oleosas, tratamento de HLDG, hidratação, nutrição, tratamentos para gordura localizada, tratamentos de seborreia, rugas, estrias entre outros.

Eletrodos

Existem eletrodos utilizados na iontoforese para tratamentos faciais e corporais, mas não é uma regra, o mais importante é saber adaptar os tipos de eletrodos para as diversas superfícies que se pretende tratar.

Bastonetes–podem ser usados no corporal e no facial ou para fechar o campo (eletrodo passivo) com o eletro ativo.

Rolinhos– podem ser usados tanto no corporal como no facial.

Placas– utilizadas geralmente para fechar o circuito (corrente).

Parâmetros

Polaridade

É necessário ajustar a polaridade no aparelho conforme informação presente no rótulo do produto ionizável utilizado.

Um produto com polaridade negativa (-) só irá permear na pele se a polaridade do eletrodo ativo for igual ao do produto, ou seja negativa (-) e o eletrodo passivo positivo (+).

Da mesma forma um produto com polaridade positiva (+) só irá permear na pele se a polaridade do eletrodo ativo for igual ao do produto, ou seja positiva (+) e o eletrodo passivo negativo (-).

Intensidade

Varia de acordo com a sensibilidade do cliente e tamanho do eletrodo que vai usar. Extremamente importante trabalhar com baixa intensidade, de acordo com a sensibilidade do cliente e aumenta-la lentamente.

Tempo

O tempo pode variar de acordo com o tamanho do eletrodo usado, é importante realizar movimentos lentos, e não perder o contato com o cliente. Entre as literaturas pesquisadas, o tempo de aplicação não deve ultrapassar 30 minutos em uma área grande de tratamento. Verificar informações com o fabricante do produto adquirido.

Sensação da corrente

Ao passar a corrente, começa a produzir uma sensação de cócegas ou comichão e conforme aumenta a intensidade a sensação passa para um leve formigamento. Aumentando em exagero a intensidade, passa para uma sensação de agulhada, ardência e dor podendo chegar a queimaduras.

Como Aplicar

1- O cliente deve estar com a pele higienizada e livre de oleosidade, assim, a corrente elétrica será melhor conduzida.

2- Além da higienização é importante esfoliar a pele, pois diminuindo a espessura automaticamente facilitará a permeação dos ativos com a corrente elétrica.

3- Utilize o eletrodo passivo de acordo com a informação do fabricante.

4- Aplique o produto ionizável na região onde irá tratar.

5- Passe o eletrodo ativo específico lentamente, respeitando os parâmetros indicados.

Avisos

- Mantenha seu aparelho sempre em boas condições de uso, pois um aparelho descalibrado pode provocar choques, queimaduras, e lesões em seu cliente. Leve-o de tempos em tempos na assistência técnica equivalente para a calibragem.

- Na iontoforese diferentemente da microcorrente o cliente sente a corrente elétrica, por este motivo, tenha o cuidado de respeitar os limites de intensidade que cada pessoa aguenta sentir.

- Higienize seus eletrodos com álcool 70%. Ou siga as orientações do fabricante.

- Cuidado com os fios de seus eletrodos, guarde-os de maneira adequada de acordo com o fabricante de seu aparelho para evitar danos no mesmo e possíveis choques elétricos.

- Mantenha sempre o seu eletrodo ativo em movimento para evitar queimaduras na pele do cliente e não os retire da pele do mesmo sem desliga-los.

- Tenha o cuidado em pedir para o cliente retirar todos os objetos de metais enquanto estiver recebendo o procedimento.

Contra Indicações

- Lesões no local da aplicação
- Próteses metálicas no local da aplicação
- portadores de marca-passo
- Portadores de diabetes descompensados
- Hipertensão ou hipotensão descompensados
- Gestantes
- Inflamações ou feridas no local da aplicação
- Neoplasias
- Pessoas com distúrbios de sensibilidade
- Portadores de epilepsia
- Varizes

Fonte: Mundo Estética