ABACAXI

Nutre, refresca, mata a sede, ajuda a digestão; bom em caso de diarréia; indicado para tratar falta de apetite, oligúria, edema, insônia e insolação.

ABÓBORA

Reforça o yang e o aquecedor médio; em sopa é desintoxicante; coadjuvante no tratamento da asma brônquica.

ACEIGA (COUVE CHINESA)

Em forma de suco, é remédio para úlceras gástricas e duodenais: soque e esprema folhas frescas de acelga para tirar meio copo de líquido, amorne e tome duas vezes por dia durante dez dias.

AÇÚCAR REFINADO

Reforça o baço e o estômago, o Chi e o sangue; produz fluidos. Em
quantidades mínimas e nas ocasiões certas pode ser benéfico, mas por ser doce demais é considerado tóxico. O consumo freqüente e/ou excessivo enfraquece o aquecedor médio, produz umidade demais e esgota o yang dos rins. Move fortemente a energia para cima, provocando um excesso na parte superior do corpo e deficiência na parte inferior. Isso ocasiona muco, hiperatividade, aumento de peso/umidade, fadiga e desordens mentais/emocionais. Indicado para a feitura de xaropes contra tosse seca ou pulmões constritos.

AÇÚCAR MASCAVO

Estimula o baço, aquece e umedece os pulmões, produz líquidos orgânicos,
beneficia o sangue, dissolve coágulos, reduz o yin, reforça o aquecedor médio, relaxa o fígado.

ÁGAR-ÁGAR

Refresca os pulmões e os intestinos; limpa os pulmões; ajuda a evacuação e é útil em caso de hemorróidas.

AGRIÃO

Reforça o sangue e remove estagnações, beneficia o Chi, expele o frio, atenua o calor; usado em hepatite, edema, leucorréia, escrófula, oligúria.

AIPO

Consolida e reforça os rins. Pouco, é bom contra corrimentos brancos. As pessoas hipertensas melhoram das tonteiras, dores de cabeça e rigidez nos ombros tomando suco de aipo com mel.

ALCACHOFRA

É desintoxicante, mas só se for cultivada sem agrotóxicos.

ALCAPARRA

Regula e reforça o Chi, reduz o yin, ativa o yang, expele o frio e o vento, remove umidade e sangue estagnado. Boa contra artrite reumatóide.

ALFACE

Permeabiliza os meridianos, refresca e acalma; promove a secreção de leite e é diurético; em excesso prejudica a visão e provoca dores oculares.

ALFAFA

Reduz a umidade, remove pedras da bexiga.

ALGAS MARINHAS

Por sua natureza fria, são mais benéficas em sopas feitas com um ou dois vegetais de natureza morna e temperadas com shoyu ou misso. Outra maneira de atenuar a natureza fria das algas é torrar no forno e socar, de forma que elas fiquem fáceis de pulverizar na comida. Não se recomendam algas às mulheres grávidas, que precisam manter seu calor interno. Algas kombu, arame, hijiki e wakame (chamadas também de algas kelp) amaciam a rigidez, evitam o bócio, acabam com soluços e edemas, eliminam o inchaço e a dor dos
testículos, tratam das descargas vaginais. São fáceis de encontrar, desidratadas, nas lojas de artigos japoneses.

ALHO

Dissolve estagnações, abre os caminhos do yang, reduz o yin, amorna o baço e o estômago, elimina o frio, desobstrui o abdômen, neutraliza toxinas, destrói vermes.

ALHO-PORÁ

Reforça o yang, o aquecedor médio e os rins; é bom em caso de hemorróidas, otite e impotência.

AMENDOIM

Nutre, forralece os pulmões e harmoniza o estômago; bom contra tosse seca, indigestão, beribéri, traqueíte crônica; aumenta a secreção de leite. Deve ser cozido em água salgada, e não torrado.

AMORA

Nutre, refresca, fortalece o yin, reforça o fígado, favorece os rins; indicada para tratar diabete, constipação, visão turva, rigidez das juntas e insônia.

ANCHOVA

Facilita a micção, remove edema, estimula a produção de leite.

