É um procedimento que possui o intuito de renovar células, devolver a elasticidade, clarear manchas e amenizar as rugas. Ajuda ainda no controle da oleosidade e na prevenção e no tratamento de acnes.

Muito menos agressivo que alguns peelings químicos, o peeling de diamante consiste em uma microdermoabrasão superficial na qual se utiliza a ponteira de um aparelho para promover a esfoliação. Esta pode ser mais ou menos intensa dependo da finalidade e do local tratado.

Para que os resultados sejam evidentes é preciso realizar um certo número de sessões. O tratamento é progressivo e pode ser feito em todos os tipos de pele, inclusive nas morenas e nas bronzeadas. Somente uma parte da epiderme é retirada com este peeling. Leve e rápido é um dos métodos preferidos entre as mulheres. É realizado em consultórios e clínicas e não produz efeitos colaterais.

Após o procedimento é possível levar o restante do dia como de costume e nenhuma dor é causada. A esfoliação estimula a produção do colágeno, proteína chave para a boa elasticidade e para manutenção do tônus da pele. De forma geral não existem contraindicações, podendo ser aplicado tanto em homens quanto em mulheres.

Quando é indicado

É indicado no tratamento de estrias, podendo ser mais ou menos agressivo. Ajuda na regeneração da pele e na remoção de células mortas. Melhora a circulação local deixando a região mais nutrida. É também indicado para o tratamento de "bolinhas dos braços", ou queratose pilar.

Pode auxiliar na luta contra a flacidez e linhas de expressão. O peeling de diamante estimula a produção de colágeno e afina a pele. É, portanto, um método bastante indicado para pessoas que buscam o rejuvenescimento e realizar correções na pele.

Como é o procedimento

A abrasão e a esfoliação podem ser controladas. Dependendo da finalidade o procedimento é mais ou menos agressivo. Após chegar à clínica o paciente é encaminhado para uma sala especial. Ele é posicionado em uma maca ou cadeira específica e então o profissional começa uma limpeza cuidadosa da área a ser tratada.

Uma ponteira de diamante que fica conectada a um sistema a vácuo passa a ser deslizada sobre a pele da pessoa. Esta ponteira é comprimida contra regiões promovendo a esfoliação.

O método é praticamente indolor. Apenas uma leve compressão é sentida. Cada sessão leva em torno de 20 a 30 minutos, dependendo do local tratado e da finalidade. O peeling de diamante é rápido, leve e indolor. São necessárias em média de 5 a 10 sessões para que os resultados sejam satisfatórios.

Após o término o indivíduo está apto a continuar o dia como de costume. Não há necessidade de comparecer ao local acompanhado, já que não haverá qualquer forma de sedação ou de anestesia. O resultado tende a ser satisfatório, porém é preciso, mesmo depois de atingido o esperado, continuar com ao menos uma sessão todos os meses.

Quais são os preparativos

Para a realização do peeling de diamante não são necessários muitos preparativos, assim como antes de outros peelings em geral. Recomenda-se conversar com o profissional após o agendamento da primeira sessão para verificar como proceder. Porém, na maioria das vezes, é aconselhável apenas evitar o uso de cremes hidratantes no dia em questão.

A pele precisa estar limpa e, dependendo, da finalidade o procedimento pode variar um pouco. No tratamento de estrias, por exemplo, a esfoliação precisa ser mais intensa. Ao final é possível restar uma vermelhidão no local, devido à compressão e ao puxar da pele que o aparelho provoca. É importante perguntar para o profissional sobre as medidas a serem tomadas após o término.

Riscos e efeitos colaterais

O peeling de diamante já é um método muito utilizado. Ele é um dos preferidos entre homens e mulheres devido ao caráter pouco agressivo e por não deixar efeitos colaterais.

Como em todos os procedimentos médicos os riscos não estão excluídos. Cada pessoa responde de uma forma aos métodos e a resposta varia de acordo com os organismos. É possível, por exemplo, que ocorram infecções ou sangramentos. Estas situações são, entretanto, bastante difíceis de acontecer.

Logo após o término da sessão a pele pode ficar um pouco vermelha. A vermelhidão tende a desaparecer após cerca de 24 horas. Já no dia seguinte nota-se um brilho e uma maior leveza na região. Não há descamação e nem dores após o processo. As machas são clareadas e as marcas amenizadas. De modo geral não existem contraindicações nem efeitos colaterais. Pode ser realizado em qualquer tipo de pele.

O que ocorre após o procedimento

Após o procedimento a pessoa pode continuar com a rotina como de costume. Pode voltar para o trabalho ou para a casa e não há necessidade de repouso ou dieta em específico. O peeling de diamante é indolor e não requer sedação ou anestesia.

O indivíduo pode ir embora guiando sem problema algum.

É indicado o uso de protetor solar e de cremes hidratantes após a sessão. Deve-se também evitar a exposição direta ao sol nos dias seguintes. Caso saia ao ar livre é recomendado o uso de chapéus ou de sombrinhas.

Para que os resultados tenham o efeito desejado é preciso realizar mais de uma sessão. Geralmente, após 5 sessões a melhora já é considerável. Porém, mesmo depois de atingido o resultado esperado é preciso fazer sessões ao menos uma vez por mês. Desta forma a saúde da pele é mantida e monitorada.

O peeling de diamante é um método eficiente, seguro e prático. Não exige muita preparação e nenhum tipo de recuperação. Pode ser feito em homens e mulheres sem restrição de tipo de pele. As células mortas são retiradas e a produção de colágeno é estimulada. A aparência fica leve e agradável. Assim como o restante do corpo a pele também necessita de cuidado. O procedimento é uma excelente escolha para o rejuvenescimento e para a manutenção da saúde da pele. Ele é realizado por profissionais em uma série de clínicas especializadas ou consultórios e toma apenas alguns minutos do dia.

Fonte: Saúde Medicina