A maioria das pessoas passa, no mínimo, oito horas se dedicando a uma jornada inteira de trabalho. Em virtude disso e com muitas horas fora de casa, acabam não obtendo tempo para manter alguns requisitos básicos em dia, especialmente em ter cuidados com a higiene íntima. No entanto, da mesma forma que é realizada a higiene bucal, por exemplo, é possível também cuidar de outros fatores da saúde e aplicá-los ao seu cotidiano.

A falta da higiene íntima pode acarretar diversas doenças ginecológicas, como odores, corrimento forte, coceiras, dores entre outras enfermidades que estão relacionados a infecções de bactérias ou vírus na região. Para mulheres que já enfrentaram alguns desses incômodos, a busca por um médico ginecologista especialista é recomendável, para que possíveis desconfortos não acabem em problemas agravantes, como infecções urinárias e até candidíase.

Ao contrário do que muitos pensam, a higiene íntima pode ser feita com hábitos simples diários. Veja cinco dicas que ajudarão na saúde durante o dia a dia:

1. Roupa íntima

No trabalho, geralmente, você passará no mínimo oito horas fora de casa. Por isso opte por roupas íntimas confortáveis e de algodão. Esse tecido ajuda na ventilação da região. Evite calcinhas de fio dental, pois elas facilitam a transmissão de bactérias da
região anal para a vagina.

2. Lenços umedecidos

O uso dos lenços umedecidos podem substituir o uso do sabonete íntimo, além de ser um ótimo aliado na higiene local. Dê preferência para lenços que são especificamente para área íntima que tem na composição o pH, ajudando a manter a região mais protegida.

3. Absorvente diário

Leve sempre na bolsa absorventes diários para manter a higiene do local, esse tipo de absorvente é menor e não dificulta a respiração da região. Mas troque-o com frequência, evitando que a vagina tenha contato por muito tempo com o material.

4. Dias quentes

Nos dias quentes e se seu local de trabalho permitir evite utilizar roupas muito apertadas. Opte por vestidos, saias ou calças com tecidos leves, ao invés de jeans. O jeans além de ser um tecido apertado, também não é favorável para a ventilação.

5. Banho

A melhor opção para manter a higiene íntima é tomando banho no primeiro horário, pois ajuda a região ficar com menos exposição às bactérias e vírus. Lave a região apenas com água morna, com os dedos e sabonete líquido.

6. Acento sanitário

Em determinados locais é oferecido papéis protetores para o acento sanitário. Busque utilizá-lo evitando o contato direto com outras bactérias do local.

A saúde íntima não deve ser um empecilho ao seu cotidiano, basta adotar essas práticas em sua rotina diária de forma simples e confortável. Não permita que pequenos problemas se agravem por falta de higiene. E viva o bem-estar.

Fonte: Bed Med- Clínica Ginecológica