O combate à acne é uma luta diária: um dia sem higienizar a pele ou uma derrapada na dieta controlada podem causar um surto com muitas erupções. Para facilitar os cuidados diários e a recuperação da cútis após uma crise, especialistas dão dicas de limpeza e nutrição que ajudam a manter as bolinhas sob controle.



1. O sabonete ideal: Se você tem tendência a ter espinhas, compre desde já um sabonete antiacne à base de enxofre e ácido salicílico e comece a usá-lo de duas a três vezes por dia. Ele vai ajudar muito a controlar a oleosidade da sua pele e, portanto, a obstrução dos poros e o consequente surgimento das espinhas.


2. Quando mais água, melhor: Beba muita água! Você já deve estar cansado de ouvir dizer que beber água faz bem para a pele. E é verdade, não é bobagem. A água ajuda a desintoxicar o organismo, além de hidratar o corpo, claro. Portanto, não deixe de lado esse segredinho de beleza tão simples e importante.

saiba mais

3. Evite leite e seus derivados, alimentos gordurosos e com alto índice glicêmico: Não tem jeito, já é comprovado por estudos que a alimentação influencia e muito a saúde da pele. E, no que diz respeito às espinhas, leites e seus derivados, alimentos gordurosos e com alto índice glicêmico (pães em geral, arroz branco, sorvete, biscoitos e farinha de trigo, por exemplo) atuam diretamente colaborando com o surgimento delas. Por isso, fique de olho no seu cardápio para não cometer excessos que podem comprometer a sua pele!


4. Uma maçã com casca por dia: A maçã possui inúmeras propriedades, principalmente em sua casca, que ajudam a limpar e desintoxicar o organismo. Além disso, ela é um poderoso antioxidante, inibindo a ação dos radicais livres e, portanto, o envelhecimento precoce e doenças como o câncer.


5. Água de arroz para clarear a pele: Sabe aquela água branca que sai quando lavamos o arroz? Então, ela é rica em ácido kójico, substância clareadora natural que é ótima para eliminar manchinhas da pele e amenizar a vermelhidão das espinhas. Uma dica é fazer um tônico facial caseiro super simples para passar de noite. Anote a receita: Em uma vasilha pequena, junte o arroz e a água e deixe descansar por até 12h em temperatura ambiente. Passado esse tempo, utilize o pano de prato para apertar os grãos ainda na água. Com a peneira, separe os grãos e deixe a água descansar por cinco minutos. Coloque o líquido em um recipiente e leve à geladeira. A temperatura mais fria irá proporcionar uma sensação refrescante, além de contribuir para fechar os poros."


6. Máscaras de argila: As máscaras de argila são superfáceis de fazer e são ótimas para uma ação adstringente e secativa. Para aplicar em casa, você pode utilizar a argila verde, encontrada em lojas de produtos naturais e estética. Na preparação, adicione pouco a pouco água mineral, até a mistura atingir a consistência de uma pasta. Em seguida, aplique na face com ajuda de uma espátula e deixe secar. Este processo deve durar cerca de 15 minutos. Depois, enxágue com água corrente. O resultado é instantâneo! Você vai sentir na hora a sua pele bem macia, mais clara, uniforme e sem oleosidade.


7. Canetas secativas: Se aquela espinha bem pontual aparecer, aposte nas canetas secativas. Elas têm ação cicatrizante, antisséptica e anti-inflamatória e são ótimas para agilizar a eliminação da espinha. Aplique uma ou duas vezes ao dia, após a higiene da pele, e deixe secar.

Fonte: Vogue