ARENQUE

Nutre, fortalece, ativa o aquecedor médio, lubrifica, elimina dores, neutraliza toxinas; indicado nas fadigas por deficiência; contra-indicado quando há erupções na pele e durante a convalescência de doenças graves.

ARROZ

Regulariza o aquecedor médio, reforça o baço, harmoniza e tira sede. Em sopa ou papa, é revitalizante e diurético.

ARROZ MOTI

Pouco, reforça o baço, ajuda a transpirar e combate dores lombares. Ativa o yang, expele sangue estagnado, aquece. Indicado no tratamento de diabete, poliúria e diarréia. Em excesso, favorece as estagnações do frio.

ASPARGO

Indicado no tratamento de hemoptise, tuberculose pulmonar, bronquite crônica, diabete, constipação; é ligeiramente tóxico; contra-indicado em síndromes do frio.

ATUM

Nutre, transforma a umidade; trata o beribéri e o reumatismo que piora em ambientes ou climas úmidos.

AVEIA

Reforça, refresca e ajuda a transpirar; fortalece os tendões; é muito energética.

AZEITONA

Nutre, produz líquidos orgânicos, neutraliza toxinas, fortalece a garganta. Indicada contra dor de garganta, tosse, hemoptise, sede, úlceras, disenteria, alcoolismo, epilepsia. A melhor azeitona é a que vem em barril, não em lata.

BANANA

Cozida em banho-maria trata as hemorróidas; seca, refresca os músculos; madura, umedece pulmões e intestinos e favorece as cicatrizações; é útil em caso de fezes ressecadas; ajuda no tratamento da sede e do alcoolismo.

BARDANA

Em chá, reduz o calor; combate furúnculos e hemorróidas.

BATATA-DOCE

Nutre, favorece a energia, ativa o yang e o aquecedor médio, harmoniza o sangue, produz fluidos, expande o estômago e os intestinos, ajuda a evacuação; indicada contra pele emaciada, erupções, diarréia e hepatite.

BATATA-INGLESA

É um dos poucos alimentos vegetais que reforçam o yin dos rins, portanto cabe comer batatas no inverno – em quantidade moderada, porque se sabe que seu percentual tóxico é grande. Fortifica o baço e o estômago; pouca, estabiliza a mucosa gastroduodenal inflamada. Seu suco alivia queimaduras. Para tratar úlceras gástricas ou duodenais, rale dois quilos de batatas com casca (lavadas, é claro, e sem aqueles olhinhos pretos que são seus brotos) e esprema para tirar o suco; cozinhe este suco sem tampar, numa panela de barro, pedra ou esmalte (metal não pode), até a água evaporar e ficar só uma substância grossa no fundo; coma uma xícara dessa cola de batata por dia, às colheradas.

BELDROEGA

Combate o calor.

BERINJELA

Nutre, reduz o yang, alivia dores, refresca, desfaz inchaços; fortalece a pele e aumenta a força física. Tem vitamina P, que previne o endurecimento dos vasos sanguíneo e portanto é útil na prevenção e no tratamento da arteriosclerose. Faz baixar a taxa de colesterol do sangue. Grelhada, trata dos mucos e dos sangramentos hemorroidais. Em sopa, com mel, alivia a tosse. Muito útil para remover sangue estagnado da região do aquecedor inferior, quando há infecções venéreas, cistos ovarianos, miomas uterinos, dismenorréia ou amenorréia. Mas comer berinjela freqüentemente pode prejudicar o útero das mulheres que não têm estes sintomas.

BETERRABA

Promove a menstruação e os movimentos descendentes; fortifica o sangue, o yin e o Chi; abre os meridianos e expande o peito.

BROTO DE BAMBU

Ajuda a eliminar muco, também ajuda o sarampo a sair. Refresca, favorece o apetite e a digestão. É bom cozinhar com ele para contrabalançar a natureza morna ou quente das carnes.

CAFÉ

É estimulante, tônico do coração, diurético; chá (fervido) de grãos de café torrados alivia bronquite, enfisema e outros problemas pulmonares.

