Desafio: passar dois dias por semana sem maquiagem. Nem pensar? E se eu te disser que sua pele vai ficar mais saudável e radiante, você pensaria duas vezes? Pois essa é a ideia da 5/2 Skin Diet, que segue o princípio do regime alimentar que ficou famoso no Reino Unido (cinco dias de dieta normal e dois com rigorosa restrição calórica), mas aplicado à pele. A precursora do modismo é Indie Lee, americana proprietária da marca homônima de cosméticos orgânicos e naturais, que defende que o hábito não só deixa sua pele mais luminosa como desacelera o envelhecimento e pode até curar algumas doenças cutâneas.


"Nossa pele trabalha duro para se manter em equilíbrio. Passar dois dias por semana sem maquiagem permite que seu corpo se livre de químicas, toxinas e poluentes que podemestar escondidos nos produtos que você aplica, além de dar chance ao sebo de se autorregular, reduzindo a inflamação causada pela sobrecarga tóxica", defende Indie, que, após perceber os resultados positivos da privação, acabou prolongando os intervalos zero make e, atualmente, só lança mão de uma base quando realmente precisa.


"Tem um efeito positivo sim", concorda especialistas. "É importante deixar a pele respirar, já que uma cútis agredida – seja pelo uso de produtos mais fortes, como ácido, ou muita maquiagem obstruindo os poros – tende a ficar mais reativa e propensa a doenças como rosácea e dermatite seborreica, por exemplo", acrescenta, lembrando que hidratação e proteção solar devem ser mantidas mesmo nos dias de regime.


E por que dois dias? "Não é um número mágico, mas me parece uma proporção decente. A maioria das mulheres trabalha cinco dias por semana, então fazer um intervalo no fim de semana pode ser uma boa ideia", diz Kristina Holey, apontada pela Vogue americana como a new facialist star, que normalmente aconselha suas clientes a cuidar da pele em vez de escondê-la sob muita maquiagem. "Acho que esse movimento pode ser um exercício saudável deconscientização para mostrar às mulheres que você não precisa sempre de algo artificial para se sentir melhor ou mais bonita", opina ela, ressaltando que o break pode ser eficiente também para mostrar o real status da sua pele.


"Mais importante que aposentar a maquiagem por dois dias é acelerar o processo de oxigenação da pele durante esse intervalo através de uma limpeza mais intensa", sugere Joëlle Ciocco, biologista francesa que é o "Dr.House da pele".Mas não confunda intensa com agressiva. "Por exemplo, em vez de usar o seu demaquilante ou cleansing uma vez só, faça duas aplicações: a primeira para remover os produtos protetores do dia e a segunda para limpar a pele propriamente dita", aconselha a expert, que costuma receber Monica Bellucci, Natalie Portman e Marc Jacobs em seu QG em Paris.


Fonte: Vogue