Couro cabeludo coçando, com descamação, pode causar queda dos fios de cabelo e costuma piorar nos meses de inverno. Estamos falando da dermatite seborreica, a famosa caspa. A caspa é um problema muito comum e é uma resposta do couro cabeludo a uma irritação que descama excessivamente, surgindo entre os fios de cabelo pequenas escamas brancas. Quando ocorre uma irritação, as células se regeneram rapidamente se acumulando com as células mortas, formando uma aglomeração. Essa aglomeração celular cria flocos de caspa visíveis.

É uma das variedades mais comuns de dermatite seborreica e não apresenta inflamação do couro cabeludo. Atinge de 1 a 3% dos adultos e 10% dos bebês com menos de um mês de idade. Pode aparecer também na adolescência, sendo mais evidente em homens que mulheres e ser um problema crônico.

Causas

As causas da caspa são variadas. Pode ser uma pré-disposição genética, pois muitas vezes existem dois ou mais indivíduos na mesma família com caspa. Elas podem se apresentar como uma caspa seca, relacionada com a aceleração da regeneração do couro cabeludo ou caspa oleosa, que pode estar relacionada com alta proliferação de fungos, dermatite seborreica ou psoríase. O processo de formação da caspa ocorre quando o microrganismo Malassezia Globosa, que pode aparecer naturalmente no couro cabeludo, decompõe os óleos do couro, criando o ácido oleico, que irrita a pele. Essa sensibilidade ao ácido oleico causa a caspa.

Existem outros fatores que podem ser propícios ao aparecimento da caspa como banhos muito quentes, ansiedade, estresse, má alimentação, idade e sexo também estão relacionados, pois está comprovado cientificamente que os homens apresentam a pele mais oleosa que as mulheres, ficando mais pré-dispostos a seborreia. Viver em locais com clima muito frio ou quente também pode contribuir para o aparecimento delas. Má higiene, uso excessivo de xampu, alergia a alguns deles, uso frequente de gel ou mousse nos cabelos podem ser fatores que causam a caspa.

Existem condições que contribuem para o aparecimento da caspa, como portadores do HIV que apresentam um índice de 80% de probabilidade de apresentar a caspa contra 30% dos que não apresentam o vírus. Além do HIV outras situações que comprometem o sistema imunológico, como a quimioterapia e drogas imunossupressoras, contribuem para o aparecimento da caspa. Não é uma condição contagiosa e nem grave, mas sua presença pode ser embaraçosa e difícil de tratar.

Tratamento

Não existe uma cura definitiva para a seborreia. Mesmo realizando o tratamento, a caspa pode aparecer novamente ao longo dos anos. O tratamento consiste, nos casos mais simples, lavar com mais frequência os cabelos. Agora quando a caspa é recorrente, o uso de xampus anticaspa ou antifúngicos podem ser métodos mais eficientes.

Existem xampus com princípios ativos diferentes que podem ter maior eficácia dependendo de cada caso, basta testar e verificar o que surte mais efeito. Para o uso correto do produto, o xampu dever ser deixado no cabelo de 5 a 10 minutos, para que seus princípios ativos ajam corretamente contra a caspa. Após esse período o produto deve ser totalmente removido do cabelo. Normalmente os xampus anticaspa possuem substâncias como o alcatrão, piritionato de zinco, sulfato de selênio e ácido salicílico para combater a caspa.

Evitando a caspa

A presença da caspa pode incomodar, e ser embaraçosa. Não podemos dizer que um indivíduo nunca apresentará a condição, por ser muito comum, mas existem métodos, dicas para evitar a dermatite seborreica:

Primeiramente tenha uma alimentação saudável, pois isso ajuda na resposta do organismo ao fungo causador da caspa;
Não lave o cabelo com água muito quente, pois a água quente resseca o couro cabeludo, estimulando a produção da oleosidade;
Lave regularmente os cabelos, mantendo a higiene;
Não usar condicionador no couro cabeludo, para não aumentar a oleosidade na região;
Não utilizar com frequência produtos químicos, pode ajudar a evitar o ressecamento do couro;
Usar xampu anticaspa;
Evite usar boné ou gorro, para não abafar o couro cabeludo;
Algo difícil de tentar evitar nos dias de hoje é o estresse, mas não se estressar pode ajudar a evitar a caspa.

Fonte: Saúde Medicina