CAMARÃO

Pouco, reforça o yang; em excesso, favorece as supurações. É bom contra impotência (fresco) e mim para quem tem ejaculação precoce ou perda seminal. Seco, o camarão moído e misturado com saquê (vinho de arroz) quente estimula a produção de leite.

CANA-DE-AÇÚCAR

Refresca e produz líquidos orgânicos.

CANELA

Dispersa o frio do abdômen. É útil chupar um pedacinho para aquecer o corpo.

CAQUI

Nutre, refresca, restaura forças; pouco, elimina o calor do estômago e umedece os pulmões; útil na bronquite crônica.

CARÁ

Nutre, reforça o baço e os pulmões, solidifica os rins, favorece o sêmen. Usado contra diarréia, disenteria (inclusive bacilar), tosse, diabete, espermatorréia, leucorréia, poliúria.

CASCA DE OVO

Posta para secar no forno e reduzida a um fino pó, pode ser tomada com água morna três vezes ao dia, antes das refeições, para reduzir o excesso de ácido gástrico e tratar úlceras gástricas e duodenais. Dose: uma colher de café. Dissolvido em limão, o grande conteúdo de cálcio desse pó é assimilado pelo organismo com facilidade.

CASTANHA PORTUGUESA

Reforça rins, baço, estômago, intestino, sangue e tendões; reforça o yang; indicada em casos de hemorragia, hemoptise, enjôo, fraqueza dos joelhos e da região lombar.

CEBOLA

Ativa o yang, reduz o yin, regula e reforça o Chi, aquece, neutraliza toxinas. É diurética e expectorante, regula a pressão alta e fortalece os músculos. Boa contra dor de cabeça, resfriado, prisão de ventre, dores abdominais frias, dificuldade em urinar, mastite, congestão nasal, edema do
rosto.

CEBOLINHA VERDE

Crua, ativa a termorregulação e ajuda a comunicação do Chio As folhas socadas, em aplicações externas, evitam hematoma; fervidas no vinho, ou comidas ao natural, evitam a formação de coágulos internos.

CENOURA

Acalma os cinco órgãos, elimina estagnações, reforça rins, baço, estômago e intestinos; umedece os rins e fortifica o yang original.

CEREJA

Reforça o princípio original.

CEVADA

Refresca o sangue e regulariza o aquecedor médio; reforça o Chi, o sangue e o yin; lubrifica, harmoniza o estômago e expande os intestinos.

CEVADA PEROLADA

É uma semente de capim clarinha, conhecida como lágrima-de-nossa-senhora. Seu chá desintoxica, reforça o baço e os pulmões e é diurético. Está relacionado a algumas curas de câncer.

CHALOTA

Ativa o aquecedor médio e elimina o edema.

CLARA DE OVO

Ajuda a reduzir a sensação de calor no corpo, a dor de garganta e a vermelhidão dos olhos.

COCO

Fortifica; muito útil para tratar a desnutrição infantil.

COENTRO

Regula o Chi, expele o frio, reduz o yin, faz suar, facilita a digestão, remove estagnações do sangue. Ajuda o sarampo a sair, mas só deve ser usado se a erupção estiver demorando muito, e nunca depois que já começou.

COGUMELO COMUM (CHAMPIGNON)

Reforça os rins e regula a temperatura. Sua natureza equilibra a natureza morna ou quente dos peixes e das carnes. Há referência de que comer cogumelo (pouco) com regularidade evita metástase do câncer.

COGUMELO SHIITAKE

Geralmente disponível nas lojas japonesas e chinesas; em sopa, desintoxica, previne arteriosclerose, neutraliza envenenamentos por peixe, ajuda a descarregar muco e gordura dos rins e é considerado anticancerígeno.

COMINHO

Aquece os alimentos com que é cozido.

CRAVO

Nutre o yang dos rins; esquenta estômago, rins, joelhos e a região lombar.

COUVE-RÁBANO

Ativa o yang, reduz o yin, nutre, elimina a umidade, o frio e o sangue estagnado. Indicada nos inchaços da sinusite e dos testículos.

