Queda de cabelo: como evitar?

Esse é um assunto temido entre homens e mulheres. Não é por menos. A calvície atinge 2 bilhões de pessoas em todo o mundo, segundo a Academia Americana de Dermatologia. Mas queda de cabelo e calvície são diferentes. Conheça as principais causas da queda de cabelo e as dicas para evitar e tratar.

Por que meu cabelo cai?

Mudanças hormonais ou no metabolismo podem levar à queda de cabelo temporária. Deficiência na alimentação também é um importante fator. Durante a gravidez ou parto, uso de pílulas anticoncepcionais e menopausa também causam queda de cabelo. Outras causas são também conhecidas por provocar quedas, como problemas na glândula tireoide (que regula os hormônios do organismo), alopecia (quando o sistema imunológico atinge os folículos capilares e causa queda de vários cabelos – tufos – ao mesmo tempo), micoses no couro cabeludo e outras doenças de pele.

Medicamentos também podem gerar a perda de cabelo, como usados em tratamentos para câncer, depressão, artrite e pressão alta.

Com todas as causas possíveis, o estresse é o campeão de queixas nos consultórios quando o assunto é queda de cabelo. É um sintoma em comum a todos os pacientes. Dramas do mundo moderno, mas que devem ser tratados com atenção.

E claro, a famosa frase "a calvície é hereditária" é verdadeira. É a principal causa principalmente entre os homens e algumas mulheres. Pode começar com uma simples ocorrência de queda de cabelo e evoluir para a calvície.

Queda de Cabelo X Calvície

A calvície, como explicamos, é hereditária ou pode ser causada por algumas medicações que são usadas pelas pessoas. Uma pessoa tem em média 100 mil fios de cabelo. A queda de cabelo pode ocorrer temporariamente, sendo que é normal caírem de 80 a 100 fios de cabelo por dia. Quando caem esses cabelos automaticamente o corpo já providencia mais. Portanto, não se preocupe se não é frequente ou se você teve alguma situação única de grande estresse na sua vida.

Estudos mostram que a substância mais importante para controlar a queda dos cabelos é Inositol, que é um composto orgânico de vitaminas do complexo B. A ausência dessa substância no organismo está relacionada à queda de cabelos.

Tratamento

Como existem diversos fatores que podem causar a queda de cabelo, é fundamental e obrigatório procurar um profissional para que ele possa diagnosticar da melhor maneira. Entre os medicamentos mais receitados estão o Pantogar, Finasterida, Betatrinta e Avicis. Além das receitas caseiras espalhadas por aí que podem ajudar mas não curam o problema.

Efeitos emocionais da queda de cabelo

É unânime que cabelos volumosos, em grande quantidade, são sinônimos de saúde. Afinal, ninguém quer andar por aí com falhas no cabelo ou se sente bem com pouco cabelo. A queda, além de ser um problema médico, afeta o emocional das pessoas. Os cabelos são uma expressão da nossa individualidade, símbolo de saúde e no caso das mulheres, de feminilidade. Em resumo, o cabelo faz parte da personalidade das pessoas há milhares de anos e afeta diretamente na autoestima e autoconfiança.

Observe

Você está perdendo cabelo apenas no couro cabeludo ou em outras partes do corpo?
Usa tintura no cabelo?
Seca com secador? Qual a frequência?
Qual shampoo você usa?
Situações de estresse pelas quais passou ultimamente
O couro cabeludo coça com frequência?
Quais tratamentos e medicamentos você usa em geral?
Tem algum local específico no couro cabeludo onde o cabelo cai mais?

Fique atento e observe sua rotina pois estas são perguntas que você precisa saber responder para um diagnóstico mais preciso juntamente com exames laboratoriais.

Fonte: Saúde Medicina