Chega ao mercado o SmartXide2, novo equipamento que envolve duas das principais tecnologias para o rejuvenescimento da pele: o laser de CO2 fracionado e a Radiofrequência. Sua atuação atinge somente as células que contenham pigmento, ou seja, onde haja manchas.

O resultado do laser CO2 fracionado SmartXide2 é sinérgico e não apenas aditivo. Para isso, são usadas as Micro Zonas Térmicas (MZT) para a penetração de feixes até a camada mais profunda da derme. Essa característica diminui o tempo de recuperação e expõe a derme para uma melhor ação da radiofrequência, considerada a principal maneira de tratar a flacidez sem lesões aparentes. Para cada passada de CO2 fracionado SmartXide 2, é realizada uma de radiofrequência, ou seja, o tratamento acontece de forma simultânea.

Já a radiofrequência gera uma vibração das moléculas da derme, contraindo e estimulando o colágeno, por meio de uma energia que é transportada de um polo ao outro sobre a pele. No entanto, a grande maioria dos equipamentos que trabalham com Radiofrequência não possui uma penetração significativa na pele, o que é possibilitado com essa união com o laser, gerada com o SmartXide2, da Deka Laser.

Onde pode ser usado o novo SmartXide2?

A ação do SmartXide2 vai desde a região da face, como a minimização de rugas finas, cicatriz de acne e flacidez das pálpebras, até cicatrizes pelo corpo ou estrias na região dos seios e glúteos. Além disso, em alguns casos há possibilidade da eliminação de rugas faciais mediante a programação prévia de sessões. Estrias nos glúteos e seios têm resultados bastante evidentes.

Com que idade pode-se utilizar o laser CO2 fracionado com o novo SmartXide2?

A idade é indiferente para a realização do tratamento, no entanto, é necessária avaliação para definir o número de sessões.

Que tipo de anestesia é utilizada?

Não é de hoje que os equipamentos de laser CO2 vêm sendo utilizados com anestesia em blocos cirúrgicos. No entanto, com a versão fracionada, o tratamento é realizado com anestesia tópica, proporcionando ao paciente um resultado semelhante ao de um peeling profundo, porém, com retorno praticamente imediato às suas atividades habituais.

Como é a recuperação do paciente?

Na fase de recuperação, as atividades de rotina podem ser retomadas normalmente, apesar da vermelhidão e leve edema que podem aparecer pós- tratamento. Estes regridem em três a quatro dias, devendo, no entanto, dobrar os cuidados com o sol e o uso de filtro solar no decorrer do tratamento.

Quais são as contraindicações do novo laser CO2 fracionado SmartXide2?

O tratamento com SmartXide2 não é indicado em gestantes, pessoas em tratamento com uso de isotretinoína, herpes em atividade e, em qualquer paciente com sensibilidade à luz, como Lúpus e Pênfigo. Não é indicado, também, para pessoas em fase de tratamento imunossupressor, tais como quimioterapia e radioterapia e pacientes que apresentarem lesões pigmentares suspeitas.

Remoção de manchas na pele com laser CO2 fracionado SmartXide2:

A nossa pele está constantemente sujeita a algumas alterações geradas pelo contato com o meio externo. Muitas vezes, o tecido se manifesta por meio de manchas na pele que podem ser de variadas origens, como alterações na produção da melanina, infecções como micoses e vírus, distúrbios hormonais, alterações vasculares, tumores, exposição solar, marcas de acne, etc.

Muitas dessas manchas na pele podem ser removidas ou amenizadas com o uso do laserCO2 fracionado. Veja quais manchas podem ser retiradas:

Remoção de pintas:Pontos pigmentados podem aparecer sob diversas apresentações, como achatadas, elevadas, sozinhas ou em aglomerações. Mesmo que tenham um fator genético, até mesmo antes do nascimento, elas podem aparecer ou mesmo aumentar devido a alguns elementos externos, como a exposição ao sol, o uso de anticoncepcionais e gravidez.

Geralmente, são pintas que estão desde o nascimento e apresentam diâmetro de 20 milímetros ou mais, pintas chamadas atípicas de bordas com formato irregular e diferentes tonalidades. Algumas dessas pintas podem ter indícios do desenvolvimento doenças como o câncer de pele, mas é raro.

Mesmo que a maioria das pintas não apresentem riscos, muitas pessoas gostariam de não tê-las. Nestes casos pode ser utilizado o tratamento com laser Co2 fracionado.

Tratamento de cicatrizes causadas por acnes:O laser CO2 fracionado pode também ser usado nas pessoas que possuíram acne, e que mesmo depois da cura, continuam com manchas na pele. Para isso, é necessário um profissional experiente e familiarizado com o equipamento.

Tratamento de rugas:O laser CO2 fracionado é indicado para tratar das rugas mais superficiais, principalmente nas rugas que aparecem ao redor da boca, chamadas de rugas periorais.

Tratamento do melasma:O melasma é um distúrbio pigmentar que não apresenta sintomas. Geralmente, atinge a região da face, porém, pode surgir em qualquer parte do corpo. Sua ocorrência é mais frequente nas mulheres. Acredita-se que as manchas são causadas por fatores genéticos, alterações hormonais, como na fase de gravidez, uso de anticoncepcionais, exposição ao sol, luz intensa, agressão, entre outras possíveis causas.

Tratamento de estrias:O tratamento é o mesmo realizado para as cicatrizes, não sendo possível a remoção completa. É viável, no entanto, amenizá-las de modo a melhorar em muito o seu aspecto, comprimento, e textura. Com isso, a pele apresenta uma aparência mais homogênea, tanto em coloração quanto em relevo.

Antes de aplicar o laser CO2 fracionado é preciso que uma avaliação do seu estado inflamatório. As estrias vermelhas são as mais recentes, e brancas "nacaradas", estrias mais antigas. Há algum tempo, as estrias não reagiam de forma satisfatória aos tratamentos disponíveis, porém, com o laser, os resultados têm melhorado em muito.

Fonte: Clínica Suzana Barreto