ERVA-DOCE (SEMENTE)

Reforça o yang e o Chi, reduz o yin, expele o frio, aquece os rins, harmoniza o estômago, remove estagnações do sangue.

ERVILHA

É diurética e desintoxicante.

ESPINAFRE

Elimina toxinas, fortalece o sangue, clareia a visão e abre os orifícios. O caldo da planta inteira, com raiz e tudo, fervido durante duas horas, combate a ressaca e o alcoolismo; também trata a dor de garganta que dá no verão quando se come muita gordura. Não é recomendado em caso de diarréia ou ejaculação precoce, por ser viscoso.

FARELO DE TRIGO

Além de ser extremamente útil para aumentar o teor de fibras das refeições, é indicado contra diabete numa sopa em que entram seis panes de farelo para quatro de qualquer farinha, ovos e vegetais variados. A sopa deve ser tomada em todas as refeições, e na maioria dos casos tratados deixou de haver açúcar na urina após um mês de tratamento. (Conforme Henry C. Lu, no livro Chinese system of food cures.)

FARINHA DE CEVADA

Refresca o sangue e suprime estagnações.

FEIJÃO AZUKI COMPRIDO

Com cereais, aquece e reforça os rins; reduz a umidade; emagrece o gordo úmido (ver A dieta do Yin e do Yang, João Curvo); é útil no tratamento de edema, hepatite, diarréia, furúnculos, caxumba; desintoxica; harmoniza o sangue.

FEIJÃO AZUKI REDONDO

É o feijãozinho vermelho comum, mas charoam de azuki; ativa a circulação de energia e o fluxo menstrual quando ele falha.

FEIJÃO BRANCO

Esfria o corpo e favorece a formação de muco.

FEIJÃO-DE-CORDA

Reforça os rins e o baço; a sopa, feita com o feijão e suas vagens e tomada uma vez por dia, trata a diabete, o excesso de urina e a sede. Indicado contra espermatorréia com sonhos eróticos e leucorréia.

FEIJÕES

Em geral, têm um efeito positivo sobre os rins e os órgãos sexuais e absorvem a umidade. Não são aconselháveis para pessoas muito magras. É imponante ficarem de molho na véspera e serem temperados com sementes tipo cominho e coentro, cuja natureza morna compensa a natureza quase sempre neutra ou fria dos feijões. Os grandes, como feijão-manteiga, feijão branco e outros, são menos indicados.

FIGO

Consolida o estômago, purifica os intestinos e reforça o pulmão. Contra faringite, constipação, hemorróida, disenteria, enterite, carbúnculos.

FRAMBOESA

Nutre, reforça rins e fígado, regula a micção, melhora a visão. Indicada contra impotência, espermatorréia, poliúria, enurese, fadiga por deficiência, visão turva.

FRUTAS

Em geral, refrescam o corpo e geram líquidos orgânicos.

FOLHA DE MOSTARDA

Ativa o yang, reduz o yin, regula e favorece o Chi, ativa o aquecedor médio e combate o frio, remove estagnações do sangue, expande os pulmões, elimina catarro; indicada contra tosse, peito congestionado, catarro frio.

GELÉIA REAL

É o alimento que faz as abelhas-rainhas viverem cinco anos, enquanto as
operárias vivem poucos meses. Embora não faça parte da tradição chinesa, é amplamente indicada contra hepatite, flebite, neurastenia, desnutrição, artrite reumatóide, anemia e úlcera gástrica.

GENGIBRE

Ativa o aquecedor médio, abre os meridianos; elimina as obstruções dos orifícios, ativa o yang, reduz o yin, regula e favorece o Chio, expele o frio, reforça os tendões. Seco: contra pés e mãos frios, reumatismo, enjôo matinal, diarréia aguada, vômitos. Fresco: contra gripes e resfriados, vômitos, catarro, tosse, diarréia, reumatismo, orquite aguda.

GERGELIM

Reforça o fígado e os rins, e combate o reumatismo causado por vento.

GERME DE TRIGO

Ativa o yang, regula e beneficia o Chi, refresca, modula o yin, remove
sangue estagnado, alivia a depressão mental.

