O que é o laser thulium

O laser de Thulium é um laser com comprimento de onda de 1927nm. Ele recebe este nome, pois o elemento químico que emite a luz do laser é chamado de Thulium. Ele tem como característica de um laser menos agressivo para a pele, pois não a agride muito e não resulta em crostas quando aplicado com energias baixas.

Indicações do laser thulium

O laser thulium é usado principalmente para combater manchas de pele, como o melasma, em tratamentos terapêuticos. Existem outros lasers indicados para esse tipo de problema, mas a vantagem do laser thulium é que ele necessita menos sessões.

Como é feita a aplicação laser thulium

Após a pele limpa e retirada todas as impurezas, usa-se um anestésico tópico por uma hora e após isso, o laser é aplicado, de forma lenta com movimentos repetitivos de vai e vem, liberando a energia do laser por um scanner que fica no aplicador da máquina. Após o tratamento, a pele fica discretamente rósea ou mais avermelhada, de acordo com o tipo de pele. As mais claras ficam mais avermelhadas e as mais escuras menos.

Sessões

Em geral, são feitas cerca de três a cinco sessões com intervalos de 30 a 45 dias. Cada sessão dura cerca de quinze minutos e em geral é preciso fazer manutenção a cada seis meses.

Cuidados antes da aplicação do laser thulium

É importante que uma semana antes da aplicação do laser thulium, o paciente evite o uso ácidos fortes (como o ácido retinóico) e exposição solar sem proteção.

Cuidados após a aplicação do laser thulium

Por mais que o laser thulium não cause tantos efeitos colaterais, é importante tomar alguns cuidados com a pele depois de sua aplicação. Imediatamente após o procedimento pode ser feita uma drenagem linfática, que irá diminuir a vermelhidão e o calor local.

Além disto, uso de protetor solar com FPS maior que 30 a cada três horas é indicado. É importante também evitar o uso de ácido por sete a 10 dias e manter a pele sempre bem hidratada. O uso de vitamina C (ácido ascórbico) tópica diária é importante para melhorar os resultados. Por fim, o ideal é não se expor à luz solar intensa por 15 dias, no mínimo.

Contraindicações

Pessoas com quelóides e com doenças fotossensibilizantes (como o lúpus) não devem se submeter à aplicação de laser thulium. Além disso, o tratamento também é contraindicado a pessoas que tenham colagenoses, usem medicamentos com potencial de fotossensibilização ou retinóides por via oral até seis meses antes da aplicação do laser thulium. Mas isso pode ser avaliado na consulta prévia ao tratamento.

Grávida pode fazer?

Grávidas são contraindicadas para fazer tratamentos a laser, como o laser thulium. O laser não é radiação ionizante, mas contraindica-se seu uso durante a gravidez para evitar o estresse da paciente, prevenir a hipercromia pós-inflamatória e por falta de estudos clínicos nessa população.

Possíveis complicações do laser thulium

Em alguns casos, o laser thulium pode causar piora do melasma e manchas pós-inflamatórias. Isto o ocorre quando o procedimento é feito nos meses de alto verão ou quando o profissional utiliza energias muito elevadas. Ou mesmo quando o paciente não respeita as orientações e se expõe ao sol após o procedimento.

Antes e depois do laser thulium

Após o tratamento o paciente poderá notar uma redução do melasma e fechamento dos poros, mesmo após a primeira sessão. É uma tecnologia de impacto, ou seja, os resultados são visíveis muito rapidamente.

Fonte: Minha vida