A hidroxiapatita de cálcio para preenchimento é um composto sintético, apresentado na forma de microesferas suspensas em um gel aquoso. Seus principais componentes são fosfato e cálcio, presentes também no tecido ósseo, tornando o material tolerado pelo organismo e, dessa forma, seguro. Ele não exige, assim, teste de hipersensibilidade, não migra, é inerte e estável no local da implantação, dificilmente causando alergia ou efeitos colaterais.

A hidroxiapatita de cálcio apresenta-se como solução para pacientes que tem receio a resultados tardios, uma vez que, em dois (2) ou três (3) anos, o produto é absorvido, permanecendo brando e flexível e adotando características do tecido mole circundante.

O preenchimento com hidroxiapatita de cálcio é indicado para o tratamento dos sulcos da face, como o nasogeniano (bigode chinês) ou as marcas entre o canto da boca e o queixo, aumento do volume da região malar e preenchimento de cicatrizes profundas ou das mãos, que vão perdendo tecido conjuntivo devido ao processo de envelhecimento. O produto também tem a função de estimular a produção de colágeno.

O tratamento com hidroxiapatita de cálcio é simples, realizado sob anestesia local e sem a necessidade de cortes, cicatrizes ou pontos. Embora absorvível, ela deve ser aplicada somente por um profissional com experiência em implantes líquidos. O procedimento dura cerca de 30 minutos, e é realizado por meio de microcânulas especiais atraumáticas e descartáveis, afastando o risco de lesões vásculo nervosas. O material é aplicado na derme profunda subcutânea e, dependendo do tipo de correção, periostal (próximo ao osso).

Após o procedimento, não é necessário que o paciente se afaste de suas atividades cotidianas. O local da aplicação da hidroxiapatita pode ficar ligeiramente sensível ou surgirem hematomas, que desaparecem de quatro (4) a seis (6) dias. Como o produto é absorvível, durando cerca de dois (2) anos e meio, a aplicação pode ser repetida após o término desse tempo.

Fonte: Clínica Leger