GERSAL

Paçoca salgada feita de gergelim torrado e moído com sal, estimula o apetite e é fortificante. Proporção: doze a quinze colheres de gergelim para uma de sal. Atenção ao torrar para que as sementes não queimem.

GIRASSOL

Em sementes e óleo, acalma o fígado, trata vertigens e corrimentos brancos.

HORTELÃ

Refresca, regula o Chi, neutraliza toxinas, remove estagnações do sangue; contra febre, dor de cabeça, de garganta e de dente, enxaqueca, cancros, problemas da pele.

INHAME

Ativa o yang, regula o Chi, reforça e remove estagnações do sangue, dispersa coágulos; indicado no tratamento de inchaços abdominais, escrófula, psoríase e queimaduras.

LEITE DE COCO

Nutre, ativa o yang, reduz e rega o yin, remove estagnações do sangue, expele o frio, refresca e mata a sede no verão; indicado no tratamento de diabete, hemoptise e edema.

LEITE DE OVELHA

Reforça o princípio vital; quente, aquece os rins.

LEITE DE VACA

Fresco, nutre o sangue do coração, reforça os pulmões e o estômago, produz fluidos orgânicos e lubrifica os intestinos, umedece a pele e neutraliza toxinas do calor. Para fortificar os convalescentes, ferver um copo de leite com quatro copos de água, em fogo baixo, até o líquido se reduzir a uma xícara; deve ser bebido lentamente, em jejum, até as forças voltarem. Um copo de leite quente, misturado com meio copo de sumo fresco de cebolinha verde e três colheres de sumo de gengibre fresco, alivia problemas estomacais. Para melhorar a disposição dos diabéticos e diminuir a frequência da micção, beber diariamente leite de vaca misturado com leite de ovelha, meio a meio. Mas tudo isso se refere a leite natural, saído da teta da vaca para a caneca do freguês. Quando é pasteurizado o leite se torna difícil de digerir, porque perdeu algo que os chineses chamam de fogo da vida no processo de resfriamento, e tende a produzir muito mais muco no organismo; nesse caso, melhor usar iogurte ou coalhada caseiros.

LIMÃO

Elimina o calor e reforça o fígado.

LITCHI

Frutinha chinesa que aqui se encontra em conserva. Reforça o yang e o aquecedor médio; estimula a memória e a inteligência.

LOURO

Regula e reforça o Chi, remove estagnações do sangue, reduz o frio, reduz o yin.

MAÇÃ

Abre o apetite, nutre, reduz o yang, produz líquidos orgânicos, refresca, alivia o calor do verão, lubrifica os pulmões, suprime o mal-estar torácico e a agitação interna, removendo a depressão mental. Cozida no forno reforça o aquecedor médio.

MALTOSE

Ativa o yang, reduz o yin, nutre, favorece os órgãos, cria líquidos orgânicos, reduz sintomas agudos de fadiga, dores abdominais, tenesmo, tosse seca, sede, dor de cabeça e de garganta, constipação; expulsa o frio, relaxa o aquecedor médio. Algumas colheres de maltose diluídas em água quente, tomadas várias vezes ao dia, aliviam dor de estômago e neutralizam efeitos da overdose de drogas. Dor de garganta: deixe a maltose assar até dourar e tome uma colher de chá dissolvida em água quente, duas vezes ao dia.

MAMÃO

Nutre, reduz umidade, refresca, beneficia o estômago, facilita o trânsito intestinal e a micção, ajuda a tratar o reumatismo causado por umidade.

MANGA

Nutre, refresca, reduz o yang, favorece o estômago, mata a sede, é diurética; indicada contra tosse e doenças do pulmão.

MANJERICÃO

Aquece os alimentos com que é cozido. Remove estagnações do sangue, reduz o yin, dispersa o vento, reforça e regula o Chi, neutraliza toxinas. Bom contra dor de cabeça de causa externa, inchaço e dores abdominais, diarréia, irregularidades menstruais, prurido e erupções da pele.

MANTEIGA

Nutre, remove estagnações sanguíneas, expele o frio, reduz o yin; indicada contra sarna, erupções cutâneas e odores corporais fortes. Favorece a formação de muco, e em excesso pode reativar doenças latentes.

