Alguns fatores como estresse, radiação ultravioleta, cigarro, poluição, alimentação inadequada causam um processo de oxidação extremamente prejudicial as nossas células. Essa reação de oxidação dá origem ao radical livre, espécie química que apresenta um número ímpar de elétrons na última camada eletrônica, ou seja, elétrons desemparelhados. Na tentativa de se estabilizar, esse átomo ou molécula, provoca dano ao DNA e ao metabolismo celular. O resultado cutâneo é uma pele desvitalizada, ressecada, envelhecida.
Baseado nestes aspectos, nós como profissionais de estética devemos priorizar ativos antioxidantes que combatam os radicais livres e o estresse oxidativo.

Dentre estes gostaria de destacar 3 ativos que podem atuar em sinergia no mesmo cosmético: ácido ferúlico, vitamina C, vitamina E, que atuam contra o envelhecimento além de apresentar ação fotoprotetora.

Ácido ferúlico- é um potente antioxidante encontrado em muitas plantas, como farelo de milho, trigo e arroz. Possui propriedades anti aging, protege contra a toxicidade dos radicais livres e quando associado nos cosméticos, aumenta a estabilidade da Vitamina C e Vitamina E, potencializando os efeitos da fotoproteção.

Vitamina E- Além de neutralizar os radicais livres devido a sua ação antioxidante, protege a pele dos efeitos nocivos da radiação UV e diminui a síntese das colagenases, enzimas que destroem o colágeno comprometendo a estrutura e elasticidade da pele.

Vitamina C- o ácido ascórbico é o queridinho dos profissionais de Estética, altamente antioxidante é utilizado há muitos anos como um ativo versátil e tem se mostrado um verdadeiro "coringa" atuando em várias disfunções estéticas, como em protocolos de rejuvenescimento, clareamento, hidratação. Atua estimulando a síntese de colágeno, suavizando rugas e linhas de expressão, protege a pele contra os danos da exposição solar e neutraliza os radicais livres.

Destacar estes três ativos é de extrema importância, devido a sinergia e compatibilidade cosmética existente entre eles. Muitos cosméticos já trazem a união do ácido ferúlico e das Vitaminas E e C como uma excelente arma contra o envelhecimento.

Fonte: Estética na Tv