É uma técnica que consiste na aplicação de medicamentos sobre a pele ou no subcutâneo. O processo tem origem francesa e possui o intuito de promover uma alta concentração do fármaco diretamente no local acometido, de forma a reduzir os efeitos colaterais. Com isto há uma absorção efetiva na região afetada, evitando a distribuição que ocorreria quando da administração oral.

Para o tratamento muitos medicamentos podem ser utilizados, dependendo do organismo da pessoa e do resultado esperado. A intradermoterapia vem sendo bastante usada no combate à gordura localizada e à celulite. Para tanto, um fármaco é aplicado na área específica.

A intradermoterapia é realizada com o uso de agulhas bem curtas, as quais irão depositar o medicamento em questão. São necessárias ao menos 10 sessões para que os resultados fiquem aparentes. Pode-se fazer de 1 a 3 sessões por semana, com avaliações de 7 em 7 sessões.

É preciso ter cuidado na hora de escolher o local e o profissional que irá realizar o procedimento. Algumas complicações estão envolvidas e é necessário o conhecimento do corpo humano e de farmacologia para que se evite maiores transtornos.

Quando é indicada?

A técnica é indicada para homens e mulheres que desejam reduzir medidas, eliminar gorduras localizadas, diminuir a flacidez e reduzir as celulites. A intradermoterapia possui origem francesa e já vem sendo aplicada há um tempo. Ela consiste na aplicação de fármacos em específicos sobre áreas bem delimitadas, de forma a promover uma melhor absorção e resultados mais rápidos.

Os medicamentos são introduzidos no tecido subcutâneo e agem nas células de gordura. Locais como o queixo, o abdômen, os culotes e os flancos são os mais submetidos à prática. Gestantes, pessoas com problemas no coração ou sensíveis aos fármacos utilizados não devem praticar a intradermoterapia.

Apesar de seguro, este método ainda deixa os indivíduos vulneráveis a certas complicações. Para evitar transtornos é bom conversar com quem já fez em busca de indicações. É preciso um profissional capacitado e um lugar bem equipado para que o procedimento corra de acordo com o esperado.

Antes e depois

Para que os resultados fiquem evidentes é preciso ao menos de 10 sessões de intradermoterapia. Estas costumam ser agendadas já no primeiro dia, sendo que se pode fazer de 1 a 3 sessões por semana.

Durante o procedimento pode haver uma leve sensação de dor, por isto, caso seja possível, vá ao local acompanhado. Os medicamentos são introduzidos com picadas sobre a pele e, dependendo do fármaco e da agulha utilizada, pode doer mais ou menos. Fenômenos locais são capazes dar origem a alergias. Para evitar esta complicação é indicado que se faça uma investigação de antecedentes alérgicos antes do início do tratamento.

De uma forma geral, a intradermoterapia não expõe a pessoa a muitos riscos, no entanto, complicações sempre devem ser consideradas quando se trabalha com o corpo humano. Buscar por um profissional qualificado e por lugares com boas indicações são medidas que podem evitar danos futuros.

Fonte: Saúde Medicina