MEDRONHO

Fruto semelhante ao morango na cor e na forma; harmoniza os cinco órgãos.

MEL

Nutre a energia do baço e acalma os cinco órgãos. Desintoxica, lubrifica, alivia a dor, dá fluidez aos mucos; indicado em casos de sinusite, tosse, prisão de venue e dor de estômago. Contra-indicado quando há reumatismo. Suprime a agitação interna e as dores musculares, clareia a visão, reforça o baço e o centro, faz os três aquecedores se comunicarem. Pouco, é bom contra hipertensão arterial. Meia xícara de mel fervido, tomada de estômago vazio três vezes por dia durante duas a três semanas, trata úlceras gástricas e duodenais; meia xícara, misturada com água quente e tomada uma vez por dia, trata dor de estômago, problemas cardíacos-e coronários, hipertensão, constipação e neurastenia. Contra insônia: duas ou três colheres de mel dissolvidas em água quente, à noite e de manhã. Aumentar a dose, à noite, conforme o caso. Contra prisão de ventre: em jejum, tomar duas colheres de mel diluídas em água quente. Em uso externo, trata queimaduras, fissuras das hemorróidas e feridas cancerosas.

MELANCIA

Refresca; nutre, reforça o yin, mata a sede; seu suco e sua casca são hipotensivos e diuréticos; alivia a depressão mental.

MELÃO

Refresca e suprime a agitação interna.

MILHO

Abre o apetite, reforça o estômago, é diurético, acalma o coração, fortalece a sexualidade, regula o aquecedor médio. Para ser bem assimilado deve ser cozido com calou cinzas, à moda antiga.

MISSO

Massa de soja salgada e fermentada, com ou sem cereais adicionados durante o processo; encontrada em lojas japonesas, chinesas e de produtos naturais; limpa os pulmões, reforça os intestinos, favorece a digestão e tempera sopas, pastas e molhos.

MORANGO

Nutre, ativa o yang, aquece, estimula os rins e o fígado, regula a micção, remove estagnações do sangue; indicado no tratamento de poliúria, vertigem e enjôos de viagem.

NABO

Ativa o yang, reduz o yin, drena umidade, faz suar e elimina o frio, abre o apetite"neutraliza toxinas, refresca, regula o Chi, reforça o sangue. Indicado para tratar indigestão, hepatite, diabete e mastite. Em doses moderadas dissolve inchaços, em excesso provoca.

NINHO DE ANDORINHA

Construído com as substâncias salivares de muitas aves, reforça o yin e o yang.

NOZ

Consolida o princípio vital e umedece os intestinos; reduz o yin; pouca, reforça os rins e o cérebro, acalma a asma, fortalece o esperma. Indicada contra tosse, asma, lumbago, fezes ressecadas, espermatorréia, impotência.

NOZ-MOSCADA

Ativa o yang e o aquecedor médio, reduz o yin, regula e favorece o Chi, remove sangue estagnado, ajuda a digestão, consolida os intestinos; contra inchaço e dores abdominais, vômitos, diarréia, indigestão.

ÓLEO DE AMENDOIM

Nutre, lubrifica os intestinos, move os acúmulos para baixo; muito útil nas obstruções intestinais, sobretudo as causadas por vermes, e também contra hepatite aguda e conjuntivite.

ÓLEO DE GERGELIM

Trata as dores abdominais causadas por excesso de comida, neutraliza toxinas e é laxante; em uso externo trata a sarna, e associado a massagens alivia fadiga e dores reumáticas. É bom para a pele. Neutraliza toxinas e favorece a formação de músculos.

ÓLEO DE GIRASSOL

Combate a tendência à hipertensão arterial.

ÓLEOS EM GERAL

São mais saudáveis quando prensados a frio. Mais caros também, o que ajuda a usar em pequenas quantidades.

ORÉGANO

Ativa o yang, reforça o sangue, remove estagnações do sangue, faz suar eliminando umidade; contra resfriado, tosse, vômito, congestão no peito, diarréia, hepatite, raquitismo, prurido e leucorréia.

