Elas marcam a adolescência e atrapalham a autoestima. As espinhas, aquelas inflamações horrorosas espalhadas pela pele, devem ser tratadas corretamente. Caso contrário, as lesões podem acarretar cicatrizes e manchas de acne, demandando inclusive procedimentos estéticos para serem atenuadas.

As manchas são causadas pelo próprio processo inflamatório que ocorre no desenvolvimento da lesão. Segundo especialistas, ele pode ser agravado pela manipulação - quando a espinha ou o cravo é espremido -, pelo uso incorreto de medicamentos e também pela exposição solar. "O sol aumenta e estimula a inflamação, piorando a mancha".

Saiba mais sobre os cuidados que você deve ter com a pele para evitar manchinhas e outros problemas decorrentes da acne.

Acabe com as manchas de acne

A acne é uma doença de pele inflamatória crônica que compromete áreas com maior quantidade de pelos e glândulas sebáceas. Vários fatores podem influenciar no processo de cicatrização e levar ao aparecimento de manchas, como tipo e cor de pele, local e tamanho da lesão, profundidade da espinha e idade da pessoa.

Existem diversos recursos que garantem bons resultados na prevenção e no tratamento de manchas de acne. O primeiro passo é tratar a inflamação em si, conforme cada caso. Depois, podem ser realizados procedimentos para remover cicatrizes.

"Por ser uma doença de duração prolongada e algumas vezes até desfigurante, a acne deve ser tratada desde o começo para evitar suas sequelas".

As manchas de acne podem ser suavizadas com procedimentos em consultório, peelings, tratamentos a laser e produtos tópicos. A opção depende da extensão e da intensidade da inflamação.

Alguns procedimentos podem ser recomendados para auxiliar no controle da acne e diminuir manchas e cicatrizes. Pode ser necessário utilizar infiltrações com corticoides - em lesões muito inflamadas ou em cicatrizes elevadas -, peelings químicos, microdermoabrasão, microagulhamento e luzes.

Já as receitas caseiras para remover espinhas podem ser prejudicais e não são recomendadas pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). "Elas normalmente possuem produtos ou substâncias que podem irritar, provocar alergias e até piorar o quadro".

Cuidados suavizam manchas de acne

Especialistas ressaltam a importância de manter alguns cuidados antes dos tratamentos para manchas de acne. "Não devem ser usados ácidos ou produtos esfoliantes nos dias que antecedem o procedimento, pois a pele não deve estar descamando, sensível ou irritada". O sol também deve ser evitado em qualquer fase do processo.

O paciente que passa por procedimentos estéticos para suavizar o aspecto da acne deve usar protetor solar, não futucar a área irritada - nem remover as casquinhas pós-tratamento - e usar corretamente os medicamentos recomendados.

Fonte: Vivomaissaudavel