Melasmas

As manchas escuras no rosto também são conhecidas como melasmas. A condição é caracterizada pelo surgimento de manchinhas na pele, principalmente nas peles do rosto, dos braços e do colo.

Apesar de afetar tanto homens quanto mulheres, as manchas escuras no rosto são mais frequentes entre o sexo feminino. Não existe uma única causa para o desenvolvimento dos melasmas, no entanto, muitas vezes está relacionado ao uso de anticoncepcionais. A gravidez e a exagerada exposição solar são também fatores que podem levar ao surgimento destas manchas escuras na pele.

Algumas pessoas são mais predispostas do que outras ao desenvolvimento da condição. O devido tratamento é fundamental, de forma a proteger a área afetada da exposição aos raios solares. Caso não seja feita uma proteção, as manchas podem se tornar cada vez mais escuras e maiores.

Por que surgem?

A exata causa dos melasmas é desconhecida, sendo que algumas pessoas são significativamente mais predispostas a tanto do que outras. Alguns dos fatores que estão envolvidos no desenvolvimento da condição são gravidez, uso de medicamentos, uso de pílulas anticoncepcionais e exposição aos raios ultravioletas, tanto do sol quanto de lâmpadas.

Distúrbios da tireoide e terapias de reposição hormonal também podem influir no sentido do surgimento das manchas. Além disto, a condição é mais frequente em mulheres do que em homens.

Como se desenvolvem?

As manchas escuras na pele surgem devido a uma produção exagerada de melanina por parte dos melanócitos. Estes são células da pele que possuem a função de produzir uma substância responsável por dar cor à pele, a melanina.

A produção exagerada de melanina em determinados lugares da pele dá origem às manchas. A pigmentação pode se localizar tanto na epiderme como na derme ou em ambas. Quando está localizada na epiderme recebe o nome de melasma epidérmico e na derme de melasma dérmico. Ao se localizar em ambas as camadas a pigmentação recebe o nome de melasma misto.

Além da classificação por profundidade, o melasma também é classificado de acordo com o local em que surge. O melasma centrofacial é aquele que envolve pigmentação na testa, nas bochechas, nos lábios, no queixo e no nariz. Já o melasma malar é o que envolve somente pigmentação no nariz e nas bochechas. Por fim, o outro tipo de melasma é o mandibular, envolvendo as áreas que ficam ao redor da mandíbula.

O que se sente?

As manchas escuras surgem aos poucos, acometendo especialmente as maçãs do rosto, a região da testa e as têmporas. Outros locais frequentemente afetados são os braços e o colo. A pigmentação é escura, meio acastanhada, e possui em geral aspecto irregular e pouco definido. Em ambos os lados da face, no entanto, ela costuma surgir de forma simétrica.

Apesar de não provocar dor ou outros transtornos, as manchas escuras podem gerar constrangimento, principalmente quando são extensas e manifestas em vários locais. Diante destes sinais é importante consultar um profissional para verificar o que realmente está acontecendo e determinar a melhor abordagem para por um fim ao problema. Com o devido tratamento as manchas podem ser removidas por completo, entretanto, é preciso manter um cuidado constante para que elas não voltem a aparecer.

Como retirar?

Remover as manchas é importante e não é uma questão meramente estética. Existem diferentes métodos para remoção de manchas disponíveis atualmente e escolher o mais adequado é tarefa conjunta do profissional e do paciente.

Independente do método escolhido, proteger a área afetada da exposição aos raios solares é fundamental, caso contrário, os resultados não serão satisfatórios. A fotoproteção, portanto, é o primeiro passo para o tratamento de manchas escuras na pele. Aplicar filtro solar fator 30 nas regiões expostas é muito importante, mesmo em dias nublados. Para tanto, dê preferência aos filtros que, além de ter fator 30, ofereçam proteção contra os raios ultravioletas A, ou UVA, e contra os raios ultravioletas B, ou UVB. Desta forma a pele ficará bem protegida, evitando que as manchas escuras piorem e que novas manchas venham a surgir. Quando a região já afetada não é protegida pode haver aumento na extensão e piora na coloração das manchas.

Outro método, que deve ser usado em conjunto com o mencionado acima, é a aplicação de cremes clareadores. Os resultados demoram alguns meses para surgir e nem todos os cremes funcionam em todas as pessoas, por isso, é preciso paciência no tratamento do melasma. Um método mais rápido e eficiente, porém, mais caro, é o peeling. Existem vários procedimentos de peeling, alguns mais superficiais e outros mais profundos, sendo que o dermatologista é quem deve indicar a melhor opção.

Por fim, outra alternativa é o uso de laser e de luz intensa pulsada nas regiões afetadas. Entretanto, é preciso cuidado para não gerar mais pigmentação, devendo esta técnica ser realizada somente por profissionais capacitados.

Fonte: Saúde Medicina