OVOS

Devem ser consumidos moderadamente, duas ou três vezes por semana. Comidos sem outros alimentos esfriam o corpo.

OVO DE CODORNA

Reforça os rins e o yang.

OVO DE GALINHA

Nutre o yin e o sangue; umedece a secura; útil no tratamento de tosse, conjuntivite, dor de garganta, diarréia e queimaduras; ajuda a segurar o feto no útero.

OVO DE PATA

Nutre o rim e elimina o calor do diafragma.

OVO DE POMBA

Reforça o yang, os rins e o Chi.

PAINÇO

Favorece a formação de Chi, regulariza o aquecedor médio e estimula os meridianos do intestino grosso, do estômago, dos pulmões e dos rins.

PEPINO

Ajuda a tratar sede, depressão mental, dor de garganta, conjuntivite; facilita a circulação de líquidos; suprime o calor do tórax e os inchaços dolorosos e quentes da garganta. O pepino velho, amarelado, fervido em sopa, alivia a tosse seca do outono. Comer pepino faz bem à pele e evita a acne, já que ela geralmente se deve ao excesso de calor no estômago e nos pulmões e o pepino tem ação refrescante sobre eles. Aplicado externamente, o suco do pepino fresco faz secar as espinhas e trata as queimaduras.

PÊRA

Cozida, nutre o yin dos cinco órgãos. Crua, pouca, dissolve muco e neutraliza as toxinas dos furúnculos e do álcool. Refresca as entranhas e o coração e trata as plenitudes do tórax. Reduz o yang, lubrifica a secura. Muito boa contra diabete, tosse quente, intestinos secos.

PÊSSEGO

Nutre, favorece o Chi, ativa o yang e o sangue, aquece, produz fluidos, lubrifica os intestinos, elimina acúmulos e favorece a menstruação. Bom contra indigestão; também para tratar tosse seca e pulmões quentes.

PIMENTA BRANCA

É analgésica e indicada no tratamento de resfriados, tosse, dor de garganta, de dente e de estômago, artrite reumatóide, disenteria e elefantíase dos membros inferiores. Bob Flaws diz que sua energia é fria.

PIMENTA-DO-REINO

Pouca, elimina os mucos causados pelo frio; ajuda a digestão, regula os órgãos digestivos abalados pelo frio, pode ser útil em caso de nefrite, neurastenia e doenças da pele.

PISTACHE

Aquece o baço e os rins.

QUEIJOS

Reforçam o sangue e o princípio vital. Queijo de vaca nutre o yin e umedece o intestino grosso. Queijo fresco e magro de cabra ou ovelha combate a constipação e a secura dos músculos. Queijo fermentado de cabra ou ovelha, em pouca quantidade, é muito estimulante. Queijo gorduroso gera muco nasal e corrimentos brancos.

RABANETE

Previne gripes, resfriados e infecções respiratórias; o suco, misturado com suco de gengibre, cura laringite; indicado no tratamento de indigestão, inchaço abdominal, tosse com catarro, diabete, dor de cabeça occipital, hemoptise, epistaxe, disenteria e tricomonas vaginais.

RAIZ-DE-LÓTUS

Nutre, refresca, favorece o yin e o baço, abre o apetite, produz músculos; cozida, é útil contra anorexia e diarréia. O caldo, ou chá, ajuda a eliminar muco.

REPOLHO

Reforça os cinco órgãos, as vísceras, os ossos e as medulas, o Chi e o sangue; clareia a visão e a audição; alivia a depressão mental e ajuda a digestão.

SAL

É antisséptico, cicatrizante, ótimo remédio para lavar erupções cutâneas e aliviar comichões em rorno de furúnculos e outras; torrado e bebido com água quente alivia indigestão e intoxicação devidas a peixe ou carne; beber água salgada em jejum resolve a prisão de ventre; gargarejar com ela trata as dores e inflamações de garganta; e tudo o que reforça os rins faz mais efeito quando leva uma pitada de sal. No verão pode ajudar a refrescar o corpo, no inverno regula o Chi e reforça o yin dos rins. Mas é bom lembrar que o sal de cozinha é considerado um sabor tóxico cujo excesso reduz a energia circulante, enfraquece a essência, os ossos, os músculos, a carne, a presença de espírito, o bom humor.

