O estresse e a falta de sono podem estampar em nosso rosto o resultado de uma rotina intensa: as famosas olheiras. Além dos fatores comportamentais, que podem causar ou agravar o problema, outros gatilhos para o aparecimento de olheiras são genética, peles muito brancas, alergia respiratória, flacidez na região e acúmulo de gordura na pálpebra inferior.

Além disso, as olheiras podem ser classificadas em três tipos: hiperpigmentadas, que são as manchas escuras ao redor dos olhos, resultado da estagnação de sangue na região, podendo ser arroxeada ou amarronzada, sendo a primeira tonalidade mais comum em peles claras, e a segunda em peles mais escuras; olheira profundas, quando o problema é a anatomia do olho, causando uma espécie de sombreamento na região; e edematosas, é o inchaço da pálpebra, no geral consequência de noites mal dormidas ou estresse. A boa notícia é que todos os tipos de olheira tem tratamento - ficando a ressalva apenas para os casos genéticos, que podem reincidir ou demorar mais para clarear. Confira abaixo os tratamentos recomendados para clarear olheiras nas clínicas estéticas ou em casa:

Clareie as manchas com peeling

O peeling também ajuda no combate às olheiras, principalmente aquelas com excesso de pigmento, com coloração amarronzada. Isso porque a substância usada é capaz de clarear essa área da pele, eliminando as manchas. O peeling mais indicado é o de ácido tioglicólico, feito semanal ou quinzenalmente, sendo uma média de 10 sessões. O tempo de melhora é muito individual nesse caso, pois depende da resposta ao tratamento.

Preenchimento para olheiras fundas

Quando a cavidade do globo ocular é muito funda, acontece um sombreamento natural que agrava o escurecimento da região. Para os casos em que a olheira é uma consequência da anatomia do olho, o preenchimento com ácido hialurônico é o mais indicado. A técnica irá dar volume para a pele abaixo do olhos de forma que fique nivelada com a face. Os resultados aparecem logo na primeira semana e melhoram com o tempo, sendo comumente necessários retoques depois de uma semana ou quinze dias. O procedimento é feito em uma única sessão e deve ser refeito uma vez a cada seis meses. Logo após o tratamento a pessoa pode perceber pequenas ?bolinhas? no local, que desaparecem em cerca de dois a três dias.

Drenagem linfática para eliminar as bolsas

Uma drenagem linfática bem localizada na área dos olhos e testa aumenta a microcirculação da região, eliminando o inchaço e as manchas arroxeadas. A drenagem é mais indicada para olheiras edematosas e apresenta resultados rápidos. Mas são necessárias sessões semanais, já que a causa do edema, muitas vezes, é o estilo de vida da pessoa.

Máscaras de argila no lugar na drenagem

Para aquelas pessoas que não podem ou não tem como fazer drenagens linfáticas semanalmente, as máscaras de argila são uma opção. Quando a argila seca, faz uma leve pressão sobre a pele, agilizando o processo de drenagem, melhorando a circulação e diminuindo o inchaço. A argila contém propriedades que aceleram o processo de desintoxicação do organismo, deixando a pele menos estressada. A máscara também pode ser feita uma vez por semana e não necessariamente substitui a drenagem, servindo apenas para aumentar o intervalo entre uma sessão e outra.

Cremes específicos para a área dos olhos

Os cremes ou géis próprios para essa região possuem em sua composição vários princípios ativos que trabalham edemas, problemas de circulação, manchas e proteção solar simultaneamente. Os produtos com ativos bioflavanoides, por exemplo, diminuem a dilatação dos vasos, já os despigmentantes, como hidroquinona, ácido kojico e fítico clareiam a pele ao redor dos olhos. As vitaminas C e E, que têm função antioxidante e descongestionante, também agem como clareadores.

Os cremes são excelentes coadjuvantes em tratamentos, para potencializar e manter seus efeitos. É importante ressaltar que os cremes sozinhos dificilmente irão resolver o problema por completo, sendo recomendado usar em conjunto com o procedimento de sua escolha. A frequência de aplicação e componentes da fórmula variam conforme o tipo de olheira e técnica escolhida.

Luz pulsada manda os vasinhos embora

Indicado para as olheiras de coloração amarronzadas e com presença de vasos, a fototerapia é um tratamento com luz pulsada que ajuda a ativar a circulação sanguínea que está estagnada na região da pálpebra. Essa técnica pode ser combinada com uma drenagem linfática logo em seguida, para drenar os líquidos que foram liberados no local. São necessárias de sete a 10 sessões com intervalos de um mês entre elas.

Diga adeus às olheiras com laser

Os tratamentos a laser para as olheiras são os mais modernos e os que apresentam melhores resultados. O procedimento mais usado e que oferece resultados efetivos é o Laser ND Yag, e esse tratamento é mais indicado para olheiras hiperpigmentadas e para as com depressões. As ondas do equipamento são atraídos tanto pelo pigmento quanto pelos vasos da região, tratando assim os dois componentes que causam as olheiras. Em média, são necessárias de três a cinco sessões, com um intervalo de quatro a seis semanas entre elas. Apesar de a luz pulsada exigir mais sessões, custo benefício é mais em conta e os resultados são igualmente eficazes. Assim como a luz pulsada, os resultados do tratamento a laser também podem ser percebidos nas primeiras sessões.

Cirurgia para retirada das bolsas

As cirurgias para o tratamento e remoção das bolsas palpebrais são chamadas tecnicamente de blefaroplastias. Ao retirar os abaulamentos causados pelas bolsas, a pele fica mais lisa e com menos zonas de sombreamento, suavizando as olheira. A cirurgia é realizada sob anestesia local e sedação, e funciona com micro incisões feitas para remover as bolsas e o excesso de pele, proporcionando um olhar mais jovial e repousado, A cirurgia é feita em sessão única com duração aproximada de 30 a 40 minutos, não sendo necessários retoques. No entanto, pacientes que tem a pele palpebral naturalmente escurecida podem precisar aplicar cremes clareadores para obter um resultado completo.

Fonte: Minha Vida