SALSA

Consolida os rins.

SARGAÇO

Um tipo de alga marinha, útil nas dores testiculares.

SEMENTE DE GIRASSOL

Em chá (descasque dez a vinte sementes, soque e ferva com água) faz o sarampo sair.

SHOYU

É o nome que se dá no Brasil ao molho obtido da fermentação da soja com sal (o nome japonês correto é tamari, enquanto shoyu se refere ao líquido grosso que sobra da fermentação destinada a produzir misso, a massa fermentada de soja, através de outro processo). Mais leve do que o misso, e muito saboroso, o shoyu substitui o sal na maior parte dos temperos com a vantagem de acrescentar micronutrientes de alto valor biológico e fácil assimilação. É bom evitar as marcas que usam glicose ou similar para apressar a fermentação e acrescentam à fórmula glutamato de sódio – base do aji-no-moto – que pode ser muito prejudicial à saúde. O melhor shoyu do eixo Rio-São Paulo é produzido pelo instituto macrobiótico do professor Tomio Kikuchi. Entre as marcas comerciais, a Kikkoman é de toda confiança.

SOJA VERDE

Elimina muco, neutraliza toxinas, combate unicária e erupções infecciosas.

TABACO

Em pequena quantidade, é medicinal: o suco ou chá de suas folhas, bem como os cigarros feitos das folhas secas, podem eliminar coágulos sanguíneos e dores reumáticas, aquecendo o corpo todo e especialmente o útero. Fumar por hábito não só intoxica como seca o organismo e aquece demais os pulmões, que assim, quentes e secos, ficam mais sujeitos a adoecer.

TANGERINA

Reduz o yang, abre o apetite, produz líquidos, refresca, umedece a secura dos pulmões. Indicada contra diabete, vômito, peito congestionado e soluço.

TOFU (QUEIJO DE SOJA)

Nutre, reduz o yang, reforça o yin, harmoniza o aquecedor médio, produz fluidos, lubrifica a secura, neutraliza as toxinas; elimina o calor e dissolve as estagnações sanguíneas; harmoniza o baço e o estômago; aplicado externamente, sobre uma gaze colocada em cima da região afetada, trata a erisipela das pernas e as hemorróidas inchadas; na testa absorve o calor da febre alta, impedindo-a de afetar as membranas do cérebro, e no tórax absorve o calor dos pulmões em caso de pneumonia. Útil para tratar conjuntivite, disenteria amebiana crônica, diabete e alcoolismo. Contra-indicado na espermatorréia.

TOMATE

Se for usado em pouca quantidade harmoniza o estômago e o fígado, ajuda a digestão, produz líquidos orgânicos e refresca; cru, no verão, neutraliza o
calor; no outono, cozido, combate a tendência à secura. Indicado no tratamento da anorexia.

TORONJA (GRAPEFRUIT)

Elimina gases do estômago e dos intestinos.

TRIGO

Nutre o coração e favorece os rins; vitaliza, refresca e combate a secura dos órgãos.

TRIGO-SARRACENO

Nutre, refresca, reduz o yang, aumenta o apetite, expande os intestinos, elimina acúmulos. Bom para apressar a maturação de furúnculos e tratar erisipelas. À noite, pode predispor à insônia.

UVA

Reforça o sangue, nutre os fluidos renais e acalma a tosse; tonifica o yin do fígado; reduz as palpitações e o medo acompanhados de suores; em muita quantidade pode gerar calor.

VAGEM

É diurética e desintoxicante.

VINAGRE

Os melhores são os de arroz, maçã ou cidra, que evitam dilatações e formação de gorduras, dispersam coágulos e, em pequenas quantidades, estimulam o apetite e são úteis à digestão das carnes. Vinagre de álcool é prejudicial à saúde; de vinho pode ser bom, se o processo de obtenção for natural.

Fonte: Equilibrium